Let’s INDIE! | Bastion

 

Falaaaaa galera, Vitinho aqui!

Nesse mês nós voltamos a falar de jogos Indie! Pra você que não sabe o que é um jogo indie ou o motivo de fazermos essa divulgação, por favor, leia esse post.

O indie dessa vez chama Bastion e é da produtora Supergiant Games. Por incrível que pareça, o primeiro jogo dessa produtora foi logo Bastion, um indie que estourou e merece mais atenção que muitos jogos mainstream.

 

Let`s Indie - Images01

 

Bastion é um action RPG qonde você controla um personagem que perdeu a memória. Na verdade seu apelido durante o jogo é “Garoto”, mas ao decorrer da história você começa a descobrir o passado do garoto e o que aconteceu com o mundo em que ele vive. Logo de cara você é imerso num mapa absurdamente bem construído e com efeitos visuais de cair o queixo. O traço do jogo vai para o lado de desenho misturado com muitas cores, porém não é nem um pouco infantil. Pelo contrário, a história é profunda e sombria muitas vezes.

O mapa do jogo é relativamente grande e composto por waypoints e missões. Você tem uma base principal onde encontra diversas lojas para comprar upgrades, suprimentos, aprender novas habilidades e é onde existe um cristal que teleporta o personagem para diversos pontos do mapa. A partir de cada mapa, seu objetivo é chegar até o final e recolher um fragmento de cristal necessário para a história. Bastion com certeza entra para a lista dos jogos com as histórias mais bem amarradas, ela faz sentido, os personagens são complexos, porém bem explicados, além de todo ambiente causar grande comoção ao jogador.

 

Let`s Indie - Images02

 

Para mim, Bastion tem 3 fortíssimos pontos. A história que já expliquei acima, a trilha sonora/vozes e o gameplay. A trilha sonora do jogo é simplesmente INCRÍVEL. Todas as músicas que acompanham o jogador durante os mapas transformam totalmente a ambientação do jogo para algo que envolve. Aliado a ótima trilha sonora, a dublagem dos personagens também cai perfeitamente com o clima do jogo. Sempre há um narrador contando os fatos e sua voz é muito marcante, simplesmente impressionante a qualidade e a riqueza de detalhes, desde suspiros até gargantas sendo raspadas.

 

 

O ponto que fecha com chave de ouro Bastion é o gameplay absurdamente bem feito. O jogo é extremamente fácil de ser jogado com comandos que respondem muito bem e permitem o jogador executar manobras rápidas e criar o seu próprio estilo de jogo. Gosta de jogar de longe usando muito a esquiva? Ou então prefere ir pra cima com um martelo gigante e confiar na sua armadura? Que tal um pouco de agilidade e destreza para aniquilar grupos de inimigos com um machete? Tudo isso pode ser feito em Bastion mudando apenas suas skills e armas. FODA.

Uma das features que eu mais gostei do jogo é o ajuste da dificuldade. Com prática o jogo acaba tornando-se fácil, porém existe um altar na sua cidade onde você consegue ativar alguns pilares. Esses pilares tem como efeito, por exemplo, dobrar a vida dos monstros, receber 3x mais de dano, todo acerto que você recebe é crítico, monstros precisam ser mortos 2 vezes, etc etc. E o melhor, você pode ativar TODOS os altares que o jogo torna-se bem difícil, mas muito interessante e desafiador! O melhor é que o jogo te recompensa por usar tais altares, então o jogador recebe bônus de experiência, itens raros, ouro extra, entre outros. Recomendo ativar todos os altares e ver até onde aguenta. No meu caso já joguei tanto esse jogo que me divirto com dificuldade insana ao ativar todos eles.

 

Let`s Indie - Images03

 

Devo dizer que Bastion é um jogo que merece cada centavo do seu preço. Ele vai lhe render muitas e muitas horas de bom gameplay, uma história sensacional, além de tudo isso ser regado com uma trilha sonora emocionante e cativante. Tenho certeza absoluta que você não irá se arrepender tamanho cuidado e dedicação seus produtores colocaram em cada pedaço desse jogo. Atualmente Bastion está disponível para PC, Xbox360 e PS3. A jogabilidade é perfeita em todas as plataformas.

 

 

“You ain’t in this alone… that’s a promisse.”

“Você não está sozinho nessa… isso é uma promessa.”

 

Vou confessar para vocês que cada vez mais me sinto feliz ao divulgar jogos indie. Muitas pessoas que frequentam o Novo Nerd vem me dizer “Caraaaaaalho! Animal aquele jogo indie que você postou! Comprei esse final de semana e fiquei vidrado!”. Esse é exatamente o tipo de reação que espero quando escrevo sobre algum game que PRECISA da sua ajuda. Não por serem ruins, muito pelo contrário, mas simplesmente por faltar oportunidade e visibilidade. Então, galera, já sabem…

Let’s Indie!

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On