Machina Arcana: Horror Steampunk

Machina Arcana 06O jogo Machina Arcana, lançado pela empresa MAGE Company, trata-se de um jogo de tabuleiro de Horror cooperativo, onde o principal objetivo é sobreviver. Baseado em Cthulhu’s Mythos, conta a história de um grupo de expedição organizada para explorar as ruínas e remanescentes de algo antigo, alguma civilização perdida no tempo e localizada no coração de uma montanha.

 

Machina Arcana 07Em um cenário Steampunk e fantasioso, com criaturas de outros mundos e dimensões espreitando constantemente; a expedição se vê compelida à ir até o fundo deste mistério, pois ficam presos lá, um vez que ao entrarem, não conseguem mais sair por onde vieram, algo muda no caminho e os impede de saírem e fugirem. Assim, precisam encontrar uma saída de lá ou morrer tentando.

No decorrer da expedição, descobrem artefatos, itens, relíquias, equipamentos, armas, armaduras, escudos, diversos objetos, acontecimentos e eventos que os circundam.

 

Cada personagem possui habilidades únicas e uma história (background) rico em detalhes que explica seu passado e o porque de estar ali e de ter se juntado à expedição.

A ambientação é bem sombria e convidativa, pois apresenta coisas inexplicáveis e estranhas a cada momento, instigando a curiosidade e tensão das pessoas. Assim, mais e mais perguntas são formuladas e mistérios são acumulados.

 

Machina Arcana 02Há uma excelente imersão no clima de horror de sobrevivência, tendo uma história cativante a ser seguida passo a passo, ou seja, em capítulos. Cada etapa percorrida têm sua própria descrição, narrativa e ambientação, tornando mais interessante e envolvente.

 

Em determinadas partes de cada história (pois há mais de um cenário / conta a ser vivenciado, jogado), a expedição consegue descansar em um acampamento antes de prosseguir viagem.

 

 

 

 

Machina Arcana 04A mecânica do jogo é interessante, pois há quatro tipos de personagens:

Bruiser (Mais resistentes, focados em combate corporal e defesa)

Gunman (Focados em combate à distância)

Crafter (Focados mais em utilidades e ajudar os outros)

Mystic (Focados nas artes arcanas e sobrenaturais)

 

Já em relação aos itens e equipamentos, é bem interessante, pois permite que alguns itens sejam acoplados à outros, ou seja, se juntam como se fossem um só. Como por exemplo, uma arma de fogo ou à distância e um uma mira focal para aprimorar  os tiros. OU uma armadura e um elmo ou botas.

Os jogadores tem a liberdade de fazer as combinações que quiserem, contanto que estejam de acordo com as regras estabelecidas para a utilização e combinação dos itens.

 

Machina Arcana 08Como é uma história de horror, cada personagem possui, além de defesas físicas, defesas mentais, pois também são atacados psiquicamente e sofrem de stress, medo e terror e precisam resistir aos horrores, cultos macabros e coisas inexplicáveis que os circundam.

 

Cada partida tem em média de duas à três hora de duração em circunstâncias normais, podendo tornar-se mais rápida ou demorada, decorrente da familiaridade com o jogo e/ou sorte ou azar.

Em suma, este é um jogo para aqueles que gostam de cenários steampunk, de horror, jogos cooperativos e do sobrenatural e de Cthulhu! Bem vindos ao desespero!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On