Magic The Gathering: Expectativas sobre Commander 2018

Com data prevista para lançar dia 10 de Agosto, a edição deste ano dos decks de commander vem com opiniões controversas. O primeiro ponto a analisar é o atraso do lançamento aqui no Brasil, que vem acontecendo com frequência nas últimas coleções (seja com a alfândega não liberando os produtos, ou com problemas e furtos com as distribuidoras), o que tem chateado muito os jogadores e as lojas. Muitas lojas adiaram ou mesmo cancelaram eventos de pré-lançamento das coleções anteriores. Isso vem preocupando muito lojistas pois está comprometendo a divulgação e criação dos eventos relacionadas aos lançamentos.

Arixmethes Slumbering Isle Commander 2018 MtG ArtOutro ponto muito discutido é sobre o conteúdo e a temática de cada deck desta edição. Em comparação com os decks dos anos anteriores, muita gente está achando estes novos mais fracos e mais difícil jogarem sem nenhuma alteração. E fazendo uma retrospectiva sobre os anos anteriores, de fato houveram diversos decks fortes lançados que jogavam muito bem só com as cartas que vinham. Em destaque, alguns das edições de 2016 (Atraxa e Breya) e os tribais de 2017 (Markov de vampiros, Arahbo de gatos e Inalla dos magos), que mesmo um jogador novato conseguiria tranquilamente participar de uma partida contra outros decks não pré-construídos, se divertir e ter chances de ganhar. Mas o que as pessoas estão achando sobre os novos é que parecem ter menos chances das pessoas se divertirem e ter um mínimo de competitividade.

Treasure Nabber Commander 2018 MtG ArtComo a distribuição atrasou, então ainda não pude testar nenhum deles para dar o meu parecer sobre estas alegações, mas realmente dá a sensação de que estão em um nível abaixo dos anteriores. Porém, isso não é necessariamente ruim, pois a proposta do modo Commander é ser casual e mais para diversão, e tendo decks mais “leves”, incentiva a resgatar essa proposta. Os decks pré-montados tem o intuito de introduzir sempre opções e mecânicas novas, tanto com temáticas inovadoras quanto com diferentes iterações com coisas já existentes. Portanto, com baralhos mais “amenos”, instiga as pessoas à serem mais criativas com adaptações às propostas deles e surgirem  coisas interessantes.

Um outro ponto negativo em que todos concordam, é que o preço dos baralhos desta edição aumentaram. Então, juntando os preços elevados com os atrasos e parecerem ser mais fracos, desestimulou muita gente à não quererem comprá-los ou só irem atrás de algumas das cartas novas avulsas.

Windgrace’s Judgment Commander 2018 MtG ArtEm contrapartida, um ponto positivo sobre a edição deste ano, é em relação à história dos comandantes em si, que fui ver e adorei! Uma das coisas que mais gosto sobre este formato é a gama quase infinita de possibilidades para se criar baralhos e temáticas diferentes. Praticamente de tudo pode-se bolar um deck e se divertir com amigos. E como é um formato eterno, que engloba todas as edições existentes, a Wizards of the Coast tem a liberdade de criar cartas referentes à qualquer parte cronológica do jogo, podendo explorar qualquer história, personagem, mundo ou acontecimento registrados, e isso que adorei! As histórias dos planinaltas deste ano ficaram muito boas e me ganharam para adquirir ao menos dois deles. Se você olhar, por exemplo, o novo Lord Windgrace e pesquisar no repositório de Magic sobre ele, vai achar muitas cartas referentes à ele, tanto no nome da carta, ilustração ou texto de referência! É isso o que mais gosto para jogar e criar baralhos: toda a história envolvida, explorarem partes da história de anos atrás e ver que criam coisas concisas e se preocupam em sempre estar enriquecendo o universo do jogo.

Aminatou the Fateshifter Commander 2018 MtG ArtEu mesmo fui pesquisar e adorei a história dele e resolvi fazer um deck temático baseado nela! (hahaha). Será muito divertido criar o baralho pensando nisso e levar para os jogos depois e fazer jus à proposta! =)

Apesar dos decks como um todo não parecerem ter uma estratégia sólida e terem diversas cartas que tem a ver de alguma forma com sua proposta mas sem terem um foco específico, muitas das cartas novas são bem interessantes e legais, com grande potencial para utilizá-las. Nos resta esperar lançar e testar para comprovar se realmente são tudo o que está se especulando deles ou não.

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

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