Magic the Gathering

Fala Galera

Aqui Rodrigo Pórpz

Nesse primeiro artigo que escrevo vou falar um pouco sobre um cardgame ultra-famoso: Magic The Gathering. Não irei explicar regras ou dar exemplos de jogo, só abordar alguns aspectos básicos do jogo. Sem mais enrolações, vamos lá.

imagesCA8BB5U4

Magic: the Gathering, MTG) ou simplesmente Magic, é um jogo de cartas colecionáveis (TCG, Trading Card Game) mais famosos do mundo no qual os jogadores utilizam um baralho de cartas construído de acordo com o seu modo individual de jogo para tentar vencer o baralho adversário. A diversidade de cartas editadas até a data é imensa, existindo atualmente mais de 19.000 cartas diferentes.

Em 1994, Magic: The Gathering ganhou o Origin Awards pelo melhor jogo de mesa de fantasia ou ficção científica de 1993 e o prêmio de melhor apresentação gráfica de um jogo de mesa do mesmo ano.

magiccards

 

E em 1999 foi incluído no Hall da Fama da Origin, juntamente com Richard Garfield. Em 2003, na comemoração do aniversário de 10 anos de lançamento do Magic, a revista “GAMES” selecionou-o para o seu Hall da Fama. No ano de 2013 o jogo completou 20 anos de existência tendo como presente (para os jogadores, claro) uma seleção de cartas que fizeram história em grandes tornei: a From the Vault 20.

ftv20

 

Desde seu lançamento o magic chamou atenção pela fácil jogabilidade (que se tornou um pouco mais complicada com o passar dos anos devido ao grande número de cartas e o surgimento de uma incontável quantidades de diferentes habilidades) e pela dinâmica do jogo, sendo que não existe nele um baralho perfeito.

 

Tipos de cartas

Em Magic, temos 2 “Grandes tipos” de cartas: Permanentes e Não-permanentes. As permanentes são as cartas que, após serem usadas, permanecerão em jogo, ou seja, elas não serão descartadas. Os tipos de Permanentes são Artefato, Criatura, Terreno, Encantamento e Planeswalker. As não-permanentes são cartas que, após o seu uso, são enviadas ao Cemitério, ou seja, não permanecem em jogo após seu uso. Os tipos de não-permanentes são Mágica Instantânea e Feitiço. Mas cada um desses tipos ainda sofre subdivisões que não serão abordadas nesse artigo para não torná-lo extenso.

 

Zonas de Jogo

Durante um jogo de Magic, existem determinadas zonas e cada uma tem um objetivo específico:

  • Grimório ou deck:      local onde ficam as cartas que você irá “comprar” durante o      jogo.
  • Campo ou battlefield:      local onde as permanentes ficam.
  • Cemitério: local onde são colocadas as permanentes      destruídas e as não-permanentes.
  • Mão: são as cartas que você atualmente pode      jogar pagando seus respectivos custos de Mana, sua “Mão” deve      sempre estar oculta para seu adversário, você pode ter no máximo 7 cartas      em mãos, porém algumas cartas permitem se ter mais de 7 cartas na mão, ao      final do seu turno, você deve descartar (enviar para o cemitério) o      excedente de cartas, as cartas que irão para o cemitério dessa maneira      ficam a escolha do jogador. Algumas cartas também podem reduzir esse      número máximo (sete) para menos.
  • Stack ou pilha:      é unica zona não física, onde as mágicas usadas são “empilhadas”      esperando resolução, na ordem de que a última a ser jogada é a primeira a      ser resolvida.
  • Exílio: quase igual ao cemítério, a diferença é      que as cartas que são exiladas não poderão ser devolvidas diretamente para      o jogo, diferentemente das cartas no cemitério que apesar de não estarem      sendo usadas ainda estão em jogo.

