O meu 1º Ressaca Friends e a mesa redonda de editoras (que desceu quadrada!)

Eu sei, eu sei. Tô um pouco atrasada. Mas pensem em alguém que teve um final de ano no modo chaos: eu! Mas bora contar pra vocês como foi minha curta – porém extremamente agradável – visita ao Ressaca Friends de 2014! 😀

[Yep. O Super 15 estava lá!]

Nos dias 20 e 21 de dezembro rolou aqui em São Paulo o Ressaca Friends, o último evento do ano do segmento que aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) ao lado do Shopping Anália Franco, e dá um domingo de descanso pra Liberdade, hahaha! :p Minha primeira vez no evento, fui no sábado beeem cedo, saí de casa animadona e levei um choque com a fila! E fiquei morrendo de dó dos cosplayers que estavam debaixo daquele sol com aquelas roupas e acessórios pesadíssimos. Eu que estava de shorts e regata já passei mal só de subir a “rampinha” pra chegar no evento, imagina eles! No meio do caminho vi um segurança indignado com uma garota que estava com uma roupa colada de vinil toda preta: “Menina, por que você faz isso? Olha esse calor…”. Hahaha! Bom, mas pra entrar foi rapidinho e aí foi só alegria… Até eu passar mal ¬¬ HAHAHA mas chega de contar do  meu dia amaldiçoado, vamos falar da parte boa!

Começando pela organização e a quantidade de informações, desde o site até os Staffs espalhados pelas filas e pelo evento para auxiliar os visitantes. Estão de parabéns! A localização, distribuição e organização  das salas temáticas, das lojinhas, dos stands de editoras… Não tive nenhuma dor de cabeça para encontrar algo ou algum lugar. Falando em lugar, o local do evento… Fiquei apaixonada! Ideal! A maioria dos eventos do tipo que fui aconteciam em lugar fechado, ou até possuíam uma área externa, porém pequena. Lá tinha espaço pro pessoal se encontrar, sentar na graminha e relaxar, fotografar, descansar das compras e das visitas as salas temáticas, dividir um yakissoba… Hahaha! Eu ainda não conhecia as instalações da Unicsul, mas adorei! Comportam muito bem um evento desse porte. E caaaara, como tinha gente lá dentro! 😮 No site já havia visto uma estimativa de quantas pessoas iriam, mas achei que chegando cedo estaria mais tranquilo! Ledo engano!

Dentro do prédio onde eram distribuídas as salas temáticas estava bem difícil de andar, mas uma vez que você conseguia entrar dentro de alguma sala, as coisas melhoravam! Desisti de entrar nas salas de jogos como a PS-PARTY e a N-PARTY, as pessoas estavam aglomeradas do lado de fora, pelos corredores, subi e desci três vezes os andares mas a galerinha nas portas ainda não tinha diminuído 🙁 Minhas salas preferidas foram a do ARS Medievalis e a Magic Potter <3 que mimo que estava essa sala! Desde docinhos até mini pufes estavam a venda, fora vários elementos do universo de Harry Potter que preenchiam a sala. Tinha até mesmo um chapéu seletor com o qual você podia tirar uma foto por 0,50 centavos, mas fiquei com vergonha de tirar, hahaha!

Quando o calor começou a me derreter, descemos para a área de comidinhas. E olha, também não decepcionaram! Diversas opções de lanchinhos por um preço bem camarada! Finalmente pude experimentar aquele Corn Dog, haha! Mas olha, nem a raspadinha ajudou a refrescar 🙁

E para quem foi preparado para gastar, se deu bem! Quantas lojas! Itens que atendiam a todas as exigências dos otakus! LoL, animes, mangás, RPGs, jogos de tabuleiros, DvDs, revistas, pôsters, pelúcias… Ufa! Acho que já deu pra ter uma idéia da quantidade de coisas pelas quais fiquei babando, não é?! Muitas das peças tinham preços bem justos, mas outras extrapolavam! Ainda mais agora com essa onda do Aliexpress… Essa semana mesmo chegou uma boneca do Sailor Moon que meu noivo pediu por lá e pagou $15 dólares, e em um dos estandes vimos a MESMA boneca sendo vendida por 380. Juro, a mesma. Eu entendo que os vendedores tem que ter seus lucros, mas isso daí chega a ser exagero, não é?! .-. Mas a maioria das coisas valiam a pena! Deixei pra trás uma grande lista de desejos, hahaha! Até mesmo as touquinhos do Stan e do Cartman do South Park, vi vendendo. Ahh, ficam para a próxima!

