Nostalgia: Os 20 Anos de Irresistível Paixão

“Pode se aposentar, George! ” Foi exatamente isso que o ex-agente de George Clooney disse ao ator após o fracasso de público e crítica de Batman e Robin, em 1997.
Na ocasião, George era ainda uma promessa no cinema, embora ele já tivesse uma carreira na TV com a série ER, e via no papel do homem-morcego sua chance de brilhar.
Out3Hoje ele é um dos atores mais respeitados de Hollywood: vencedor de Oscar, diretor, e também com grandes filmes na carreira. E um desses filmes veio no ano de 1998, um ano após a decepção de Batman e Robin, com o delicioso Irresistível Paixão.
Embora a tradução brasileira tenha dado este título infeliz ao filme (o original é Out of Sight e não é um filme de romance), este é um trabalho muito subestimado de Steven Soderberg (que anos depois, dirigiria a trilogia Onze Homens e Um Segredo, e venceria Oscar por Traffic) e, hoje, quase esquecido, mas do qual relembraremos em comemoração aos 20 anos de seu lançamento.

Irresistível Paixão conta a história de Jack Foley, personagem de Clooney, um ladrão de bancos que planeja um roubo de diamantes ao lado de seu parceiro, Buddy, papel de Ving Rhames, mas que, para isso, tem que fugir da prisão. A dupla consegue fugir, mas usa sem querer o carro de um agente do FBI e conhecem a agente federal Karen Sisco, papel da Jennifer Lopez, que acaba tendo uma estranha atração por Foley.

Out4O filme é baseado no livro de Elmore Leonard, também responsável por Jackie Brown. O autor é conhecido pelas tramas engenhosas e cheias de reviravoltas, e aqui não foi diferente. Irresistível Paixão é um filme maravilhoso onde nada é o que parece ser: Foley não é nenhum gênio do crime, afinal, já foi preso mais de uma vez e seus parceiros não são lá muito organizados, nem Sisco é nenhuma policial que fica para trás, muito pelo contrário, às vezes se mostra a mais esperta em cena.

Out2Ou seja, este é um filme de roubo, que respeita as estruturas do gênero, mas tendo identidade própria e com várias referências como Um Dia de Cão e Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas (que, aliás, é citado durante o filme).

O filme já começa com tudo: vemos George Clooney roubando na boca do caixa, mas não é um roubo comum: ele é gentil com a caixa, fala de forma educada e sai pela porta da frente, mas logo é traído pelo seu então parceiro. E o filme é assim: estiloso, charmoso e apostando mais no roteiro e personagens do que na ação, talvez isso explique sua não-aceitação pelo público, mas elogios da crítica.

Irresistível Paixão tem grandes personagens: George Clooney e Jennifer Lopez estão perfeitos em seus papéis. O charme e química da dupla foi fundamental para a empatia com o filme e sem a sensualidade presente em tela, nada funcionaria. A cena de sexo envolvendo os dois, envolvendo muito charme e provocação, é uma das mais sensuais da história.

Clooney mostra aqui seu estilo que viraria sua “marca” para os filmes seguintes. Já Jennifer Lopez, que não é uma grande atriz, se encaixou bem como uma policial forte, mas que não esquece seu lado feminino.Out1
Ela foi muito bem dirigida por Steven Soderberg, mas não dá para tirar o mérito dela.
Mas o melhor “personagem” de Irresistível Paixão é sua maravilhosa Montagem, inclusive sendo indicada ao Oscar: não há uma ordem cronológica dos fatos, presente, passado e futuro se misturam em cena, deixando a cargo do espectador decidir e pensar.

Soderberg ainda teve a audácia de usar o recurso do congelamento para a transição de cenas. O que poderia ter sido algo batido e preguiçoso, se tornou um grande atrativo narrativo para a trama. E o resultado é um filme maravilhoso de se ver, embora não seja tão lembrado hoje em dia, mas fica a dica para os serviços como Netflix e Amazon para disponibilizar em seus serviços e fazer com que uma nova geração o descubra.

O filme fracassou na bilheteria: custou 48 milhões e faturou 77 nas bilheterias mundiais, mas a crítica ovacionou: no Rotten Tomatoes tem 93% de aprovação. E também foi bem nas premiações: foi indicado a Roteiro Adaptado e Montagem no Oscar. Saiu de mãos vazias e não foi exatamente injusto (o prêmio de Montagem foi para O Resgate do Soldado Ryan, alguém achou injusto?).

Irresistível Paixão pode não ser o melhor filme de Steven Soderberg, mas foi o filme que mostrou como seriam suas direções com o passar dos anos: engenhosas e focadas em personagens. Quem dera se o cinema sempre fosse assim.

5 Vidas

 

 

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On