Esquadrão Suicida v Rotten Tomatoes v DC: A Origem da Discórdia

Meses de espera, mil trailers, músicas maravilhosas e cá estamos: temos finalmente Esquadrão Suicida em (quase) todas as salas de cinema do mundo, ou seja, é aquela época maravilhosa onde deveríamos estar nos abraçando porque mais um filme de quadrinhos foi realizado, mas não aconteceu. Em algum ponto perdemos o foco, o dia da confraternização mundial não veio, estamos de novo fazendo a mesma coisa que Batman v Superman.

De um lado, temos a crítica ‘’especializada’’ que não evita de descer seus maravilhosos 2/5 ou 5/10, e temos os amigos do lado azul da força, querendo fechar o Rotten Tomatoes, o site de crítica americana já famigerado em ‘dar’ notar baixas para os filmes da DC, o que acaba prejudicando a bilheteria americana que se importa bastante com críticos e em partes, a brasileira que segue no mesmo fluxo atualmente.

maxresdefault

Não farei uma analise completa de Esquadrão Suicida, temos um ótimo vídeo do Carlos e o Schaeppi falando sobre o assunto aqui no canal do Novo Nerd, assim, cabe aqui minhas opiniões sobre o filme de uma forma extremamente reduzida e breve.

Esquadrão Suicida é um filme divertido. Ele te fornece o básico que é a ação, apesar do tom que muda rapidamente de algo animado logo em seu começo, caricato e extremamente divertido, para algo mais ‘’denso’’ com a típica palheta de cor dos filmes da DC, cinza e preto, o que quebra o clima do começo.

Ocorre uma falta de aproveitamento gigantesco de personagens, como Katana. Apesar de terem sido magnificamente bem adaptados, acabaram dando um foco quase exagerado na Arlequina e no Pistoleiro, além do Coringa medíocre do Jared Leto que mais parece um cafetão do que um psicopata, cuja motivação central é resgatar sua namoradinha.

Em resumo? É problemático, mas não é um filme intragável! Temos uma Viola Davis afiada no seu papel, uma Margot Robbie confortável fazendo uma maluca, além do velho carisma do Will Smith agindo, portanto, qual o problema de Esquadrão Suicida? Afinal, apontaram erros no tom, erro de continuidade, e de potencial desperdiçado, como se Guerra Civil tivesse cumprido com sua tarefa.

3103474-4+suicidesquad

Mas seus problemas fundamentais moram em outro lugar começando num outro longa chamado Guardiões da Galáxia. Aquele mesmo que ninguém esperava nada e um dia depois, todo mundo estava caindo de amores pelo Baby Groot e cantando Hooked on a Feeling. De zero à dez num dia só e ainda mantém sua coroa de melhor filme da Marvel. 

Mas a critica é incapaz de perceber que a magia de Guardiões foi ter chego de mansinho como quem não queria nada e o erro da DC foi vender (Suicide) como um Guardiões da Galáxia, e o da crítica o de ir com esse pensamento. Sendo agravado pelo seu antecessor Batman v Superman, com a mesma palheta e de cor já famigerada do universo DCEU, que foi pessimamente recepcionado pela crítica.

A Warner interpretou suas críticas de modo completamente equivocada, crendo que seu grande defeito foram a falta de piadas, o que é ridículo, afinal esse é o negócio da Marvel e sejamos francos, estamos cansados dessa receita de bolo, portanto, o diretor David Ayer foi obrigado a reescrever o roteiro em três semanas e refazer as filmagens, causando esse choque de mudanças. Além do próprio Jared Leto afirmando que muitas cenas dele foram cortadas, o que bate, afinal as primeiras fotos de gravação do filme, eram o Coringa espancando a Dr. Quinzel, um pouco antes de seu batismo nos produtos químicos.

Esquadrão Suicida não é um Guardiões da Galáxia: a equipe não opera igual, não temos nem sequer semelhanças entre personagens, o tom é outro. Enquanto a crítica não for capaz de fazer uma separação simples de que DC não é a Marvel (por mais que tente) e não deve ser comparada com ela de forma alguma, são universos, personagens e um ritmo completamente diferentes e dissonantes. Portanto, se achar o filme ruim, está no seu direito mas se não consegue compreender a diferença básica de universos, desista de ver filmes de herói.

8f53baa0-3a13-0134-0cc1-0a0b9a139ea7

E você, caro amigo dcnauta furioso com o Rotten Tomatoes, entenda algo que rege desde a antiguidade: não se mata o mensageiro só porque ele traz más notícias. O Rotten funciona como um apanhado de críticas, faz uma média das notas e simplesmente está repassando a mensagem, seja ela boa ou ruim, não se trata de nenhuma conspiração mirabolante para boicotar a Warner ou a DC. Ou que a Marvel está pagando os críticas, afinal ela teria que despejar uma boa grana pra fazer até a crítica brasileira não gostar, além dos americanos. Não seja egocêntrico amigo, o mundo não quer destruir a DC.

Por fim, só resta ao espectador regular aprender que não importa se a crítica diz algo, sua opinião ainda é mais importante, por mais que seu site favorito tenha dito que o tal filme é ruim (isso se aplica a Batman v Superman, X-Men Apocalypse e agora, Esquadrão Suicida).

Sua opinião é o que importa, ainda é o único capaz de dizer se algo é ruim ou bom, acima de tudo. Lembre-se que não existe só 8 ou 80, Não é assim que funciona cinema. Ainda é possível gostar de filmes ruins, ainda é possível achar um filme ‘’legalzinho’’.

Suicide-Squad-Comic-Con-Trailer

Geoff Johns (a.k.a um dos maiores roteiristas e agora diretor da DC) já está encarregado, a partir de Mulher Maravilha, para conduzir esse universo, não que isso significa que ele vá ter autonomia como Kevin Feige tem na Marvel, todavia, já é suficiente para se ter mais fé de que alguns problemas dos filmes da DCEU não ocorra novamente.

Por fim,  que venha Dr. EstranhoStar Wars Rogue One e todo o resto, sendo bom ou não, não importa, com toda a certeza eu vou ver todos no cinema, como deve ser feito.

Obs: Eu aposto com vocês, ó, aqui entre nós. Vai ter um Esquadrão Suicida Ultimate Edition, com certeza.

Nerd: André Arrais

Pseudo-Cult, apreciador de café, ama quadrinhos como ninguém, rato de biblioteca, gamer casual, não sabendo tirar selfie desde sempre e andando na contra mão dos gosto populares. Finge é cheio de testosterona, mas vive rodeado de gatos. Esse é o meu design.

Share This Post On