[Eu PIREI naquele Gabumon de pelúcia. Se tivesse o Gabumon… <3]

Infelizmente, lá pelas 14h da tarde não aguentei mais. Sim, eu sou uma patética que passa muito mal de calor, e nem ficar um tempinho lá fora na grama bonitinha resolveu. Eu já estava descabelada, derretida, pálida e com vergonha de chegar perto das pessoas pedindo pra tirar fotos, ahahah! Deviam achar que eu era algum cosplay de zumbi! Queria muito ter curtido o evento o dia todo, principalmente porque no domingo não poderia ir por um imprevisto familiar. Mas acho que vai servir de lição pra não querer chegar tão cedo nos próximos eventos pra aguentar o dia todo, haha! Quem sabe isso me inspire a fazer um guia aqui no site pra aproveitar bem eventos como esses sem passar perrengue.

Maas não foi por isso que deixei de me informar do momento que eu mais gostaria de ter estado presente, a mesa redonda que aconteceu entre as editoras JBC, New Pop, Panini e Sampa. Me espantei com as opiniões que li: todas estavam indignadas com a postura e o rumo que o que deveria ser um bate papo descontraído sobre o mercado brasileiro de mangás se tornou. Pelo que vi por aí, nós, leitores, levamos uma “bronca”, que explicaria o porquê de as editoras não investirem em mangás shoujos, que são tão solicitados pelos leitores. Pelo que parece eles disseram que a culpa é nossa, que quando eles trazem um mangá shoujo, nós não compramos. Pelo que entendi, foi uma conversa cheia de alfinetadas mal educadas direcionadas aos leitores e entre as próprias editoras, o que me revoltou por ser uma falta de respeito e profissionalismo.

Faço parte do grupo do Facebook de uma campanha muito bacana que visa a vinda de mais mangás shoujos para o Brasil, o Campanha Shoujos No Brasil, com foco naqueles que já sabemos serem bons, que já possuem alguns fãs por aqui e que podem vir a interessar inúmeros leitores. Dizer que shoujos não vendem quando não há preocupação em fazer uma pesquisa no mercado para ver o que os leitores querem e trazem títulos desconhecidos que não interessam a quase ninguém, não fazer propagandas dos mangás e ainda colocam a culpa em nós. O assunto injuriou a mim e a vários outros consumidores inconformados com tal postura. Quando participei das palestras das editoras no Fest Comix desse ano, uma delas (a mesma da mesa redonda) expôs a mesma opinião, mas de forma mais contida. Entendo que a negociação de títulos não é uma coisa fácil, e vários outros fatores devem ser considerados. Gostaria de falar muito mais sobre o assunto aqui, mas vai render outro post! Conversei com uma das organizadoras da Campanha Shoujos No Brasil e ela se animou em me ajudar a falar um pouco mais sobre iniciativa e sobre a postura das editoras, então aguardem que logo logo soltarei o verbo! 😉 Hahaha!

Maaas nem tudo foi em vão! A Panini anunciou que neste primeiro semestre irá fazer o lançamento de Ao Haru Ride, um mangá bem famosinho no Japão e que tem tudo para dar certo por aqui! 😀 Eu assisti ao anime e fiquei encantada com a história e com os traços! A personagem principal não é aquela panaca sem vontades e ações próprias, e isso já é motivo para glorificar em pé, irmãos! Hahahah! E, claro, vou fazer minha parte e divulgar o lançamento o melhor possível do melhor jeito que puder, para não deixar que um mangá com tanto potencial entre para as estatísticas como uma desculpa ou seja cancelado. Obrigada, Panini! Não vejo a hora de ter o mangá em mãos! *-* Aproveitarei o próximo post para falar um pouco mais sobre a obra e convencer todos vocês a comprá-la! :p Haha!

 

Apesar de não ter curtido o dia inteiro do evento e todas as atividades que ele tinha a oferecer, as horas que fiquei lá foram o suficiente pra me deixar encantada! O pessoal que frequenta, os cosplayers, os organizadores, toda a dedicação…. Tudo isso passa uma energia tão boa! É muito bacana estar cercada por um universo no qual você se sente a vontade, ainda mais quando tudo é feito com tanto carinho e cuidado! Gostaria de deixar meus humildes cumprimentos a toda a equipe e a todos que compareceram! E cosplayers, vocês são o máximo! Cara, quanta criatividade, quantas homenagens e referências bacanas… É super bacana se ver rodeada de personagens de sua infância que fazem parte de sua vida até os dias de hoje, ou nossos novos personagens favoritos! Um dia me juntarei a vocês! AGUARDE, MUNDO!

E o próximo evento é o Anime Dreams, hein Nerds! Ele acontece normalmente em janeiro, mas foi adiado, pelo que parece, por causa das chuvas de verão (que pena… Se fosse um evento na chuva, pelo menos eu não teria que sair desmaiada! 🙁 hahaha! Ia adorar!). Assim que saírem maiores informações o Novo Nerd avisará a todos vocês! 😀 Até a próxima!

 

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Tradutora (formação e profissão), aspirante a escritora e estudante de projetos em games. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On