Magic The Gathering: Battlebond – Faça parceria para vencer!

Com data prevista de lançamento para dia 8 de junho, a nova edição de Magic: The Gathering traz novidades interessantes.

Magic Battlebond 08Esta edição tem como foco o trabalho em equipe, com mecânicas para dois ou mais jogadores se ajudarem. A temática por trás das cartas é de uma cidade onde tudo gira em torno de uma arena, e nela duplas competem com ferro, fogo e sangue para saírem vitoriosos.

O intuito desta edição é incentivar modos de jogo alternativos, fugir um pouco do clássico um contra um (1×1) e pessoas jogarem em duplas ou até trios. Jogos em times, esta é a proposta com esta coleção. Já existem alguns modos para diversos jogadores, como por exemplo: Gigante de duas cabeças (Two-Headed Giant) ou Gigante de três cabeças, Pentagrama e Imperador.

Magic Battlebond 07Gigante de Duas ou Três Cabeças: Neste modo, jogadores formam duplas ou trios e compartilham os pontos de vida (30 e 50, respectivamente) e também jogam seus turnos simultaneamente, ou seja, cada time joga seu turno junto e depois passa para o próximo time. Como os pontos de vida são compartilhados, cada integrante pode defender seu(s) parceiro(s) de ataques. Caso um membro do time perca ou ganhe o jogo em decorrência de algum efeito, a equipe irá perder ou ganhar, não apenas aquele jogador.

Pentagrama: Neste modo, jogam 5 pessoas, levando-se em conta o pentagrama das cores do jogo, que está ilustrado na parte de trás das cartas. Aqui, o objetivo é derrotar as pessoas que não estão adjacentes a você, ou seja, os que estão diretamente ao seu lado são seus “aliados” e não tem que matá-los. Quando um jogador tiver ambos oponentes que sejam seu objetivo mortos, ganhará a partida, podendo haver mais de um vencedor! Isso pode ocorrer se dois jogadores tiverem eliminado um dos oponentes de seu objetivo e ambos tiverem o mesmo jogador como segundo oponente objetivo, e quando este morrer, satisfaz condição de vitória para os dois!

Magic Battlebond 03Imperador: Este modo é composto de trios, onde um jogador de cada trio torna-se o imperador, e os outros dois serão seus generais. Cada equipe pode olhar as cartas da mão dos seus integrantes, para poder discutir estratégias, mas mantém todo o resto separado (pontos de vida, grimório, campo de batalha, cartas na mão cemitério, etc). Cada jogador só pode atacar um oponente adjacente a si, portanto só pode interagir em combate com um dos oponentes inicialmente. Cada imperador só poderá atacar um oponente se algum de seus generais tiver caído, caso contrário, só poderá interagir com os oponentes através de magias e habilidades.

Em relação à magias e habilidades, cada general tem uma área de influência de 1 e os imperadores têm uma área de influência de 2, ou seja, a área de influência determina quantos jogadores podem ser afetados em distância. Com isso, cada imperador não poderá ser alvo de nada, a não ser efeitos globais ou caso um dos generais tenha sido derrotado. Cada criatura ganha a habilidade de  virar e um aliado ganhar o controle dela. O jogo acaba quando um dos imperadores é derrotado, e com isso, seu time perde.

Magic Battlebond 04Agora, as novidades deste edição são as mecânicas de Partner with e Assist. A habilidade Partner já havia sido introduzida no jogo nos decks de Commander 2016, onde 2 criaturas lendárias com a habilidade partner podem ser usadas como comandantes simultaneamente, caso ambos tenham esta habilidade. Agora em Battlebond, esta habilidade volta, mas um pouco diferente: criaturas que tenham Partner with (parceiro com) outra criatura, ao entrarem em jogo, o jogador alvo pode procurar a outra criatura especificada em seu grimório e colocá-la em sua mão. Note que não precisa ser obrigatoriamente a mesma pessoa que a colocou em jogo, podendo ser outro jogador, um aliado de equipe. Já a segunda habilidade, Assist, permite que outros jogadores contribuam para pagar o custo de usar a carta – note que pelas regras normais, mesmo sendo equipes jogando, não se pode auxiliar outro jogador pagar custos de usar cartas. Além de algumas cartas que fazem algum efeito para as permanentes da sua equipe, ao invés das suas permanentes apenas.

Magic Battlebond 06Além das mecânicas e cartas novas, contará com algumas cartas antigas retornando na coleção, sendo algumas delas muito esperadas que voltassem, como por exemplo Doubling Season (Temporada da Multiplicação), Land Tax (Imposto Territorial), Seedborn Muse (Musa Nascida da Semente).

Acho bem interessante e legal esse recente incentivo do Magic para modos alternativos e jogos com múltiplos jogadores. Estão fazendo um esforço para agregar e incentivar todos os tipos de jogadores, diversificar mais e com isso, agradar mais pessoas que jogam.

Então preparem-se, montem suas duplas ou trios, e joguem-se nesta arena onde apenas uma equipe sairá vitoriosa!

 

Nota-do-crítico-5

 

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

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