Como nossos pais

Fala Khalasar, beleza?

Nesse mundo digital de hoje, já parou pra pensar em como estão  as publicações impressas? Lembro que quando eu era criança, adorava ler as HQs (que eu chamava de gibis) e brincar naquelas revistas de caça-palavras, jogo dos 7 erros e afins.

E eu comecei a reparar que grande parte da garotada de hoje não está muito ligado nisso. Quando você fala RPG, tudo o que sabem falar é “Skyrim” ou “Diablo” e desculpem decepcioná-los,  mas nem um nem outro é um RPG de verdade. Simplesmente porque RPG (Role Playing Game) exige INTERPRETAÇÃO, onde você deve ler cenários, background do mundo e entender o que está acontecendo e criar toda uma históra para o seu PC. Não é simplesmente te dar duas mil possibilidades de escolha como nos jogos eletrônicos. Mas não estou aqui pra falar de RPG, e sim pra falar de coisas que deveriam vir antes disto. Os tais gibis e jogos caça-palavras.

Tudo bem, você pode ler uma HQ em um iPad ou algo do tipo, e também pode ter acesso a esse tipo de jogos nos mesmo dispositivos. Mas isso cria uma dependência absurda dessas coisas, e olha que quem está falando isso é um dos caras mais viciados em smartphone ever! Por isso mesmo, sei como isso pode nos prejudicar. A tecnologia está aqui para nos servir, e não para que a gente vire escravo dela. Sendo assim, eu decidi que a partir deste ano vou tentar me controlar mais quanto a essa paixão que sinto por eletrônicos. Coisas simples… ficar menos no What’s App, curtir mais uma piscina. Ou porque não, tentar fazer coisas menos isoladas, como procurar títulos de video-game que eu possa jogar com mais pessoas.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler, e devo confessar que estou meio relapso com isso nos últimos 4 ou 5 meses. E se eu que gosto de ler estou assim, imagina a galera que vive dizendo que “não gostar de ler“. E esse gosto vem de criança. E é aqui que retomo o que comecei lá em cima. Com toda essa tecnologia que temos, como fazer a criançada / adolescentes tomarem gosto pela leitura e desapegarem um pouco do vício tecnológico?

E se eu decidi parar um pouco com esse apego, porque não ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo? Então, se você é pai, tio, irmão ou se apenas conhece algum pequeno serzinho que tem um grande potencial em ser um futuro nerd (nesse novo mundo, todo mundo quer ser um não? E isso é bom!) aqui vai minha dica:

IMG_2799 IMG_2795

A Editora Coquetel tem alguns produtos BEM interessantes que farão a diversão do pessoal, e ao mesmo tempo ensinam coisas muito legais, ajudando no desenvolvimento. Com temas bem variados e vários tipos de jogos, passando de histórias do Fantasma até puzzles de Sherlock Holmes, servem também para que exista uma maior interação entre as pessoas. Eu me lembro com muita alegria de perguntar a minha mãe sobre o significado de palavras que via nesses jogos e como eu a via como o ser mais sábio do universo. Ah, e elas não servem só pra crianças e adolescentes não! Eu me diverti muito brincando com todas elas! E se você tem problemas de memória, irão te ajudar muito com exercícios para estimular a memorização!

Abaixo seguem algumas fotos de alguns desses produtos. Você pode conhecer mais sobre a Coquetel visitando a Fan Page: http://www.facebook.com/revistascoquetel

IMG_2800

IMG_2797 IMG_2796

IMG_2794

 

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On