Lembranças de Um Amor Eterno | Crítica

libro-la-corrispondenza-giuseppe-tornatore-filmLembranças de um Amor Eterno é um filme do diretor italiano Giuseppe Tornatore de “O Melhor Lance”, onde novamente ele escreve e dirige e tem Jeremy Irons e Olga Kurylenko como protagonistas, que emplacam essa história de amor fantasma.

O filme fala de um amor platônico, daqueles bem impossíveis, que fazem fronteira com um amor doentio, que você estaria disposto a fazer qualquer coisa para nunca acabar.

A história se baseia no romance entre Ed Phoerum (Irons), um professor de astrofísica que se apaixona por sua aluna Amy Ryan (Kurylenko) que trabalha como dublê em cenas de risco, para poder pagar o curso.

O diretor joga habilmente com as profissões de seus personagens para desenvolver as suas emoções, ambos têm uma relação passional, mas as suas reuniões são bastante raras, e mantem uma relação a distancia através de mensagens de texto, e-mails e mensagens tradicionais e onde começamos a conhecer a história de ambos os personagens e o amor profundo para o qual estão ligados.

O filme contém uma forte mensagem simbólica, sobre o que afeta a eternidade do amor, não importa quão longe você esteja da pessoa amada. Ele também fala sobre ciência e alma, matéria e espirito, dor, perda e até mesmo arte e nos faz relembrar que podemos admirar a beleza daquilo que já se foi (como a nebulosa do caranguejo que explodiu em 1054 DC ainda podemos apreciar a sua beleza).

amor eterno 3O problema principal de Lembranças de um Amor Eterno é que, leva um ritmo arrastado até que aconteça o evento principal, e para que eventos mais surpreendentes se revelem, porém isso já é algo previsível como uma característica própria de Tornatore, mas que não deixa de ser um estilo até que cativante. Além disso, existem certos aspectos, tais como a operação sem falhas do correio ou a mudança brusca de comportamento de alguns personagens.

Temos ótimas interpretações tanto de Olga Kurylenko (que se mostra mais do que um rosto bonito) quanto de Jeremy Irons, que injeta seu caráter tão carismático quanto o filme permite. Os personagens secundários acabam sendo utilizados a fim de aumentar a aura de mistério, mas que de certa forma também aumenta a dúvida sobre a capacidade de se conseguir produzir algo em tão alto nível.
amor eterno 2

Lembranças de um Amor Eterno com certeza irá fazer com que se lembrem de P.S Eu Te Amo, mas de uma maneira um “pouco” mais real e mais sentida, e chega até mostrar o quão louco esse tipo de relação pode ser, porém além de ser um filme de amor, é também um filme de superação onde se acompanha a personagem em todo o seu processo de transformação e superação, não contada em um ritmo alucinante como estamos habituados a ver, mas que no fim se mostra uma experiência prazerosa.

 

Lembranças de Um Amor Eterno chegou os cinemas dia 22 de setembro

Nerd: Renan Mello

Share This Post On