Jogador Número 1: Um Universo de Possibilidades

Tive o grande prazer de assistir com antecedência à Jogador Número 1 no Cinépolis do JK Iguatemi. Filme que irá estrear dia 29 de março nos cinemas.

A produção trata-se de uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, que foi escrito por Ernest Cline em 2011. Esta  foi dirigida por ninguém menos que Steven Spielberg, com roteiro de Zak PennErnest Cline, e conta com as atuações de Olivia Cooke (Samantha Evelyn Cook / Art3mis), Letitia Wright (Reb), Tye Sheridan (Wade Owen Watts / Parzival), Hannah John-Kamen (F’Nale Zandor), Ben Mendelsohn (Nolan Sorrento), T.J. Miller (i-R0k), Simon Pegg (Ogden Morrow / Og), Lena Waithe (Aech), Mark Rylance (James Donovan Halliday / Anorak).

Jogador Número 1 04

A história de ficção científica se passa em um futuro próximo, no ano de 2045. O mundo passou por inúmeras crises e quase toda a população se refugia e vive dentro do OASIS, uma realidade virtual que não é simplesmente um jogo, mas sim todo um universo onde o mundo se apoia. A população utiliza-a para a realização de grande parte das atividades comuns a vida humana, tanto o comércio quanto ensino, lazer e cultura, assim como muitas outras coisas, são praticados dentro deste universo virtual. Seja pela facilidade, seja pela fuga da realidade (difícil) ou pela liberdade proporcionada, o OASIS se tornou a realidade para quase toda a população.

Jogador Número 1 15O criador multimilionário desta realidade, James Donovan Halliday, deixou um vídeo de testamento que abalou o mundo: quem achasse um easter egg ( segredos escondidos em programas, sites ou jogos eletrônicos) que ele havia deixado em algum lugar do OASIS, herdaria sua fortuna e teria total controle sobre a realidade virtual.

Ele criou o OASIS baseado em incontáveis coisas que gostava, dentre elas jogos preferidos, filmes, séries, músicas e afins; então há muitos mundos lá que são réplicas dos lugares usados como referências dele. Deixando apenas uma pista, ele escondeu três chaves que levariam à fortuna. Com tal notícia, iniciou-se a maior caça ao tesouro da história, mas sem nenhum sucesso após anos de procura.

Jogador Número 1 07

Ao passar do tempo, as pessoas foram se conformando de que não era possível encontrar tal tesouro e voltaram à suas vidas cotidianas. Apenas alguns continuaram a procura. E é neste cenário que um rapaz acaba descobrindo uma maneira de transpor o primeiro obstáculo e adquirir a primeira chave, o que faz com que imediatamente o mundo todo volte a fervilhar com a caça ao tesouro.

Vale ressaltar que esta é uma adaptação e com isso a história não é exatamente a mesma mostrada no livro, portanto, inúmeras mudanças foram feitas. Como a história é uma caça ao tesouro através de pistas, dicas e charadas, o livro possui grande parte da narrativa para descrever incontáveis referências de filmes, séries, jogos, músicas, comerciais, personalidades da década de 1980, pois foi a época da infância e juventude do multimilionário Halliday. E todos que estavam procurando sua fortuna, pesquisaram e analisaram todas as informações existentes arquivadas sobre a vida dele. Sendo assim o livro é repleto dessas referências e homenagens.

Jogador Número 1 05

Em contrapartida o filme tem um foco no mundo virtual em si e busca explorar seu apelo imaginativo e visual. Portanto, há uma mudança em relação às pistas, desafios e modos como são adquiridas e utilizadas as chaves. A parte de pesquisas, consultas e estudos das informações sobre Halliday ficaram bastante reduzidas e há uma maior quantidade de cenas com ação e trabalho visual do mundo virtual. Para uma proposta cinematográfica com foco no visual e ação, achei válidas algumas alterações feitas e a mudança de pontos-chave e importantes da história para serem mais atrativos no contexto de um universo deslumbrante.

Muita informação do livro não foi incluída no filme, mas entende-se que o volume de tais informações não caberia em um filme de apenas duas horas. Muitas referências de filmes, músicas, seriados e comerciais foram deixados de lado, mas por outro lado, uma quantidade enorme de outras referências foram incluídas no conteúdo novo que o filme traz, sendo literalmente impossível reparar todas as referências visuais do filme sem pausar algumas cenas para analisar. Por exemplo, a maior parte dos avatares do OASIS (a versão virtual de cada indivíduo) faz referência à algum personagem que conhecemos. Agora imagina em uma batalha envolvendo dezenas ou centenas de indivíduos, fica quase impossível reconhecer tudo em um piscar de olhos!

Jogador Número 1 06

O livro tem um tom mais informativo e sério e o filme mantêm parte disso e consegue incluir ação e cenas mais cômicas de modo plausível, o que me agradou bastante e fez com que desse várias risadas. No geral, as mudanças ficaram interessantes e gostei bastante do filme. Algumas informações inclusas ficaram sem explicação, mas foram poucas e não muito impactantes. Visualmente cumpre sua proposta e fica realmente muito bonita, a materialização do universo do OASIS me surpreendeu. A trilha sonora ficou legal também, com muitas músicas antigas e outras mais animadas e aceleradas para acompanhar as partes de ação.

Estava bastante receoso de que a história ficaria ruim com uma adaptação para cinema, mas provou ser uma boa, me agradou. Para todos os fãs de jogos, realidades virtuais, ficção científica e da década de 80, este filme lhes agradará bastante e reconhecerão muitas referências legais! Desejo uma excelente sessão à todos que assistirem o filme e prestem bastante atenção em tudo que aparece!

Jogador Número 1 16

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On