Indicação de jogo: Lords of Scotland

Imagine que o trono da Escócia está vazio e que os diversos clãs estão se mobilizando com esta notícia. E sendo um lorde com título, terras e homens à sua disposição, este é o momento de tentar clamar o trono para si. O problema é que você não será o único almejando o trono. Outros Lordes querem tomar posse também. Que a disputa comece!

Lords of Scotland 03O jogo Lords of Scotland criado por Richard James, tem como premissa disputas entre os clãs da Escócia em nome dos lordes. É um jogo para ser jogado entre duas e cinco pessoas. Mas pessoalmente recomendo quatro ou cinco pessoas. Torna o jogo muito mais interessante e disputado. Tempo médio das partidas é de 30 minutos.

Lords of Scotland 04O objetivo do jogo é agregar primeiro um certo valor de “supporters” (Apoiadores) dos clãs, para conseguir comandar os clãs e reivindicar o trono . Isso é feito através de “skirmishes” que seriam batalhas travadas a cada turno. Quem tiver o “exército” mais forte no final de cada turno, escolhe primeiro qual supporter irá adquirir naquele turno. Assim, juntam-se os valores dos que foram adquiridos para determinar quando o jogo acaba.

Cada clã possui 12 cartas de membLords of Scotland 05ros, sendo cada um com um valor entre 1 e 12, além de cada clã possuir uma habilidade única deles. Cada turno é composto de 5 rodadas, que  são feitas de forma alternada entre os jogadores. Ou seja, começando com o primeiro jogador, ele revela uma das cinco cartas fechadas do turno e aí cada jogador faz uma ação e passa a vez para o próximo, até que volte para o primeiro jogador e ele inicie outra rodada, e até que cada um tenha realizado cinco ações e as cinco cartas tenham sido abertas.

Lords of Scotland 02As ações possíveis são : usar una carta de clã da sua mão aberta ou fechada, comprar uma das cinco cartas da rodada, mesmo que esteja com sua face voltada para baixo. Toda vez que uma carta de clã é jogada com sua face para cima, se não houver outro membro do mesmo clã mais forte na mesa, pode-se utilizar a habilidade do clã. Caso contrário, apenas seu valor será utilizado naquela rodada. Se jogar uma carta com sua face voltada para baixo, não pode utilizar a habilidade do clã e apenas seu valor será revelado e contabilizado no final da rodada.

Outra mecânica interessante é que, se um jogador tiver em seu exército cartas de apenas um clã no final de cada skirmish, ele dobrará o valor das cartas! Afinal, maior será a união e entrosamento das suas tropas!

É um jogo divertido, fácil de aprender e jogar, e pequeno para fácil transporte. Além da arte ser bem legal e ter uma jogabilidade bem dinâmica e bem estruturada. Vale à pena experimentar!

Nota-do-crítico-5

 

 

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On