Leitor Digital ou Livro Físico?

O mercado ainda está crescendo, mas é inegável que os leitores digitais já conquistaram muitos corações no Brasil, principalmente por sua praticidade e portabilidade. Mas ao mesmo tempo, os aparelhos dividem espaço com os protagonistas de longa data: os livros físicos.

Há quem tenha deixado os livros de lado para dar uma chance para esta nova tecnologia, acabou gostando e agora prefere o aparelho, mas também há aqueles que não desistem do livro de maneira alguma.

O fato é que ambos têm seus pontos positivos e negativos. Como uso ambos, separei alguns pontos para este post para você que está indeciso sobre qual alternativa seria melhor para você.

 

Pontos positivos dos leitores

1 – Dificuldade x Praticidade

Livro: Você já tentou ler um livro físico enquanto está de pé no ônibus? É praticamente impossível. Quem vai deixar de se segurar para virar a página? Ou talvez você seja daqueles que espera uma parada de ônibus ou um semáforo fechado para descobrir o que acontece na próxima página. Certeza que alguma vez você esperou conseguir um lugar para poder tirar o livro da bolsa e poder ler.

Leitor: Você pode carregar com uma mão só, porque a maioria deles não pesam muito e para virar a página, basta tocar na tela.

2 – Leitura desconfortável x Leitura confortável.

Livro: Quem lê em trânsito, sentado no ônibus ou no metrô e tem a má sorte de pegar um dos poucos livros que ainda tem a página branca, fica cego quando o sol calha de bater na página e tem que interromper a leitura. A própria luz da sua casa, refletida na página branca pode causar um desconforto nos olhos e cansar a vista mais facilmente.

Leitor: Os leitores têm a tela fosca justamente para não causar este desconforto. A luz direta não afeta a leitura.

3 – Sujar as folhas (e tentar segurar o livro aberto) x Sujar a tela

Livro: Se você é muito chato com seus livros, muitas vezes não pensa em comer sequer uma barrinha de cereal perto das páginas. Elas sujam muito facilmente, até mesmo se você transporta dentro da mochila; a tinta no tecido pode passar para as folhas, ou seus dedinhos sujos com o decorrer do dia podem deixa-las cinzentas. Já tentou segurar um livro aberto enquanto usa a outra mão para comer? Ou você reserva uma mão para segurar, ou procura um peso de papel para mantê-lo aberto (isto não é exatamente um ponto negativo se você não é muito apegado ao livro físico).

peso de papel_insert

Leitor: Calma lá! Não estou dizendo que você pode lambuzar o seu leitor ou derrubar um copo de suco nele, mas se algum resto de comida cair em cima dele, você pode limpar com um pedaço de flanela e fica tudo certo, suas páginas ficam intactas. Dedos engordurados também não são um problema, desde que você saiba limpar a tela depois.

5 – Ler no claro x Ler no escuro

Livro: Se você tem um livro de cabeceira e que gosta de ler todas as noites, ler no claro não é problema…a não ser que divida o quarto com alguém. Seu companheiro não vai querer a luz acesa enquanto ele tenta dormir, então talvez você não tenha escolha a não ser esperar para ler no dia seguinte, ou chegar mais cedo em casa e ler até que seu companheiro clame seu quarto novamente.

Leitor: A maioria deles tem uma versão com luz que é voltada para o aparelho e não para os seus olhos.  Se seu leitor tiver a opção de negativo (quando o fundo fica preto e as letras brancas), é ainda melhor, pois a luz diminui e você consegue ler por mais tempo no escuro.

6 – Você é culto x Você é reservado

Este aqui pode ser tanto um ponto negativo quanto positivo. Você escolhe.

Livro: Na minha opinião, o livro físico atribui à qualquer um, uma postura mais culta e sábia, mesmo que você esteja lendo 50 Tons de Cinza. Mostra que você não tem vergonha de mostrar o título que está lendo e, por mais que você não goste, incentiva as pessoas a perguntarem o que você está lendo.

Leitor: Te dá uma privacidade que o livro não oferece tanto, por não mostrar o título do livro para aquelas pessoas que ficam espiando por cima do seu ombro enquanto você lê no metrô.

 

Pontos positivos dos livros

7 – “Bateria” eterna x Tempo contado para sua diversão

Livro: Está aí uma coisa que os leitores jamais (ou não) vão conseguir alcançar. O livro físico não precisa ser recarregado, nem atualizado. Ele sempre estará ali para quando você precisar dele.

Leitor: Embora a bateria dure bastante (tipo, muito mesmo), ela pode acabar. Você pode estar no ônibus, ou esperando no consultório médico, super entretido e – de repente – poff! Acabou-se a bateria e sua diversão também.

8 – Você pode tocar e ler x Você pode ler

Livro: Quem ama o livro físico, na maioria das vezes tem um ritual pessoal. Você pode cheirar o livro, pode tocar as páginas com os dedos e constatar se é uma folha de qualidade ou não, pode folheá-lo rapidamente só para ver as folhas se separando e assentando-se juntas de novo quando você o fechar. Enfim, você pode amá-lo.

Leitor: De fato, você perde um pouco o tesão sobre o novo livro se você o compra em um e-reader, porque não tem páginas, não tem cheiro, não tem seu ritual que você tanto gosta.

9 – Cores <3 x Preto e Branco ou tons de cinza

Livro: Por mais que algumas capas sejam horrendas, elas têm cor, têm textura e diferentes tipografias em alto revelo, com ou sem verniz. Capa dura ou capa mole, sempre tem a presença de cor. Um livro de ilustrações ou de culinária é uma explosão de fotos lindas e uma maravilhosa mistura de cores.

Livro_físico

Leitor: A maioria são em preto e branco, ou tons de cinza. Não são visualmente atrativos quando se trata se conteúdo. A capa, que é o principal chamativo de um livro, por mais que as pessoas digam que não é, perde a cor e o apelo ao leitor.

leitor_digital_insert

10 – Não precisa de backup x Uhm…fuck

Livro: Ele pode estar velho, caindo aos pedaços, mas seu livro vai continuar ali depois de anos e anos. Se você cuidar dele direitinho, vai poder mostrar para seus filhos e para os filhos de seus filhos.

Leitor: Falando a real, merdas acontecem. O leitor que eu tenho, não tem um sistema próprio de backup, então depende da sua boa vontade de ir lá, plugar no computador, colocar tudo num HD externo ou em uma nuvem. Não confio muito nisso, porque né, vai que a internet explode um dia. E se um dia seu leitor pifar antes de você fazer um backup? Seus livros estão perdidos.

11 – É lindo de olhar x É…moderno

Livro: Mais ou menos parecido com o conceito da capa, a forma do livro é uma coisa bonita de se ver. Você pode abrir quando quiser, ver o espaçamento das linhas (que editoras que realmente amam seus leitores fazem direito). Ver a fonte e etc.

Leitor: Tem uma forma bonita, mas depende do seu gosto pessoal. Ele vai continuar sendo daquele formato, não importa a capinha que você compre. É moderno, mas ao mesmo tempo é estático demais.

12 – Pode cair x Cair terá suas consequências

Livro: Eu não gosto quando eles caem, admito, mas eles podem cair. Vão ficar com orelhas, talvez algumas páginas amaçadas, mas ainda é possível lê-lo.

Leitor: É…só…não deixe cair no chão. Sério. Never.

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On