GTA V (Modo Online) | Nerd Review!

 

Fala galera, NN Victor aqui!

Como já havia avisado, eu não poderia simplesmente fazer o review do GTA V num único pacote. Afinal, o jogo possui tanto conteúdo que seria praticamente impossível analisá-lo sem fazer algumas divisões. Optei por fazer o modo história primeiro e agora dar uma olhada no online.

Assim como na semana passada, os pontos de análise serão os mesmos. Para você que perdeu, vou colocar aqui novamente como irei estruturar os pontos de análise nos reviews de video game:

 

1 – Apresentação

É como o jogo é apresentado ao jogador, seja a qualidade das cutscenes, os gráficos, o ambiente que o jogo traz em termos de iluminação e sombras, além da qualidade de texturas e animações.

2 – História

Aqui avaliarei as linhas de diálogo, a construção dos personagens, e também considerarei a história como um todo, sendo atrativa e interessante, ou não.

3 – Gameplay

O pilar mais importante obviamente. It’s all about the gameplay! Avaliarei a jogabilidade, os controles do jogo, se ele é fluído ou travado, se acontecem muitos FPS drop, e também a quantidade de conteúdo disponível para o jogador.

A ordem de importância que darei é exatamente a que já listei. O menos importante é a Apresentação sendo o mais importante o Gameplay.

Vamos lá?!

Nerd Review - Apresentação

 

Vocês devem estar se perguntando “por que ele vai analisar a apresentação de novo?! É igual a do modo história!” Pois é, amiguinhos, a apresentação é diferente no modo online. É perceptível como os gráficos do jogo tornam-se um pouco mais quadrados e perdem um pouco também daquele toque de realidade que a Rockstar concebeu no modo história. Isso provavelmente foi feito para não prejudicar o gameplay, afinal, a dimensão do mundo continua exatamente igual e, se os gráficos continuassem na mesma proporção, teríamos um grande drop de FPS (Frames per second).

Nerd Review - Images 01

Apesar da diminuição da qualidade, o jogo ainda continua muito bonito e prazeroso de se olhar durante alucinantes perseguições ou ao voar de helicóptero.

A quantidade de cutscenes também diminuiu quase a zero. As únicas que aparecem são quando terminamos missões ou então quando algum personagem novo aparece no jogo para lhe dar novas missões. A qualidade, no entanto, continua exatamente igual ao modo história, e caso vocês se lembrem, era um dos pontos negativos que citei na semana passada. A minha impressão sobre a apresentação do jogo é que a Rockstar se preocupou mais em adicionar conteúdo, afinar o gameplay e corrigir erros nos servidores do que criar novos filmes para cutscenes. Não considero isso um ponto negativo, afinal devemos prezar para um gameplay perfeito, no entanto seria muito legal ter grandes filmes no modo online, assim como temos no modo história.

 

Nerd Review - História

 

Como falei na semana passada, a história do GTA V não é maravilhosa, e isso se repete no modo online. Porém, aqui não temos 3 personagens que nos cativam de verdade, mas temos apenas 1 personagem que não tem passado, não sabemos o que fazia da vida, e NÃO TEM UMA LINHA DE FALA NO JOGO INTEIRO!!

Nerd Review - Images 02

Isso foi o que me deixou mais fulo da vida. O personagem que você cria não fala absolutamente nada, também não mostra interesse por absolutamente nada, enfim… a Rockstar realmente poderia ter adicionado alguma voz genérica para os personagens e criar um sistema para definirmos o passado do personagem, suas atividades, opções de fala, mas não. Na minha cabeça eu teria um personagem com “um passado marcado por dificuldades familiares que se muda para Los Santos. Lá ele mostra seu talento como piloto de carros por conta dos rachas que tirava na adolescência com o carro do pai. Até um dia que o pai descobre e, como sempre voltava bêbado para casa, desconta a raiva em sua mãe. Nesse momento meu personagem roubaria a arma escondida do pai e derrubaria ele com dois tiros no peito, então fugiria para Los Santos para encontrar seu primo Lamar.”

