Indicação de Leitura | O Mundo Emerso

Falarei hoje sobre uma série de livros que gostei muito : Mundo Emerso. Esta série escrita por Licia Troisi, é composta de três trilogias que seguem uma cronologia na ordem em que foram lançadas. A autora tornou-se a escritora mais bem sucedida de fantasia da Itália, após vender 900.000 cópias dos livros somente na Itália, fora em outros países em que foram traduzidos (alemão, francês, holandês, russo, espanhol e português). Curiosamente, não consta haver uma tradução para o inglês. Ilustrações por Paolo Barbieri. No Brasil, está sendo vendido através da Rocco. Dessa forma, temos os seguintes arcos :

As Crônicas do Mundo Emerso

  1. A Garota da Terra do Vento  
  2. A Missão de Senar
  3. O Talismã do Poder

Crônicas do Mundo Emerso Trilogia

Mundo Emerso 07      Mundo Emerso 05     Mundo Emerso 21

As Guerras do Mundo Emerso

  1. A Seita dos Assassinos
  2. As Duas Guerreiras
  3. Um Novo Reino

Guerras do Mundo Emerso Trilogia

Mundo Emerso 08 Mundo Emerso 15

As Lendas do Mundo Emerso

  1. O Destino de Adhara
  2. Filha do Sangue
  3. Os Últimos Heróis

Lendas do Mundo Emerso Trilogia

Mundo Emerso 01 Mundo Emerso 04

Após a conclusão das Crônicas, iniciam-se as Guerras (quarenta anos depois). E as Lendas ocorrem cinquenta anos após as Guerras. Ambienta-se em um mundo fantasioso medieval, tal como em O Senhor dos Anéis e As crônicas do Gelo e Fogo. Personagens presentes em um arco, são referenciados ou estão presentes nos arcos posteriores, tornando mais envolvente e mostrando uma passagem temporal palpável no mundo e a constante evolução do cenário.

Falarei um pouco sobre o primeiro arco. Trata-se da história de um mundo tomado pela guerra, um tirano conquistando todo o continente e a cruzada pessoal de uma jovem em busca de respostas sobre o que e quem ela é. Seu caminho está destinado a trilhar muitas encruzilhadas e colidir com outros personagens importantes. Ela descobre que tem meios de intervir na conquista do tirano, porém não quer ter tal fardo em seus ombros e o tormento de seus antepassados tornam sua jornada muito rica em dilemas e aprofundam a personagem. A autora mostra personagens reais, com problemas, sentimentos, dúvidas, pontos fortes e fracos, e em constante evolução.

Um ponto interessante é que a autora trabalha bem não só um, mas cada personagem presente e dá profundidade à eles, tornando-os envolventes. Algo que fiz e acabou sendo interessante (na minha opinião), foi ler o segundo arco primeiro, pois eu não sabia da existência do anterior na época e após terminar as Guerras, li as Crônicas. Dessa forma, li sobre um mundo pós guerra e a trama dessa época e em seguida, li sobre o passado, como tal mundo foi moldado para ficar daquela maneira, todos os acontecimentos passados e todos aqueles referenciados e suas histórias. Ao meu ver, achei válido inverter a ordem das duas primeiras trilogias, porém, para as Lendas, recomendo ler por último mesmo.

Artbooks

Além disso, foram lançados dois Artbooks que ilustram maior parte dos personagens, criaturas e locais presentes nos livros, e mostrando em ordem cronológica. Além de contar resumidamente cada um e as histórias por trás deles. Por exemplo, tem personagem que aparecem diversas vezes nestes livros, pois mostra cada etapa na vida de tal personagem, diferentes idades e visuais no decorrer dos livros. Muito bonito e interessante. Porém, só foi lançado em italiano.

  1. Le Guerre del Mondo Emerso
  2. Le Creature del Mondo Emerso

Artbooks

 

Existem também quadrinhos sobre as Crônicas do Mundo Emerso, mas infelizmente apenas em italiano também.

Bom, esta foi uma primeira mostra deste trabalho e em breve  pretendo falar mais a fundo sobre estas e outras obras da autora !

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On