As Cinco Cores

Em Magic, as cartas existem em cinco cores distintas: Branco, Azul, Preto, Vermelho e Verde. Existem ainda cartas incolores (artefatos e terrenos), assim como multicoloridas que são as cartas que têm mais de uma cor-identidade.

imagesCA5X1LU7

 Branco

A mana Branca retira o seu poder das planícies e do meio das nuvens, cuja teoria segue rigidamente, representa a ordem, a cura, a luz e a lei. No jogo, a cor branca apresenta-se como o equilíbrio, por possuir muitos recursos, muitos deles encontrados nas outras cores. Pode-se encontrar grandes criaturas e cartas com efeitos de controle, por exemplo. No entanto, esta é a cor típica onde encontra-se cartas de proteção, prevenção e também ganho de vida. Seu ponto fraco são baralhos que não matam o oponente acabando com seus ponto de vida ou o fazem antes que muita vida seja ganha.

Azul

A mana Azul retira o seu poder das ilhas representa o controle dos elementos da água e do vento, o conhecimento, a ilusão e a astúcia. E a magia do embuste, da enganação, e da trapaça.A mana azul é conhecida como ‘a cor de controle’.

A sua mecânica de controle passa pela permissão e manipulação, ou seja, pela capacidade de permitir ou não as jogadas do adversário. Azul é ainda a cor com mais capacidade de comprar cartas, retornar permanentes em jogo para a mão do seu dono, “millar” (enviar cartas diretamente do baralho para o cemitério) o adversário e tomar controle de permanentes do oponente.

As cartas dessa cor também são conhecidas pela capacidade que possuem de tomar o controle da partida, chegando ao ponto de fazer pressões psicólogicas ao oponente. Normalmente, baralhos azuis conseguem apenas chegar ao seu objetivo muitos e muitos turnos após o início do jogo, por isso é uma cor de paciência e estratégia.

Seu ponto fraco é a dificuldade para lidar com permanentes que já foram jogadas, não tendo forma de destruí-las diretamente. Outro ponto franco é lidar com baralhos muito rápidos com custo de execução de cartas muito baixos.

 

Preto

A mana Preta retira o seu poder dos pântanos, representa as trevas, a cobiça, a morte e poder a qualquer preço. A cor preta tem a maior seleção de cartas dedicadas à destruição de criaturas do jogo, é também a cor típica de descarte e a capacidade de reutilizar criaturas no cemitério.

O jogador preto não olha a meios para atingir os seus fins, pelo que muitas das suas cartas mais poderosas exigem um sacrifício de vida ou de criaturas por parte do próprio. É uma cor auto-destrutiva que procura apenas destruir o adversário ligeiramente mais depressa que a si mesma. Seu ponto fraco são baralhos que sem muitas criaturas e baralhos que controlam o cemitério de alguma forma.

Vermelho

A mana Vermelha retira o seu poder das montanhas, representa o fogo, a destruição, a impulsividade, a liberdade e o caos. A cor vermelha é a mais rica em dano direto, na destruição de terrenos e artefatos, e em criaturas que podem atacar assim que entram em jogo (criaturas com “impeto”). O vermelho é a cor mais agressiva por natureza, procura ganhar através da velocidade do seu ataque. A sua capacidade de se defender é como tal praticamente inexistente. E considerada a magia do mago impetuoso, sem pensar sem medir, sem tempo de pena, é como se fosse o fogo queimando e consumindo seu oponente rapidamente a cada turno. A magia vermelha é simples, basta apenas gerar mana e mandar dano direto. Um bom exemplo são magicas vermelhas que usam apenas uma mana para serem conjuradas. Seu ponto franco são baralhos que ganham vida, ttrabalham a prevenção de dano ou impedem que dano direto seja causado.

Verde

A mana Verde retira o seu poder das florestas, representa a natureza, a vida, o crescimento e a força bruta. Entre as cartas verdes encontram-se a maioria dos aceleradores de mana, assim como conectores para criar mana de outras cores, criaturas com grande poder e a habilidade de deixar suas criaturas mais fortes. Geralmente, a magia verde é usada por magos, que visa o poder da força que cresce a cada instante. Com extrema habilidade, o mago verde faz com que suas pequenas criaturas se tornem verdadeiros gigantes, uma magia um pouco lenta no começo, mas que se torna forte a medida em que a batalha se desenvolve. Força bruta é a base desse deck. Seu ponto fraco são baralhos que controlam (matam) muitas criaturas.