Não foi difícil escolher um passado para meu personagem, muito menos seria adicionar uma voz genérica para os personagens masculinos e outra para os femininos. Muito menos seria adicionar algumas linhas de fala onde o personagem demostra sua personalidade.

O que salva esse modo história são os personagens que você conhece. Eles sim são divertidos e tem diálogos e conversas, além de demostrarem uma forte ligação com o modo história. Os personagens principais do modo história também aparecem no online, e continuam ainda com os mesmos problemas e personalidades. Essa forte ligação entre os dois modos de jogo que acaba salvando a falta de personalidade do seu próprio personagem.

 

Nerd Review - Gameplay

 

O começo do GTA V online foi bem problemático. Os servidores não aguentaram a quantidade de jogares, inumeros bugs, usuários perdendo seus personagens, enfim, foi uma loucura total. Alguns dias depois a Rockstar começou a lançar patches de correção, e hoje o jogo já está muito mais estável e prazeroso de se jogar. Os sistemas do jogo também já estão funcionando bem, como por exemplo, o sistema de gangues e criador de corridas.

Nerd Review - Images 03

Em questão de gameplay ele é muito parecido com o história, mas vou salientar as diferenças. No modo online, você está num servidor com mais 15 players. Os players agora também tem reputação, ou seja, caso você seja aquele jogador sem noção que gosta de atacar todo mundo, você será colocado em servidores com pessoas sem noção também.

Agora também existem MUITAS outras propriedades para serem compradas, desde garagens até apartamentos super luxuosos. As lojas de armas também estão bem balanceadas, o jogador, conforme sobe de nível, pode comprar novas armas, porém quanto melhor a arma mais cara ela é. Quando eu digo que a arma é cara, é porque ela realmente é cara. Uma sniper básica chega a custar 28k.

O grande ponto positivo aqui é o sistema de missões. É muito fácil fazer missões com os seus amigos e organizar um time para um missão complexa. O sistema está funcionando muito bem e não tive problemas em juntar aqueles 4 ou 5 comparsas para roubar um avião na base militar.

Outros pequenos detalhes também deixam o jogo extremamente divertido, como por exemplo o mecanismo de seguro de carros. Você pode dirigir tranquilo agora sem perder os seus carros, desde que eles tenham rastreador e seguro. Um grande problema do modo história era justamente o medo de perdermos os nossos melhores carros, mesmo eles estando salvos em nossas garagens. Agora no modo online isso acabou, você pode comprar as melhores máquinas e colocar o seguro. A propósito, a quantidade de carros no modo online é MUITO maior que no modo história.

No geral, o gameplay é extremamente prazeroso. Não existe coisa melhor que usar o microfone para fazer um plano de ataque numa base militar com seus amigos, ou então contar até 3 para que todos atirem ao mesmo tempo e a missão torne-se mais fácil. Ou até então, gritar com os NPCs da cidade para que eles lhe entreguem o dinheiro mais rápido! Todas esses pequenos detalhes tornam o jogo incrível. Eu diria que o gameplay do modo online chega ser até mais divertido que no modo história, quando conseguimos driblar algumas falhas no servidor, é claro haha!

 

Apresentação – 8.5

– Gráficos foram reduzidos, além da quantidade de cutscenes

+ Apesar da redução da qualidade, eles ainda são bonitos e nos deixam imersos no jogo

História – 6.5

– Não há história/passado/personalidade para seu personagem

– Não há nenhuma linha de fala para seu personagem

+ Forte ligação entre a história do modo online/história

Gameplay – 9

– Servidores ainda apresentam algumas falhas

+ Sistemas e detalhes do jogo são absolutamente divertidos e funcionam corretamente

+ Não há perda de FPS durante as cenas congestionadas de players

+ Sistema para encontrar amigos é fácil e funciona muito bem

Nerd Review - Nota Final

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On