Dungeon Time | Análise de Jogo

Um grupo de aventureiros explorar uma Dungeon e sair com tesouros é meio manjado, certo? Mas e se tivesse que fazer isso com tempo contado e precisando completar missões no processo?

Pois bem, esta é a premissa de Dungeon Time: Um grupo de aventureiros adentrou uma Dungeon (Masmorra) e precisa sair o mais rápido possível antes que sejam pegos. E para isso, precisam completar missões e tomar cuidado para não ficarem sobrecarregados de itens!

Dungeon Time 03Vamos lá, o jogo funciona da seguinte maneira: é montado um monte contendo cartas de itens (12 ao todo, incluindo tochas, espadas, escudos, poções, mapas, entre outros) e cartas de missões (12). Desse monte é separado algumas cartas de itens e duas missões para serem distribuídas como cartas iniciais nas mãos dos jogadores. Os jogadores precisam colocar itens na mochila do grupo para que as missões sejam completadas com sucesso.

Mas para isso, é preciso que primeiro os itens sejam colocados, e depois, a carta de missão. Faz-se uma pilha de cartas que vão sendo colocadas na mochila, para depois serem resolvidas. Dungeon Time 02O problema: é preciso fazer isso em menos de 5 minutos! Uma ampulheta contabiliza o tempo decorrido e quando esgotar o tempo dela, encerra-se a fase de utilização de cartas e passa para a fase de resolução.

Dependendo de quantidade de pessoas que participam, aumenta ou diminui o número de cartas na mão de cada jogador. Mas independente de quantas cartas iniciais cada um tem nas mãos, sempre que uma é descartada, imediatamente compra-se uma nova do topo da pilha de compra. E é preciso chegar ao fim da pilha antes que se esgotem os 5 minutos! Nota importante: o jogo é em tempo real e simultâneo, ou seja, não existe turnos ou vez de cada jogador…. todos falam o que têm, missões que precisam ser feitas ao mesmo tempo! A pressão e confusão do tempo têm um impacto grande neste jogo!

Mais um agravante: a mochila dos aventureiros consegue suportar apenas 8 tipos diferentes de itens dentro dela e apenas 3 de cada um… Caso seja colocado mais itens do que isso… a mochila fica sobrecarregada e rasga, fazendo com que percam tudo e como consequência, perder o jogo!

Dungeon Time 09Ao entrar na fase de resolução, pega-se a pilha de cartas colocadas na mochila e resolve-se na ordem que foram colocadas, ou seja, da primeira colocada até a última posta. E como foi dito anteriormente, a cada item revelado, coloca-se em um dos oito compartimentos da mochila (podendo comportar até 3 do mesmo item em cada compartimento). E caso precise colocar um item e não tiver espaço livre para alocá-lo, a mochila rasga por excesso e os aventureiros perdem.

Mas a cada carta de missão revelada, verifica-se se todos os itens necessários para completá-la foram postos na mochila, se sim, a missão é completada e recebe-se uma recompensa de um item para o grupo que é colocado direto na mochila, então é bom tomar cuidado para os itens de recompensa não fazerem a mochila rasgar!

Dungeon Time 07Mas caso não haja itens suficientes para completar a missão, a mesma falha e é descartada e os jogadores tem a opção de retirar da mochila itens referentes aos da missão, para aliviar a carga da mochila. Este processo é feito até acabar a pilha de itens postos na mochila. Mas cuidado: é preciso completar um número mínimo de missões para se sair com sucesso da Dungeon… mesmo que o grupo termine a pilha de resolução sem estourar a mochila, mas não conseguiu completar o número mínimo de missões, ainda assim perdem.

Então, você tem o raciocínio rápido e a memória necessários para completar esta empreitada? Reúna companheiros confiáveis e de boa memória para tentar escapar desta Dungeon com sucesso! Dungeon Time 08O melhor deste jogo é o quão rápido e dinâmico ele é, pois os jogadores têm apenas 5 minutos para utilizar as cartas da pilha e depois descobrir se fizeram direito e cumpriram as missões que precisavam.

Outro ponto muito legal é que há diversos níveis de dificuldade e modos variantes do jogo para aumentar a vida útil dele e evitar ao máximo que as pessoas se cansem de jogar. Tem o modo campanha, onde conforme o grupo consegue completar com sucesso as  missões, sobe-se de nível de dificuldade e continua-se jogando. Há o modo com as cartas de personagens, que podem ser usadas durante a fase de resolução para ajudar o grupo. Há o modo de cenários, onde missões específicas são utilizadas para impor desafios aos jogadores.

Enfim, o jogo foi feito se pensando no interesse e diversão das pessoas, e garanto que cumpriu-se essa proposta! Recomendo à todos este frenético, caótico e divertido jogo!

Nerd Review - Nota

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On