Guy Delisle e suas crônicas

Fala nerds, beleza?

Hoje vou largar um pouco os games para fazer um post sobre HQ. Nunca fui um adolescente que acompanhou assiduamente os quadrinhos de super heróis. Minha educação “quadrinística” veio depois de trabalhar no mercado editorial. Na empresa em que eu trabalhava recebíamos quadrinhos para divulgação e acabava pegando-os para ler.

Assim conheci as Graphic Novels. O termo, popularizado por Will Eisner, refere-se aos romance contados em forma de quadrinhos. Muitos quadrinistas seguem essa categoria, mas um deles na minha opinião se destaca: Guy Deslile. Ele é um animador/cartunista canadense que lançou diversos títulos como: Shenzhen, Pyongyang, Crônicas Birmanesas e Crônicas de Jerusalém, todos estes títulos traduzidos para o português.

A esposa de Deslile trabalha no Médicos sem fronteiras e, por conta disso, acabaram passando por Myanmar onde ele escreveu Crônicas Birmanesas, em 2005. Em 2009, ele completou um ano em Jerusalém, novamente acompanhando sua esposa, onde escreveu o Crônicas de Jerusalém, um best-seller que ganhou o prêmio de Melhor História em Quadrinhos do Festival Internacional de Angolema, na França.

CronicasJerusalem

Ele trabalhou em diversos estúdios pelo mundo como China, Coreia do Norte e França, o que o proporcionou conviver com diversas culturas diferentes. Seus quadrinhos são basicamente a narrativa do choque cultural vivenciado em suas viagens. Uma das suas características principais é a forma de ironia usada pelo personagem, em que as mínimas atitudes se tornam grandes sacadas na narrativa. Um bom exemplo é quando ele sobe de sapatos em cima da cama em Pyongyang (Coreia do Norte), uma cidade que fica em um país totalitarista excessivamente regrado. Ou o fato de ele gostar de desenhar muros em sua estadia em Jerusalém, um país conhecido por ser extremamente dividido. Parece bobo, mas é este tipo de detalhe que torna os quadrinho de Guy inteligentes e geniais.

Quanto ao aspecto gráfico, posso dizer que ele faz parte da mesma escola que Marjani Satrapi (Persépolis, Frango com ameixas e Bordados) e David B. (O Epileptico). Grafismos e ilustrações simples se tornaram uma identidade forte nos seus trabalhos, tanto nos quadrinhos, quanto nas suas animações.

Se quiserem saber mais sobre o trabalho desse artista genial, acessem o blog dele e leiam seus quadrinhos. Vocês não vão se arrepender.

www.guydelisle.com

Nerd: Mauro Kawasaki

Nerd? Designer gráfico, perfeccionista, japonês do paraguai e não passa do rank 6 no hearthstone. Não come nada cru. Adora um churrasco, feijoada, picanha na chapa e gordices em geral. Buscando por conhecimento e na correria atrás dos seus sonhos.

Share This Post On