Kemet | A fúria dos deuses egípcios

Criado por Jacques Bariot e Guillaume Montiage, publicado e distribuído pelas empresas Asmodee e Matagot, trata-se de um boardgame (jogo de tabuleio) no estilo de wargame (jogo de estratégia de guerra).

Kemet 02

Ambientado às margens do Rio Nilo, cinco das divindades egípcias mobilizam seus fiéis seguidores rumo aos sagrados templos para clamar o poder da fé e devoção deles. Ao mesmo tempo têm que sobrepujar aqueles que quiserem impedi-los, colhendo as almas dos não-fiéis que perecerem em batalha.

Kemet 05 O jogo é muito interessante em sua proposta e execução, pois é complexo o suficiente para se tornar altamente estratégico, e dinâmico o suficiente para tornar a experiência do jogo bem fluída. Sorte tem muito pouco impacto aqui, pois não há rolagens de dados, e apenas um pequeno baralho de efeitos representa o componente aleatório. O principal fator é a estratégia em torno da sequência de ações feitas por cada jogador, bem como a própria ordem dos jogadores, pois a mesma é variável a cada rodada. Uma enorme gama de melhorias, aprimoramentos e conhecimentos estão à disposição dos jogadores (mais de 40 diferentes), sendo estes o cerne da estratégia do jogo. Já que quase todas são únicas, uma vez que um jogador a adquire, torna-se indisponível para os outros.

 

Controle de recursos, tipos e quantidade de ações disponíveis mostram-se cruciais para a sobrevivência de cada um. Além de precisar proteger sua cidade,Kemet 04 cada jogador precisa obter o mais rapidamente possível pontos de vitória  e ser declarado o mais digno. Existem diversas maneiras de se ganhar tais pontos: seja através de batalhas, seja pela devoção em templos, seja na aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de pirâmides. Dessa maneira, cada partida é única, tendo uma infinidades de combinações e estratégias possíveis.

Por exemplo: uma pessoa pode ganhar focando todos seus recursos e esforços somente em batalhas, outro jogador pode focar apenas em templos e outro apenas em conhecimento e melhorias e todos tem grandes chances de ganhar com tais estratégias. Isso torna o jogo bastante atrativo e divertido.

 

As fichas dos aprimoramentos são divididas em três categorias: vermelhas (focadas em combate), azuis (focadas em defesa e proteções) e brancas (focadas em utilidade). Além disso, separadas em quatro níveis (do 1 ao 4). para ter acesso à aprimoramentos mais avançados, é preciso construir pirâmides melhores, correspondentes à cada tipo de aprimoramento.

 

Outro ponto positivo, é que a mecânica do jogo visa um jogo equilibrado, então os mesmos recursos e habilidades estão disponíveis para todos os jogadores, fazendo com que a estratégia de cada seja o principal fator para alcançar a vitória.

Espero que este jogo tenha despertado o interesse de vocês e que possam jogá-lo futuramente, recomendo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On