Dicas para ser um Mestre de um RPG

As pessoas pensam: “Que legal criar uma história e narrá-la para o pessoal!”, mas não é tão fácil ou simples assim. Há uma série de coisas a serem consideradas e trabalhadas com isso.

Uma das coisas mais importantes é o conhecimento e familiaridade com o sistema que irá utilizar (D&D e GURPS são alguns exemplos ). Depois de se conhecer o sistema que vai usar, vem a parte mais complicada: lidar com os jogadores. é muito importante saber lidar e entender eles.

Dicas para mestrar 02Para a narrativa fluir bem e ser legal tanto para o Mestre quanto para os jogadores, é preciso equilibrar o que você quer e gosta com o que os jogadores gostam e querem ver no RPG. Pois não adianta você gostar de muita ação e batalhas se os jogadores gostarem mais de mistérios e investigações. Nesse ponto, o melhor é balancear: que tal fazer uma história repleta de mistérios e que as investigações provoquem combates e cenas de ação?

Tenha sempre em mente que jogadores infelizes tendem a abandonar uma mesa em que não estão se divertindo e por outro lado, se o Mestre apenas fizer o que os jogadores gostam e não se sentir motivado e empolgado em narrar, a qualidade da narrativa cai muito e fica chato para ambos os lados.

Dicas para mestrar 03Seja criativo em unir o útil ao agradável: mescle elementos de seu gosto e agrado com elementos que agradem os jogadores. Tenha sempre em mente que quanto mais um jogador for instigado pela narrativa e se divertir com ela, mais disposto, empolgado e animado ficará em continuar participando.

Nesse ponto, a principal pergunta que o Mestre deve fazer a si mesmo a cada sessão é: “Como conseguirei cativar os jogadores?”. Uma das melhores maneiras para saber o que fazer ou utilizar é perguntar o que os jogadores esperam da narrativa, o que eles estão gostando ou não, para saber o que manter e o que mudar ou melhorar.

Dicas para mestrar 01Seja flexível e adapte-se sempre. Conseguir improvisar irá te ajudar muito e  você perceberá que será preciso fazê-lo constantemente. Pois quase sempre as coisas não seguem o planejado: jogadores são imprevisíveis e  conseguem complicar muito ou facilitar imensamente cenas ou situações. Se eles complicarem demais algo ou se resolverem algo muito facilmente, cabe ao Mestre se adaptar e contornar tal situação, dando algum auxílio para que eles consigam realizar o que precisem ou para tornar algo que tenha sido muito fácil, em mais desafiador.

Outra ferramente poderosa do Mestre é poder manipular os eventos e história (forçar ou impor algo), mas se feito sem parcimônia e cuidado, potencialmente irá estragar a experiência e fazer com que os jogadores fiquem insatisfeitos e queiram parar de jogar. Ouvir os pedidos, reclamações e vontades dos jogadores é essencial para melhorar sempre a história e aumentar a qualidade da experiência de todos os participantes.

Espero poder ter ajudado e para quaisquer dúvidas, é só entrar em contato e tentarei ajudar! Boas sessões de RPG para todos e boas histórias!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On