Merchants & Marauders | Nerd Review

E aí, cambada! Guilherme aqui.

Talvez você tenha lido o post da NN Nega sobre piratas, aye? Melhor ter lido, seu cão sarnento, porque hoje vamos falar de Merchants & Marauders, um jogo de tabuleiro sobre piratas!

NerdReview_Ficha

Como o título sugere, em Merchants & Marauders cada jogador pode escolher ser um mercador ou um pirata (“marauder” por que fica mais bonito no título). Esta escolha, entretanto, não é definitiva. Todos os jogadores começam como mercadores, mas viram piratas assim que atacam outro jogador ou um dos muitos navios mercadores coadjuvantes que se espalham pelo caribe. Voltar a ser mercador é bastante difícil já embora as autoridades emitam cartas de perdão ocasionalmente, elas são muito raras. Mercadores têm um jogo mais cadenciado, capazes de planejar as compras e vendas de mercadorias, enquanto que Piratas vivem com muito mais emoção, pois têm que atacar presas e fazer reparos de tempos em tempos para continuar competitivos no jogo.

Merchants & Marauders oferece métodos diversificados para marcar pontos e todos dão boas doses de emoção. Os jogadores podem marcar pontos por completar missões, investigar rumores, vencer batalhas contra outros jogadores ou NPCs especiais, realizar ataques particularmente bem-sucedidos contra os coadjuvantes, realizar vendas de produtos em demanda ou enterrar grandes quantidades de ouro. Dá pra ser mais pirata do que isso?

pic1570023

Esta é, aliás, a melhor parte de Merchants & Marauders: a imersão do tema. Tudo no jogo transborda o tema e a sensação é a de se aventurar pelo caribe em meio a perigos constantes. É até bastante comum que um ou dois capitães morram durante o jogo e o alto perigo da morte mantém todos os jogadores atentos e engajados (se o seu capitão morrer você não estará eliminado do jogo, pois receberá um capitão novo, mas sofrerá um grande atraso). O tema do jogo é tão bem comunicado que este é um dos poucos jogos de tabuleiro que eu geralmente jogo com uma trilha sonora no fundo. Conte com jogadores na mesa falando como piratas e se divertindo ainda mais se usar uma trilha. ;)

Os componentes do jogo são muito bons: diversos navios de plástico, dados customizados, baús para esconder moedas e uma enorme variedade de missões e rumores para desvendar. Melhor do escrever a respeito, deixo que confiram na imagem abaixo.

pic842373

Nem tudo são maravilhas, é claro. Merchants & Marauders é um Ameritrash, e isso significa que ao invés de utilizar um planejamento cuidadoso, muitas vezes os jogadores irão decidir se tiveram sucesso ou não através de rolagens de dados. Isso tem, pelo menos, duas consequências: o jogo tem drama e tensão em momentos decisivos e isso pode frustar jogadores que sentem que rolar dados diminui a estratégia (e portanto, a diversão do jogo). Pessoalmente, acho que este é um jogo que TEM que ser Ameritrash, e apostar as fichas na diversão e drama ao invés de ser um jogo cerebral. Além disso, o jogo tem um pouco de downtime – isto é, passa-se algum tempo entre o final da sua jogada e começo da próxima – e acho que é um pouco restritivo suportar apenas 4 jogadores. Eu realmente gostaria de jogar Merchants & Marauders com 5 ou 6 pessoas.

Caso tenha interesse no jogo, você poderá comprá-lo aqui ou procurar em fóruns aqui nas terras tupiniquins.

gUeKi

Por hoje é só, cambada!

Nerd: Guilherme Goulart

Paladino Lolful Good de Ordem Batista, Game Designer, Traça de Livros, AD Carry, GURPS Enthusiast, Colecionador de Jogos de Tabuleiro, Headbanger, Fanboy da Marvel e Pai de um Novo Nerd.

Share This Post On