Mascarade: Quem cada um realmente é?

Mascarade 02As pessoas são o que realmente dizem ser? O quanto cada um consegue enganar e confundir os outros para que consiga vencer?

No jogo de cartas Mascarade, cada jogador assume o papel de uma dos 13 possíveis personagens do jogo: desde Rei, Rainha, Bispo, Viúva, Tolo, Bruxa, até um simples camponês. Cada qual com uma habilidade diferente.

O objetivo do jogo é juntar 13 moedas de dinheiro primeiro, sendo que cada jogador começa o jogo com 6 moedas. O jogo se desenrola em turnos alternados entre os jogadores, onde cada um resolve uma ação dentre as 3 possíveis para cada jogador e então passa a vez para o próximo jogador.

Mascarade 04Em sua rodada, cada um pode:

1-) Olhar sua carta para saber quem ele realmente é – mas espere… como assim a pessoa não sabe quem é? Veja a próxima ação e descubra;

2-) Escolher outro jogador, e então pegar a carta de personagem da pessoa, e secretamente, trocar  - ou não - elas, e então devolver uma carta de personagem para ele e a pessoa de quem pegou a carta. Esta é a ação mais importante do jogo e a que mais confunde, pois nunca se sabe se as pessoas trocaram ou não as cartas! O blefe faz parte do jogo e nesta ação é onde ele tenta enganar e confundir os outros jogadores.

Mascarade 033-) Anunciar que você é um dos personagens participantes e resolver a habilidade correspondente do personagem. Aqui as pessoas irão blefar ou chutar quem são para benefício próprio ou sacanear outro jogador.

Sempre que uma pessoa anuncia quem é e tenta usar a habilidade daquele personagem, os outros jogadores podem duvidar e dizer que a pessoa está mentindo e que não é quem diz ser. Se isso acontece, a pessoa da vez que anunciou juntamente com cada outro jogador que contestou sua ação, revelam suas cartas de personagem. A pessoa que for realmente o personagem anunciado, resolve a habilidade do personagem; e os outros que não são aquele personagem, devem pagar uma moeda para o tribunal.

SONY DSCAlguns personagens tem habilidades de ganhar dinheiro da reserva, outros de roubar dinheiro dos outros jogadores, dentre outras várias. O jogo é bem divertido e caótico. Pois chega um ponto em que as pessoas perdem a noção do que a maioria das pessoas são, se a ação de troca (ou não!) de cartas foi feita! Rs

No momento em que algum jogador conseguir sua 13ª moeda, o jogo acaba e ele ganha a partida. Então tente juntar as 13 ao mesmo tempo que precisa sabotar os outros e não deixá-los juntas também!

A arte do jogo é muito boa, e ele flui muito bem, sendo muito fácil de aprender e dinâmico de jogar. O fato de poder jogar até 13 pessoas é muito bom, pois mesmo com seu número – máximo ou mínimo – o jogo propõe muita diversão.

Juntem os amigos e os confunda neste caótico e engraçado jogo de blefe, memória e suposição!

Nerd Review - Nota

 

Entre para o nosso grupo no Telegram

Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On