Dia Internacional do Jogo de tabuleiro! Tem isso?

Logo

Esses dias estava conversando com um amigo que não é fã de jogos de tabuleiro. Ele tentando me convencer que os jogos digitais vão matar tudo que é analógico, eu tentando convencer ele que jogos analógicos têm seu valor sim neste mundo digital. Jogos de tabuleiro estão entre nós para ficar, já são um mercado em crescimento – se arrecada mais no Kickstarter com jogos analógicos que com jogos digitais, sabia?

Eu ainda quero fazer uma enquete para saber quem de vocês prefere jogos de videogame ou jogos de tabuleiro, mas sei que poucas pessoas conhecem jogos de tabuleiro. Não estou falando de War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida. Ok, são exemplos, mas esses são jogos antigos, com mecânicas e temas que estão batidos até! O Banco Imobiliário (ou Monopoly, no original) tem mais de 70 anos. O jogo da vida tem 4 profissões somente, e se você casar e tiver filhos, você ganha mais pontos. Em uma época que prezamos pela diversidade, esse discurso está um pouco ultrapassado, né? Então não dá para comparar o novo God of War com o Pula Pirata que você brincava quando criança.

Catan

Não dá para comparar o cuidado que se tem hoje com as miniaturas né!

Videogames deixaram de ser um brinquedo de criança e são considerados como entretenimento para o jovem adulto. Jogos de tabuleiro também podem ser vistos dessa forma. Tem jogo que demora 2, 3 horas, que você senta na mesa e não vê a hora passar. Tem também o jogo leve e rápido que você pode jogar com o sobrinho, o irmão mais novo, e que também vai ser divertido. A questão é que existem jogos para todos os tipos de momentos.

Veja bem, eu sou fã de videogame. Acho a imersão que os jogos eletrônicos trazem única, a forma que se conta uma história no videogame te prende! E até mesmo passar a noite jogando um FPS com os amigos é divertidíssimo! Mas acho que sentar em um lugar, petiscos e um jogo de tabuleiro traz uma interação muito boa também. Quem nunca viu um pessoal gritando truco em uma mesa de bar? Levante a mão quem se apaixonou por ver os meninos de Stranger Things jogando RPG pirando no Dermagorgon? Então, que jogo de tabuleiro você conhece? Já jogou Catan? Já ouviu falar de Pandemic? Nunca ouviu falar de Zombicide? E o premiado Dominion?

dixit

Quem vai ganhar essa corrida de coelhos?

Esse sábado (28 de abril) é o Dia Internacional do Jogo de Tabuleiro (International Tabletop Day). Então desafio aqui você que gosta de videogame para conhecer os jogos de tabuleiro. Chame os amigos, deixe o celular de lado, sente para jogar algo. Quem não se diverte jogando baralho? Tem uma lista de lugares para se jogar por todo Brasil, tem apaixonados por esse hobby que vão ter o imenso prazer de conversar e mostrar para você o que é sentar em uma mesa e não ver o tempo passar porque você está sendo um pirata, investigando uma mansão mal assombrada, ou combatendo monstros de outra dimensão.

Nerd: Ricardo Kuma

Ricardo Kuma é um cara que sempre gostou de coisas nerds. Sempre gostou de jogar videogame e jogos de tabuleiro. Gosta tanto disso que já trabalhou (ou trabalha?) com jogos e brinquedos em um passado não muito distante. Acha que entende alguma coisa disso, mas na verdade só fala muito sobre as coisas e não deixa os outros falarem... Também adora HQs e livros - embora tenha que proteger ele dos três donos da casa que mandam nele e obrigam ele a passear duas vezes por dia. Ele também acha estranhíssimo escrever sobre ele mesmo.

Share This Post On