Fahrenheit 451: Conhecimento é Perigoso

O filme situa-se em um futuro não muito distante onde algumas coisas extremamente importantes foram deturpadas: a população como um todo é manipulada e controlada por um regime, mas de maneira muito mais chocante e radical do que vemos na realidade ou em outras histórias.

Fahrenheit 451 01Vemos uma sociedade condicionada a seguir um protocolo ditado pelo governo e a abolição de conhecimento no geral. Nesta versão da sociedade, os bombeiros devem colocar fogo ao invés de apagá-lo. Mas isso especificamente em relação aos livros e conhecimento escrito. É posto como algo extremamente ruim que corrompe e enlouquece as pessoas. Por isso deve ser extinto.

É uma distopia muito chocante, parar para pensar em como o controle e omissão de conhecimento podem influenciar e moldar toda uma sociedade. O quão perigoso é o poder de indução e condicionamento, principalmente em uma escala tão ampla como é mostrado no filme.

O livre-arbítrio e liberdade de expressão são considerados heresias e punidos com prisão e perda de cidadania. Dá para imaginar isso? As pessoas ficarem felizes em não terem suas próprias opiniões e não poderem ter nenhum registro de seus pensamentos, expressão de arte ou individualidade?

Fahrenheit 451 03Nesta sociedade é mostrado tal condicionamento desde a infância, assim, as pessoas crescem sem saber o que é liberdade e portanto, não anseiam por isso. O que pode acontecer, caso pessoas que cresceram acreditando nisso, descobrem que não é exatamente a verdade e há muita coisa por trás disso? Os resultados podem ser desastrosos ou esperançosos, dependendo do ponto de vista.

Mas é interessante o que a trama nos mostra, sobre como diferentes pessoas lidam com tal choque e com a verdade. É possível saber a verdade e ainda assim defender tal sociedade sem peso na consciência? É possível rebelar-se contra a sociedade, mesmo sabendo que isso significa perder tudo, até a própria identidade e direitos? Arriscar a própria vida com isso? E como pessoas de cada tipo estão presentes nesta sociedade e como sobrevivem.

Fahrenheit 451 02Alguns pontos morais são colocados em jogo aqui: manter-se como um indivíduo da sociedade ou arriscar ser preso, morto ou tornar-se um pária para defender a liberdade e conhecimento de outrora? Como é possível acreditar em algo que sua vida inteira foi dito como verdade, mas lhe é mostrado como uma mentira? O que fazer para provar o que é real e o que é inventado? Em quem deve-se confiar?

O filme me surpreendeu com sua visão, em como lidou com tal assunto e em como o desenvolveu. Gostei da profundidade e o clima utilizados, apenas alguns detalhes poderiam ter sido executados ou mostrados de outra maneira, mas são detalhes.

No decorrer do filme, achei algumas partes meio forçadas ou até extremas, mas não comprometem a obra. O desfecho achei em parte um clichê, em parte interessante e condizente. Faltaram algumas informações para entender algumas peças da trama, mas dá para se deduzir ou ter uma noção do que seriam.

Recomendo assistirem e tirarem suas próprias conclusões e reflexões!

Nota-do-cr9ítico-4

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On