Game Of Thrones não é Crônicas de Gelo e Fogo

Fala Khalasar! Beleza?

Vou ser direito: Game Of Thrones NÃO É As Crônicas de Gelo e fogo… e você leitor (dos livros), não ama ou tem qualquer direito a mais sobre a obra do que quem apenas viu a série!

Eu vejo muita gente reclamando sobre os rumos que a história tomou, principalmente após a sexta temporada (e sétima então, nem se fala). Eu entendo e concordo que ela ficou muito mais hollywoodiana, mas acreditar que a história será COMPLETAMENTE diferente nos livros e que Martin será um anjo vingador, é ingenuidade.

Alguns pontos para se pensar:

  • Lembra-se que foi MARTIN que foi atrás da HBO (isso está nos extras do documentário da temporada 1).
  • Inclusive, quando o contrato foi firmado, Martin teve que contar para os produtores o final da história. E baseado em tudo o que ele já havia escrito e nos fatos relatados à eles, foi estimado que eles teriam cerca de 73 horas de show (que bate exatamente com o número de episódios que serão produzidos no total, ao chegar no final da temporada 8). Ou seja, Martin contou a eles uma história macro, eventos importantes (como algumas mortes e guerras) e como tudo terminava. Provavelmente eles contaram que ele iria terminar os livros e teriam material para mais detalhes, o que não aconteceu. Então, começaram a ser virar com o que tinham.

Pessoalmente eu acho que eles tiveram muito respeito pela obra, inclusive ao decidirem fazer as 2 últimas temporadas menores. Eles poderiam  enrolar por mais 3 ou 4 temporadas tranquilamente, pra continuar fazendo dinheiro. A atitude tomada foi a de trabalhar com o que já sabiam e se for pra produzir mais algo, que sejam spin offs.

É nítido que houve uma mudança a partir da temporada 6? Claro, mas existem coisas melhores na série também. O engraçado é que tem muita gente que fala mal, mas amou Batalha dos Bastardos sem perceber que ela tem chance de acontecer no livro, mas com muito mais perdas do lado de Jon Snow.

O próprio Martin já admitiu que prefere algumas coisas da série, como por exemplo a morte de Ned. Martin nunca falou mal da série, até porque seria muita hipocrisia. Quem falou mal foi a Linda Antonsson, consultora de Martin nas obras. No máximo ele disse que tem certas coisas que ele preferia que não tivessem sido mudadas, mas que sabia que seria assim quando concordou com a ADAPTAÇÃO.

Adaptação não é algo que tem que ser totalmente fiel, mas é claro que também não pode ser só o nome (né A TORRE NEGRA?).

Existem coisas em adaptações que ficam melhores que nos livros. Em O SENHOR DOS ANÉIS, a AJUDA DOS ELFOS em AS DUAS TORRES ficou MUITO LEGAL no filme e funcionou. O que é bem diferente do livro (e no livro funciona muito bem do jeito que é).

O que não podemos é ficar comparando obras diferentes e ficar usando argumentos do livro pra atacar a série. Livro é livro. Série é série.

Isto fica feliz em ser útil!

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On