Cyclades – Guerra na Grécia antiga

Este jogo de tabuleiro, criado pelos designers Bruno Cathala e Ludovic Maublanc em colaboração com ilustrações de Miguel Coimbra; foi publicado por várias empresas, incluindo a Galápagos em português no Brasil.

Lançado em 2009, já conta com 5 expansões, incluindo uma de crossover (amálgama) com Kemet, onde possibilita usar criaturas de um jogo no outro com regras para tal, adicionando mais possibilidades à ambos os jogos. Outras Expansões são: Hades, Hecate, The Manticore, Titans.

Cyclades 05Premissa do jogo: No arquipélago conhecido como Cyclades, diversos exércitos lutam para se estabelecer nas ilhas e clamar supremacia. É preciso conquistar territórios, protegê-los e construir cidades; sendo que em cada cidades, é possível ter diversas construções focadas em defesa, desenvolvimento, política, navios ou templos aos deuses. Os deuses são parte crucial do jogo, onde obter o favor deles é o mais importante. Através de seu favor é que se desenvolvem e ganha-se regalias e decide-se a ordem das jogadas. assim como os deuses, é possível obter a ajuda de criaturas mitológicas para auxiliá-lo, como por exemplo invocar o Kraken no mar para afundar navios inimigos ou impedir alguma rota marítima ou o Pégaso para levar um exército pelos ares até onde quiser.

 

Cyclades 04A mecânica é bem interessante, pois para decidir-se a ordem e o favor dos deuses, é feita uma disputa de oferendas, onde quem oferecer mais para determinado deus, ganha seu favor naquele turno. Isso faz com que haja uma grande parte estratégica envolvida. Tem-se também uma parte com fator sorte, nas rolagens de dados nas batalhas e no baralho de criaturas mitológicas. Mas assim o jogo torna-se equilibrado entre estratégia e sorte.

Permitindo de 2 à 5 jogadores, torna-se mais interessante e legal com 4 ou 5 participantes.  Com tempo médio de 60 à 90 minutos. No jogo base há 5 deuses: Ares (permite o movimento de exércitos dos jogadores e a construção de fortalezas); Poseidon (permite que os jogadores movam seus navios e construam portos); Zeus (permite seus seguidores contratarem sacerdotes e construírem templos); Athena (supre seus seguidores com filósofos e universidades) e Apollo (aumenta a arrecadação de seus seguidores).

Cyclades 03

Para todos os fãs de jogos de guerra, estratégia e mitologia, este é um ótimo jogo e uma excelente recomendação. Sejamos francos: quem não gostaria de poder falar com voz cheia “Liberem o Kraken!” (“Release the Kraken!”). Então, vai encarar esta batalha da Grécia antiga?

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On