Ghost Wars: O que os Fantasmas Farão?

A Netflix está exibindo uma nova série de terror chamada Ghost Wars. Composta de 13 Episódios de 40 minutos cada, a história acontece em Port Moore (uma cidadezinha isolada nos Estados Unidos) que é onde o rapaz Roman cresceu sendo mal visto e taxado como um louco, estranho e má influência, pois alega poder ver fantasmas.

Ghost Wars 06Por causa do preconceito e isolamento que sempre sofreu, Roman resolve ir embora de vez da cidade e tentar ter uma vida mais tranquila e normal em outro lugar. Afinal, quem gostaria de permanecer onde se sente um pária? Mas um terremoto impede que vá e quase o mata. Depois disso, espíritos das pessoas começam a ficar agressivos e atacar os vivos. Ele se vê preso ali e correndo contra o tempo para descobrir o que está acontecendo na cidade.

É bem interessante ver o que o medo e o preconceito podem fazer com as pessoas. Como podem corrompê-las e, com isso, fazerem coisas horríveis e inimagináveis. Pessoas se recusam a acreditar em certas coisas, não importa o quanto mostre o contrário, e somente quando suas vidas são ameaçadas que reconsideram. Como por exemplo, pessoas morrem sem explicação na cidade, mas o medo faz com que alguns moradores coloquem a culpa no Roman e tentam fazer algo com o rapaz. O que isso tem a ver com o que está acontecendo na cidade? Não tem lógica esse tipo de reação, mas as pessoas tomam atitudes incoerentes quando estão ameaçadas.

Ghost Wars 02O que você faria se não conseguisse mais discernir o que é real e o que não é? Coisas que vê sendo apenas peças pregadas em sua mente, tentando te levar à loucura ou à morte? Eu particularmente não sei exatamente como reagiria, mas creio que tentaria não acreditar em algo muito estranho que acontecesse.

Vemos aqui, que a fé e a crença estão fortemente ligadas ao instinto de sobrevivência das pessoas e que, para continuarem vivas, aceitam e recorrem ao que anteriormente mantinham distância e criticavam. Claro que ao mesmo tempo há pessoas que acabam fortalecendo sua antipatia e preconceito com algumas coisas, procurando um culpado para o que acontece e acabam se tornando mais agressivas e violentas. De certa forma, às vezes é engraçado, às vezes é irônico e às vezes é triste ver que uma pessoa que a vida inteira teve preconceito sobre alguém, sempre zoou ou sacaneou aquela pessoa, no momento em que algo ameaça sua vida, esquece tudo de ruim que fez, e passa a acreditar e pedir ajuda para o mesmo indivíduo que era seu “alvo”.

Ghost Wars 04Gostei como colocaram que até os mais ligados à fé, podem falhar e serem movidos pelo medo, que ninguém está isento de culpa ou erros. Mas algo que achei que podiam ter trabalhado mais é em relação ao próprio Roman, que poderiam ter feito ele ter mais reações mostrando o que está sentindo ou pensando. Em contrapartida, gostei bastante da personagem Meggie, achei ela bem carismática e interessante. Acho que conseguiram explorar bem o papel dela. Confesso que fiquei revoltado em alguns momentos, com a insistente recusa de alguns personagens com as coisas estranhas que estão acontecendo com eles ou ao redor deles. Como é possível alguém simplesmente ignorar algo bizarro que tenha presenciado? Não entra na minha cabeça o quanto as pessoas podem ser cabeça dura com essas coisas.

Ghost Wars 03Em meio  esse turbilhão caótico de mortes, aparições, medo e mistério, Roman procura descobrir mais sobre seu passado, sua mãe e sobre o porquê de conseguir fazer o que faz. Uma jornada de esclarecimento e aceitação para este jovem.

No começo, a trama se desenvolve de forma mais lenta e com mais mistério envolvido. Conforme passam-se os episódios, a trama toma um ritmo mais acelerado e com um tom mais para o terror, e medo, pois os fantasmas ficam mais agressivos. Inclusive, há cenas meio fortes ou impactantes, conforme os fantasmas ficam mais “ativos”. Mas gostei do ritmo que a série teve e a crescente aceleração dos acontecimentos e desespero dos personagens. A trilha sonora deu um bom clima para se trabalhar a história e me agradou, e o cenário e visual ficaram legais também, me agradaram.

Apenas alguns detalhes ou pequenas partes que não gostei, mas não estragaram minha experiência. Portanto, gostei da série! Esta série é um prato cheio para os amantes do sobrenatural, mistério, terror e fantasmas. Aconselho assistirem à noite e no silêncio rs.

Nota-do-cr9ítico-4

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On