Dark: uma viagem no tempo e no íntimo do ser

Neste fim de ano, a Netflix lançou diversos títulos, entre eles Dark. Esta série alemã contém 10 episódios e é dirigida por Baran bo Odar e com roteiro de Baran bo Odar, Jantje FrieseMartin BehnkeRonny SchalkMarc O. Seng.

Esta é uma série de mistério e crime / policial. Logo no começo (primeiro episódio), é possível confundir e achar que se parece com Stranger Things, pelo clima e personagens adolescentes, cidade menor, etc. Mas em pouco tempo vê-se que o enredo é bem diferente.

Dark 04A história começa com o desaparecimento de um jovem rapaz, e isso deixa a cidade apreensiva, pois faziam muitos anos que nenhuma morte ou desaparecimento acontecia na cidade (33 anos, para ser exato). E quando alguns adolescentes passeiam pela floresta à noite, começa a chover e o mais novo deles simplesmente desaparece. Com isso, a trama começa a se desenvolver, em volta das três famílias dos jovens que estavam naquela floresta. É revelado que o pai de um dos jovens envolvidos havia se matado faz pouco tempo e este é outro  mistério da história.

Dark 03O clima da séria é bem sombrio e pesado. Quase não há ação, mas no quesito de suspense e mistério a série satisfaz. O interessante é que a trama se desenvolve em 3 épocas diferentes, então alterna-se entre o presente e duas épocas no passado com uma certa frequência. Mas isso torna a história bem complexa e instiga a curiosidade e atenção do espectador, tentando entender como os fatos do passado e presente se encaixam. Tudo está conectado, e aos poucos tais conexões são reveladas.

Dark 05Há um toque sobrenatural na série, e isto faz parecer inicialmente que há algo parecido com a outra série anteriormente mencionada, mas é algo bem diferente. Aqui, a trama envolve presente e passado, enquanto na outra série é uma realidade paralela. Me surpreendeu e achei bem legal, apesar de exigir um pouco de paciência no começo (primeiro e segundo episódios), mas depois disso a história se desenvolve bem e consegue prender a atenção para continuar vendo o resto.

Dark 06Gostei tanto do visual da série, que é bem – como o próprio nome da série diz – dark (escuro / sombrio), assim como a trilha sonora que complementa tal visual para dar o clima da série. Além dos mistérios, a série foca em como o desaparecimento dos jovens e outros problemas afetam as famílias envolvidas e como cada um reage diante de tais problemas.

Então, para os que gostam de suspense, mistério e histórias com crimes / investigação, esta é uma boa recomendação para assistirem e se entreterem!

Confira a live que rolou sobre a série no vídeo abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On