Game of Thrones e a Guerra das Rosas

Alguns dizem que a fantasia deveria ser simplesmente fantasia, já outros dizem que é necessário um pouco de realidade. As crônicas de Gelo e Fogo conseguem fazer com que, enquanto acompanhamos algumas parte do drama e algumas partes da história, esperamos ansiosamente que os dragões cheguem. Afinal de contas, não seria foda se, no meio de uma das guerras mais sangrentas do Reino Unido, aparecessem alguns White Walkers?

Entre 1455 e 1485, as famílias York e Lancaster – cujos símbolos são Rosa Branca e Vermelha, respectivamente – lutaram pelo trono da Inglaterra. Mas a cor das rosas não é só a única coisa que pode ser comparada entre a guerra sangrenta dos Starks e Lannisters e a luta pelo trono inglês.

Nenhum Eddard Stark foi decapitado para que uma família se levantasse contra a outra na Guerra das Rosas, ao invés disso, o que aconteceu foi realmente uma luta pelo trono. Afinal, tenho certeza de que o materialismo não nasceu na nossa era pois os nobres medievais já eram tão materialistas quanto conseguiam ser e eram capazes de estender uma guerra por anos sem calcular os problemas disso. Agora, me pergunto: cadê o Tywin para finalizar a guerra pagando um assassino para matar alguém em um casamento? Bom, peneirando, aqui vão minhas comparações entre  realidade e a fantasia de tal período:

Edward IV e Robert Baratheon: Como Robert Baratheon, Edward IV era quem estava perto de várias famílias nobres. No caso de Robert, ele estava perto dos Stark, Lannister e Arryn, famílias que embora fiéis a ele, odiavam-se. Com a morte de Edward IV, a desconfiança e a sede de poder aumentaram e o conflito chegou a fatalidade.

Richard de York, Richard III e Ned Stark: Ned Stark é nobre demais para ser inspirado em uma pessoa apenas, mas podemos encontrar algo de Richard III e Richard de York em sua trama, especialmente por causa dos conflitos desencadeados com os Lancasters (a rosa Vermelha) e da crise após a morte de Edward IV.

The White QueenElizabeth Woodville e Cersei Lannister: Elizabeth era de uma família que lutou contra Edward IV. Dizem que era extremamente sedutora com seus olhos azuis e longos cabelos dourados. De acordo com os “boatos”, Elizabeth conheceu Henry quando o mesmo estava em uma viagem de caça. Ao vê-la, Edward ficou enfeitiçado e até tentou estuprá-la, mas falhou e para conquistá-la, Edward concordou em se casar!

Por um longo tempo, o casamento foi mantido em segredo, portanto não foi muito diferente do casamento de Robb Stark, que, de alguma forma, levou a dinastia à ruína. No caso de Elizabeth, o casamento impediu um pacto com a França e fez com que alguns dos nobres mais próximos se rebelassem contra o rei e causou a morte de seu pai e um dos irmãos.

Voltando a falar sobre Cersei Lannister, apesar de rumos diferentes, as duas possuem algo que deve ser respeitado em seu contexto: elas colocaram suas necessidades e as necessidades de sua família acima de todos os outras. Também foram suficientemente talentosas a ponto de exercer poder na Era Medieval.

Se você se interessar nas comparações, não só por Game of Thrones, mas pela história em si, aconselho que assista The White Queen (uma série da BBC que conta a história da Guerra das Rosas).

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On