Como foi o Primeiro Encontro Sherlockian em São Paulo

Neste último sábado (26/04/14) aconteceu o primeiro Encontro Sherlockian em São Paulo, na MegaStore Saraiva do Shopping Ibirapuera. O evento reuniu os fãs do Sherlock da BBC para uma tarde/noitinha de atividades relacionadas à série, das 15h até às 20h. Quem me avisou sobre o encontro foi a Nathalia, da minha turma da faculdade que é suuuper fã, e fui lá pra contar como foi e o que teve pra vocês! 🙂

(Aqui a programação do evento, que recebíamos junto com a senha para os sorteios!)

(Pôster do evento e a entrada do Espaço José Mindlin, dentro da Saraiva, onde aconteceu o encontro)

Quando cheguei, estava acontecendo o Desafio Coquetel, que eu achei genial! Esse desafio foi feito assim: dividiu-se a galera em grupos e foram dados três desafios à lá Sherlock para que o grupo os desvendassem. O grupo que acertasse todos, ganhava o Kit da Coquetel com os exemplares de “A Arte da Dedução de Sherlock Holmes” 1 e 2 e “Aprenda a Pensar como Sherlock“. Os desafios, claro, foram tirados desses livros, que são MUITO legais. Foi a Nathalia que os mostrou pra mim também, e quando vi pirei! Preciso muito comprar o meu Kit logo!

Enfim, os grupos ficaram espalhados pela livraria resolvendo os casos, com o pessoal da Staff acompanhando. O grupo que eu estava acompanhando terminou bem a tempo para o debate, que aconteceria simultaneamente com a Caça ao Tesouro, onde os grupos de “marujos” percorreram a livraria atrás de pistas, que levariam ao prêmio. Eu resolvi ficar para o debate, que foi liderado por uma das organizadoras, a Petra Leão, com o tema “A Mente e o Coração de Sherlock Holmes“, onde todos que ficaram para o debate conversaram sobre a questão de Sherlock ser um “Sociopata Altamente Funcional“, como ele mesmo se define. Até onde vai essa tal sociopatia? É ela real e causada por algum problema em sua infância (o cachorro? Os pais? Mycroft?) ou funciona como um disfarce, uma casca para o homem tão inteligente que não quer perder tempo com sentimentos, se esforçando para se isolar deles? Mas claro que o assunto variou, sendo feitas comparações entre o seriado e o cânone, discutimos sobre a sexualidade do casal, quer dizer, da dupla…. cof cof… O tão shippado JohnLock. Enfim, foi uma conversa muito divertida e que levantou várias questões e teorias MUTO interessantes, até mesmo uma menina compartilhou com todos uma teoria que viu na internet, de Holmes só se dar tão bem com Watson por esse se assemelhar muito ao pai do detetive. E no seriado, na última temporada, eles brincam com essa semelhança. Bem válida! O único problema do debate foi ser muito curto, haha! O tempo passou rápido e os assuntos rendiam muita conversa ainda!

Infelizmente eu não pude ficar até o final, tive que ir embora pouco depois do debate. Mas só o tempo que fiquei lá valeu para curtir, dar boas risadas e querer um próximo evento pra poder participar do começo ao fim! O evento também contou com uma exposição de Fanarts (lindas!), que no final também foram sorteadas para o público! E também com a venda de marca-páginas, chaveiros, postcards, bottons… Tudo personalizado da série!

(Olha quanta coisa legal *-* E quanta arte bonita, os participantes arrasaram! Clique aqui para conferir as imagens no Facebook da Sherlock BBC Brasil)

O que me impressionou no evento foi saber que foi o primeiro que aconteceu em São Paulo. Para um primeiro encontro, tinha MUITA gente e foi muito bem bolado e executado! Conversei com a Renata pelo Facebook, ela é a administradora da página Sherlock BBC Brasil e é do Rio. Ela me contou que originalmente o evento acontece lá, e pelo que eu vi já está em sua 3ª edição. E que recebeu uma proposta da Saraiva para o evento ser realizado aqui, e coincidentemente, na mesma época algumas meninas de São Paulo entraram em contato com ela se dispondo a trazer o evento pra cá.

(E olhem só quanta gente estava lá curtindo o evento! 😀)

A Renata me disse que contou com a colaboração da Ana, da Aino e da Petra para realizarem evento e que foi tudo tranquilo, e até melhor do que elas esperavam. Tiveram um grande número de apoiadores que contribuíram com os brindes para os sorteios e me contou que as atividades foram um sucesso, tanto por parte dos participantes quanto das organizadoras, que todo mundo colaborou e tudo ficou sobre controle (o que eu achei maravilhoso! Imaginem, vários grupos “soltos” em uma livraria, e tudo foi muito bem administrado!), e que estão muito felizes com o resultado final, com um feedback muito positivo, com os fãs já pedindo por novos encontros e se oferecendo para fazer parte da Staff! A Renata também me passou o contato das organizadoras aqui de São Paulo, para que eu pudesse saber como foi toda essa experiência pra elas!