 

Tipos de estratégias

Apesar da grande variedade de cartas existem 3 estratégias básicas que são na montagem do baralho e por consequência no estilo de jogo:

  • Aggro (Agressivos): que pretendem causar tanto      dano quanto possível o mais depressa possível.
  • Control (Controle): que pretendem impedir ou      atrasar o jogo do adversário a lentamente obter a vitória.
  • Combo: que pretendem explorar uma combinação de      cartas em particular que tem um efeito desvastador que assegure a vitória.

Todas as ‘variantes intermediárias’ são no entanto possíveis, existindo baralhos aggro-control, assim como baralhos de combo-control que utilizam um combo como forma de ganhar o jogo.

 

Torneios e formatos

Constructed (ou construído)

Nestes tipos de torneio, você deve competir com seu próprio deck, que deve estar montado antes do início do campeonato. Cada deck deve ter no mínimo 60 cartas. São torneios Constructed os seguintes formatos:

  • Standard (ou Padrão ou ainda T2): São permitidas as últimas seis expansões (dois      blocos) e a última edição básica lançada edição básica vigente.
  • Block Constructed (ou Construído      em bloco): São permitidas somente cartas de      um bloco, ou seja, sua coleção principal e as duas coleções menores. Os      torneios desse tipo, em geral, são realizados apenas no lançamento do      bloco.

Eternal (ou Eterno)

Semelhantes aos torneios Constructed, a diferença é que nestes formatos eles jamais se rotacionam, ou seja, uma expansão que pertença a um formato eterno jamais deixa de estar nele. Também pedem decks com um mínimo de 60 cartas. São torneios Eternal os seguintes formatos:

  • Vintage: O mais velho de todos os formatos, também conhecido como Tipo 1. São      permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios, exceção feita      a uma lista de cartas banidas, cartas de apostas (“ante cards”),      cartas que exigem destreza manual (Chaos Orb, Falling Star), algumas      cartas promocionais e cartas de decks de campeões. Além desta lista de      cartas banidas, há uma lista de cartas restritas (você pode usar apenas      uma em seu deck), que são consideradas muito fortes e que poderiam deixar      o ambiente com 2 ou 3 decks, muitas dessas são bastante conhecidas e as      melhores são chamadas de P9 (Power Nine).
  • Legacy (ou legado): São permitidas todas as expansões ditas      anteriormente no formato Vintage, com uma lista de cartas banidas, e sem      cartas restritas. Até 20 de Setembro de 2004, todas as cartas restritas em      Vintage eram banidas em Legacy. Atualmente há uma lista de banimentos      propria (Por exemplo Mox do Cromo é restrita no Vintage mas não banida no      Legacy).
  • Modern (ou moderno): São permitidas todas as expansões a partir da      oitava edição, e há uma lista própria de cartas banidas.

Limited (ou limitado)

Nesses tipos de torneios os jogadores recebem dos organizadores decks e/ou boosters (pacotes de cartas aleatórias) e devem montar um deck para o torneio num tempo limitado, com as cartas disponíveis. Estes decks devem ter no mínimo 40 cartas. São torneios Limited os seguintes formatos:

  • Booster Draft: Oito jogadores sentam em uma mesa, onde cada um      abre um booster, escolhe uma carta, e passa o restante para o jogador do      lado, até todos pegarem 15 cartas. Depois, repete-se o movimento com      outros dois boosters. Então, os jogadores montam um deck com as 45 cartas      obtidas.
  • Rochester Draft: Dessa vez, oito jogadores sentam em uma mesa, onde      um booster é aberto e colocado à frente de todos na mesa. Cada jogador até      o oitavo então escolhe uma carta, quando o oitavo pega uma segunda carta,      e o processo volta até o segundo jogador. O processo é repetido 23 vezes,      quando então os jogadores montam um deck com as 45 cartas obtidas.
  • Sealed Deck: O mais simples de todos formatos Limited, cada      jogador recebe um deck e dois boosters de uma mesma ou diferentes coleções      e monta um deck com as 105 cartas obtidas…

Multiplayer

  • Two-Headed Giant ou 2HG: É um formato recentemente sancionado pelo DCI, em      que duas equipes de dois jogadores se opõem partilhando o turno e a vida,      que há um tempo atrás seria 40 pontos, mas com as novas regras hoje em      dia, são 20 pontos de vida.

