Man, Play and Games | Destrinchando o Jogar

O livro Man, Play and Games é de autoria de Roger Caillois. Originalmente publicado em 1958 em francês com o título de Les jeux et les hommes pela Librairie Gallimard em Paris, teve uma versão traduzida em inglês em 1961 pela The Free Press of Glencoe, Inc. Em 2001 foi relançado pela University of Illinois Press. Sendo um intelectual francês, e por sua análise fazer uma abordagem junto ao comportamento humano e pensamento individual  (homem) e coletivo (sociedade), tornam esta obra fascinante e intimamente ligada à psicologia e filosofia, além do criticismo literário. O livro em inglês tem uma leitura um pouco densa e requer um certo tempo para ler e entender o que o autor quer transmitir, mas definitivamente vale à pena.

Trata-se de uma análise extensiva do que são jogos, o ato de jogar e seus significados e implicações. Ele tenta formar uma tipologia do jogar baseando-se em como os jogos característicos de uma cultura podem ser classificados e um melhor entendimento de seus padrões básicos.

Ele define o jogar como algo separado, incerto, improdutivo, mas ao mesmo tempo, regulado e crível. Os vários tipos de jogar e de jogos são englobados dentre quatro categorias: Agon (competição), Alea (chance, acaso), Mimicry (simulação) e Ilinx (vertigem). Além disso, jogos em cada uma das categorias é visto sobre uma perspectiva que flutua em um eixo que representa a evolução entre Paidia (ativo, tumultuoso, exuberante a espontâneo) e Ludus (cálculos, capacidade inventiva, subordinação às regras). Cada aspecto é descrito e destrinchado, para um bom entendimento e compreender os motivos de terem sido definidos.

Estabelecida tal tipologia e definições, Caillois descreve em detalhes fascinantes os jogos, as práticas do jogar, e apostas utilizadas por inúmeras sociedades. Além disso, ele dedica uma análise minuciosa sobre a importância e impacto dos jogos na sociedade e seu papel, bem como sua parte e função no desenvolvimento das sociedades e do homem, tanto quando o inverso (o impacto e relevância da sociedade da história, no desenvolvimento e evolução dos jogos). Ele também aborda a importância e papel dos jogos de azar e apostas na sociedade européia.

Um ponto importante a ressaltar é que toda essa análise foi feita antes de existirem jogos digitais, e mesmo assim, sua categorização e definições continuam atuais e totalmente válidas. Tanto que seu trabalho serviu de base para diversas outras análises e teorias de definições, categorizações e pesquisas na área de jogos digitais.

A leitura desta obra pode ajudar a esclarecer dúvidas e curiosidades sobre os jogos, lembrando que aqui, jogos referidos são tantos jogos físicos, digitais, esportes, brincadeiras de crianças, etc. Toda atividade que se encaixa nas definições de jogos, é levada em conta.

Brincadeira criança  Caillois 04

Assim, essa leitura é indicada tanto para aqueles que apreciam o lado nerd da força, quanto aqueles que se identificam com psicologia, sociologia, conhecimento em geral e querem entender melhor a existência de jogos, identificá-los e ter uma visão mais apurada para lidar com eles e incorporá-los no dia-a-dia.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

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