Diversão Offline e Gencon: o Brasil no mapa dos jogos de tabuleiro!

Olá, pessoas queridas do meu coração! Tinha um post bacana filosofando mais uma vez sobre jogo de tabuleiro, mas não deu: tive que jogar fora pra escrever sobre esse fim de semana que passou. (Mentira, ta guardadinho, semana que vem eu posto!)

Esse final de semana foi incrível para quem curte jogos de tabuleiro. O maior evento americano de board games acontecendo em Indianópolis (aquela cidade onde tem uma corrida de carros famosa), a Gencon. E para não ficar para traz, a gente aqui no Brasil também teve evento! O maior evento nacional exclusivo de jogos de tabuleiro acontecendo, o Diversão Offline no Rio.

gencon

A abertura da Gencon sempre tem um tradicional lance de dados…

Primeiramente, eu queria mostrar que jogo de tabuleiro virou uma paixão. A GenCon está na 50ª edição  (como se pronuncia isso?). Quatro dias de evento, cerca de 140 mil pessoas. Vai mais gente jogar jogos de tabuleiro do que assistir as 500 milhas. Gente do mundo inteiro no que esta sendo anunciado (E eu babando querendo jogos de lá) e não só jogos de tabuleiro -, RPG, TCG (trading card games, os jogos de cartas colecionáveis como Magic, Pokemon, Battle Scenes, Yu-qi-oh), jogos de miniaturas. As pessoas separam 4 dias para jogar jogos analógicos, famílias vão para se divertir e amigos para competir, respirar esse hobby. Lançamentos e mais lançamentos, super produções, tudo com uma qualidade fantástica!

Legion

Lindo né? Star Wars Legions: um jogo de miniaturas, onde você controla exércitos e reencena batalhas como Hoth ou Endor (e cria as suas próprias)

Sword

Sword & Sorcery: não era um videogame? Bom, agora é um jogo de tabuleiro lindo!

Photosynthesis

Photosysnthesis: um jogo onde você controla… árvores! Então tem que fazer suas árvores crescerem, para impedir que a luz chegue nas arvores dos colegas… é, a natureza é cruel….

E o Brasil está começando com isso. Perto da GenCon, o maior evento nacional é menor – mais de 2.000 pessoas em dois dias de evento no Rio. Mas menor de tamanho não significa menor importância! Todas as principais editoras nacionais estiveram presentes mostrando lançamentos – cerca de 30 novos títulos anunciados lá. Pessoas conhecendo esse ambiente, outras o que é jogar num tabuleiro moderno e algumas pirando porque queriam muito determinado jogo em português, e ele  vai chegar aqui também.

DOFF

A galera no Rio jogando também!

E isso é o mais bacana! Dos lançamentos anunciados, vários foram em conjunto – la fora e aqui no Brasil (todos esses das fotos vão ser lançados aqui e lá simultaneamente). Não somos mais um mercado desassistido, onde coisas legais são deixadas de fora, porque foram desenvolvidas em outro país. Tem uma galera bacana trabalhando duro, não deixando o publico aqui para trás!

 Eu acho fantástico essa paixão. Em uma época que o videogame, o Netflix seu serviço de streaming favorito, as redes sociais estão cada vez mais presentes como entretenimento, eventos desses juntando amigos para interagir com um jogo físico é muito legal! Você se junta com seus amigos para jogar algo? Deveria começar, é a melhor diversão que você vai conseguir com eles!

;)

Entre para o nosso grupo no Telegram Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Ricardo Kuma

Ricardo Kuma é um cara que sempre gostou de coisas nerds. Sempre gostou de jogar videogame e jogos de tabuleiro. Gosta tanto disso que já trabalhou (ou trabalha?) com jogos e brinquedos em um passado não muito distante. Acha que entende alguma coisa disso, mas na verdade só fala muito sobre as coisas e não deixa os outros falarem... Também adora HQs e livros - embora tenha que proteger ele dos três donos da casa que mandam nele e obrigam ele a passear duas vezes por dia. Ele também acha estranhíssimo escrever sobre ele mesmo.

Share This Post On