Fugindo do comum: Overlord

Trata-se de uma série de anime nova, escrita por Yukie Sugawara e dirigida por Naoyuki Itõ, do estúdio Madhouse e distribuída pelas Madman Entertainment e Funimation.

A trama inicia-se dentro de um DMMORPG (Dive Massively Multiplayer Online Role Playing Game – mmorpg de realidade virtual ou ampliada) chamado Yggdrasil, em seu último dia de funcionamento. Após 12 anos de seu lançamento, finalmente o jogo será encerrado e servidores desligados.

Um jogador dedicado, cujo nome de personagem é Momonga, resolve honrar todo o tempo gasto e investido neste jogo e nas amizades nele cultivadas. Assim, permanece online dentro do mesmo até o último segundo, aproveitar até o fim.

Overlord 05Porém, ao fim da contagem para o encerramento onde tudo fica escuro, ele volta a ativa instantes depois como se nada tivesse sido desligado. Estranhando e ponderando sobre um cancelamento do encerramento, tenta acessar funções de mensagens e contatos, sem sucesso. Diversas funcionalidades e comandos desaparecem e percebe que os Npcs (non player characters – personagens não jogadores) parecem muito mais vívidos do que deveriam. Ao que tudo indica, aquilo parece que se tornou real, de alguma forma.

Até esse ponto, isso pode lembrar outros títulos com esta premissa, como por exemplo Hack Sign ou Sword Art Online. Mas heis o ponto interessante: Ele era o líder de um clã constituído exclusivamente de personagens inumanos adquirido nível máximo do jogo e sua guilda possuía um dos artefato mais poderosos do jogo. A base da guilda era a Grande Tumba de Nazarick, uma vasta e complexa masmorra. Visualmente e em poder e conquistas e aquisições, era o vilão perfeito de final de um jogo com seu covil absurdamente protegido, tesouros inimagináveis, poderosos asseclas e subordinados espalhados em cada um dos andares  prontos para barrar qualquer intruso. Este é o personagem principal da história.

Overlord 03

Momonga se vê preso no corpo de seu personagem: um lich (poderoso mago morto-vivo). Como se não bastasse, ele nota, aos poucos, que tanto sua mente quanto seus sentimentos e modo de agir não mais parecem de uma pessoa normal, um ser humano e isso o preocupa e intriga ao mesmo tempo. Com isso, precisa manter a posição de superior e soberano da tumba e seus subordinados, descobrir o que está acontecendo e onde está, pois fora de sua tumba percebe que não é mais o local onde deveria estar dentro de Yggdrasil nem na vida real, e que se encontra em outro lugar totalmente diferente e desconhecido.

 

Overlord 04Nesta série, vemos a trajetória de um indivíduo facilmente identificável como um super vilão, e não do clássico herói, como de praxe. É interessante a abordagem, um ponto de vista não convencional de um cenário fantasioso. No desenrolar da história, ele vai explorando cautelosamente cada vez mais este novo mundo e aprendendo o máximo que pode dele, para descobrir se outros jogadores de Yggdrasil estão ali e poder futuramente ter mais influência sobre tudo e conquistar o máximo que puder.

Então, se quer fugir da fórmula padrão de histórias sobre heróis, donzelas em perigo ou gosta do “lado negro da força”; personagens inteligentes, engenhosos, esquemáticos e calculistas, este anime é altamente indicado!

Bom divertimento e espero que gostem deste nova série!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On