De Encontro com a Vida

O filme De Encontro com a Vida, apesar de ter sido lançado ano passado, irá estrear esta semana nos cinemas nacionais. Com direção de Marc Rothemund, roteiro de Oliver Ziegenbalg, Ruth Toma e história de Saliya Kahawatte.  Conta com um elenco composto por Kostja Ullmann (Saliya Kahawatte), Jacob Matschenz (Max), Anna Maria Mühe (Laura), Johann von Bülow (Kleinschmidt), Alexander Held (Fried), Nilam Farooq (Sheela), Sylvana Krappatsch (Dagmar), Michael A. Grimm (Küchenchef Krohn), Kida Khodr Ramadan (Hamid).

De Encontro com a Vida 01Este filme é uma biografia com elementos de comédia e de drama, baseada em fatos reais sobre a história de Saliya Kahawatte. Trata-se da trajetória de um rapaz com uma grave deficiência visual em busca de seus sonhos, com seus altos e baixos no processo. Perto do final da sua graduação, Saliya Kahawatte descobre que possui uma doença hereditária que prejudica sua visão com um desvio de córnea que acaba por lhe tirar 95% da visão. Isto arrasa o protagonista e com sua família, mas mesmo assim, ele está determinado a superar as dificuldades, terminar a graduação e ir atrás de seu sonho de trabalhar em um grande hotel.

De Encontro com a Vida 02Com uma mescla entre drama e comédia, vemos todas as dificuldades apresentadas no caminho de Saliya no treinamento de um grande hotel. Inúmeros problemas decorrentes de sua falta de visão ocorrem, mas ele se esforça ao máximo para não perceberem que ele tem uma deficiência visual. É curioso ver algumas cenas em que, nós como telespectadores percebemos claramente que há um problema, mas que as pessoas na história não parecem notar. Porém, no decorrer da narrativa, algumas pessoas acabam por perceber e optam por guardar essa informação, e tentam ajudá-lo.

De Encontro com a Vida 03Algumas situação deixam clara a limitação do protagonista como, por exemplo, o fato e ele precisar lavar e polir taças e copos de modo impecável, limpar espelhos de quartos, fazer drinks e servi-los. Estes e muitos outros obstáculos surgem, mas o que surpreende, é a maneira como ele lida com essas coisas.

De Encontro com a Vida 05Por ser baseado em fatos reais, é impressionante ver como uma pessoa que de fato passou por isso, conseguiu superar a maioria dos obstáculos impostos, e continuar a seguir seus sonhos. É interessante ver que, no geral, só achamos que alguém teria problemas desse tipo, se notarmos algo bem característico ou algum comportamento estranho. Hoje em dia, quem iria supor que uma pessoa praticamente cega estaria agindo de forma quase normal e o principal: não estaria utilizando o bastão-guia tão característico de pessoas com uma severa deficiência visual? Às vezes ficamos tão acostumados com uma visão sobre um assunto ou situação, que torna-se difícil notar algo que não esteja dentro dos padrões da sociedade.

Mas um ponto que talvez seja negativo, é o fato de que, considerando esta história como apenas um relato de algo real, é um tanto quanto previsível e não teria tanto apelo para o público. Contudo, é baseada em fatos reais e com isso, supondo que tenha ocorrido realmente desse jeito, torna a narrativa muito mais impressionante e impactante. A trajetória dele tem seus momentos positivos onde as coisas dão certo, mas ao mesmo tempo, vemos que diversas outras não vão bem e falham em sua vida, levando-o à beira de um colapso e de perder tudo.

Como um todo, o filme é interessante e entretém, vale à pena ver e se emocionar com uma situação dessas. Há momentos de risadas e outros de tristeza e drama, mesclados de uma forma bem medida. Me surpreendeu a forma como o filme consegue cativar e mostrar uma situação dessas com um tom mais engraçado, mas sem perder a seriedade e drama inerentes.

Espero ter colaborado com a minha visão desta obra e alguns comentários e bom filme à todos!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On