Casuais

  • Prismatic: É um formato pouco jogado em torneios, cujas regras      são: um deck de pelo menos 250 cartas com pelo menos 20 cartas de cada      cor. As cartas multicoloridas ou duplas contam como de uma das cores da      carta apenas.
  • Singleton: É um formato casual, não jogado em torneios, a      única regra é que cada carta só pode ter uma cópia no deck (exceto      terrenos básicos).
  • Peasant: Também é um formato não oficial. Os jogadores só podem usar cartas      comuns na construção dos seus decks, e 5 cartas incomuns.
  • Pauper: Também é um formato não oficial. Os jogadores só podem usar cartas      comuns na construção dos seus decks.
  • Highlander (também conhecido com      EDH) ou COMMANDER: Formato não      oficial, casual, usa-se apenas uma cópia de cada carta num deck de 100      cartas no main deck onde as cartas tem que obedecar a regra de ser da      identidade do comandante do baralho (1 criatura lendária dentre as 100      cartas). O formato possui regras prórprias, bem como lista de banidas (não      há lista de restritas uma vez que só se pode usar uma cópia de cada      carta).

Pro Tour

Pro Tour (PT) é a maior forma de jogo competitivo para o Magic: The Gathering.É constituída por uma série de torneios de pagamento realizado em todo o mundo, cada um exigindo um convite para participar.Todos os prêmios PT um total de $ 230,000 em prêmios, com $ 40.000 para o vencedor.O segundo colocado também recebe Pontos no ranking Pro Tour. Ranking no Top 8 do Pro Tour é considerada a realização ideal dos jogadores mais competitivos Magic.Os jogadores profissionais são frequentemente comparados com o número de Pro Tour Top 8 acabamentos que fizeram ao longo da sua carreira.

Já no Brasil o Campeonato Brasileiro foi substituido pelo Friday Night Magic ( FNM ) no ano de 1999, hoje em dia tais torneios locais ( FNM ) acumulam pontos para a disputa do mundial.

 

Listad de banidas e restritas

Cartas banidas são cartas que estão proibidas de se jogar nos torneios. Cartas restritas são limitadas a uma cópia no deck. Periodicamente algumas cartas são retiradas e outras incluídas na lista a fim de evitar que estratégias fortes demais dominem os torneios.

Jogos On line

O jogo também possui versões on line. Outra versão do jogo é o Duel Of Planeswalkers, disponível para PC e videogames.

duel

 Duel Of Planeswalkers

molMagic On Line (MOL)

mtg taticsMagic the Gathering Tatics

Fórum, discuções, trocas, vendas e compras.

O Brasil conta com inúmeros sites de fóruns e discuções, bem como de venda, compra e troca de cartas, sendo o mais famoso entre eles a Ligamagic.

 

Curiosidades

Além da influência no cinema (filme independente checo TAP: Max’s game foi lançado online em 2012), Magic: The Gathering deu origem a jogos gratuitos de computador que se baseiam em sua mecânica. Um dos mais recentes é Hearthstone: Heroes of Warcraft, anunciado em 22 de março de 2013.

O jogo gratuito da empresa Blizzard Entertainment ainda não foi lançado, mas o cadastro para a fase de testes está aberto. Para ter acesso ao jogo antes de todos, é preciso se cadastrar no site oficial de Hearthstone. Feito isso, quando o beta estiver disponível as pessoas escolhidas receberão um e-mail informando a disponibilidade do jogo

Considerações finais

Minha nota para ele é 10 e seu único contra é o preço dos cards que, em alguns casos é muito alto.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On