(Ana, Petra e Aino, as organizadoras aqui de São Paulo)

A Ana Farias disse que foi a primeira participação dela nesse tipo de evento, e que se preocupou se iria dar tudo certo, se os participantes iriam se divertir, se iria caber todo mundo na sala disponibilizada pela Saraiva, se iriam querer mais eventos… “Todas as minhas dúvidas foram sanadas no evento. As pessoas chegaram no evento animadas, ansiosas pelas as atividades propostas, pelo debate, pelo vídeo e pelos brindes.” Ela contou que tudo ocorreu bem e de acordo com o que foi planejado!

“Eu particularmente fiquei muito satisfeita com o resultado e tive ótimos feedbacks, tanto pessoalmente quanto pelo face do Sherlock Brasil. Teremos outros encontros mais para frente e com a certeza que iremos sempre melhorar.”

A Petra me contou “um pouco sobre como rolou a iniciativa de trazer o evento pra SP”. Que como fã de Sherlock Holmes desde criança, ficou muito empolgada quando a série da BBC e os filmes estrelados por Robert Downey Jr. reviveram o personagem. E que ficava espantada com a falta de atividades “fandômicas” ligadas ao Sherlock, um personagem tão popular e em evidência, e que sentiu isso principalmente no dia da visita de Mark Gatiss ao Brasil – “Enquanto o fandom de Doctor Who era muito forte e característico, com o pessoal usando camisetas e símbolos da série como a sonic screwdriver, o fez e a gravata borboleta, o fandom de Sherlock me pareceu um tanto tímido e disperso. E eu queria muito ver os sherlockians tão unidos, bonitos e coloridos quanto os whovians, porque ambas as séries são demais!”.

Sabendo dos encontros que o pessoal da Sherlock BBC Brasil já tinha feito no Rio, ela, assim como a Ana, entrou em contato com a Renata pelo Facebook para saber dos planos de realizar algo do gênero em SP. E se ofereceu para representar a página e fazer o evento acontecer em uma edição paulista, entrou em contato com a Ana e chamou Aino para participar. E, assim, as três começaram a organizar o evento. “Pra aproveitar o bafafá que foi a vinda do Mark Gatiss ao Brasil em março, marcamos o evento para apenas um mês depois. Foi uma maratona pra organizar todas as atividades e correr atrás dos patrocinadores!”

Quando criaram o evento no Facebook, ficaram chocadas com a ampla recepção do público e com o número de pessoas que confirmaram presença, que em poucos dias chegou em 100 pessoas. E também ficaram receosas, pois a sala oferecida pela Saraiva não comportaria tantas pessoas. Foi aí que elas decidiram fazer a programação paralela, para não haver risco de superlotação ou de restringir a entrada. As atividades aconteciam simultaneamente, dentro e fora da sala, como eu citei antes o exemplo do debate acontecendo ao mesmo tempo do que a Caça ao Tesouro. A Petra disse que o pessoal da Saraiva ficou temeroso em permitir as atividades fora da sala, mas como elas se responsabilizaram para supervisionar os participantes e evitar qualquer tipo de bagunça ou incômodo aos clientes, conseguiram convencê-los!

 “Mesmo sendo um evento que rolou em cima da hora e não teve muito tempo pra divulgação, deu pra sentir a força dos fãs no concurso de fanart, por exemplo, que contou com mais de dois mil votos. A verdade é que no final das contas o evento saiu melhor que a encomenda. O público teve comportamento exemplar — foi participativo e divertido, mas também muito compreensivo e educado. Foi ótimo ver que o pessoal se empolgou com todas as atividades, inclusive as que não valiam prêmios, como o debate sobre a psicologia de Sherlock e a exibição do vídeo da Gasolina Filmes com o Mark Gatiss. O evento correu tão bem que até recebemos os parabéns da gerência da Saraiva Ibirapuera no final! Estamos mais que felizes com o resultado e temos muitas ideias para as próximas edições do evento. Com certeza, esse Encontro Sherlockian foi só o primeiro! Tomara também que inspire mais sherlockians a se unirem pra realizar encontros em suas próprias cidades. Quanto mais, melhor!”

A Aino também me escreveu, compartilhando os mesmos pontos de vista das meninas, e disse que ficou responsável em montar o horário da programação, e seus maiores medos foram relacionados ao espaço e à colaboração do público.

“Dividir as atividades entre “dentro/fora da sala” foi um risco que resolvemos correr, e só foi possível porque tivemos pessoas fofas que toparam ser nossos staffs ali na hora! Essas meninas supervisionaram as equipes que participaram da Caça Ao Tesouro e do Desafio Coquetel e foram muito profissionais! Ficamos encantadas! 🙂 A Petra e eu participamos de e ajudamos a organizar eventos há 15 anos e posso dizer de minha parte que nunca estive em um em que absolutamente TUDO (horários, atividades, recepção do público, etc) dá tão certo. Foi muito gratificante e divertido! Só temos a agradecer ao pessoal do Sherlock Brasil, à Saraiva e ao público maravilhoso. ^^”

Termino o post parabenizando mais uma vez a todos os envolvidos, tanto às organizadoras, à Staff  e aos participantes, por uma tarde divertida e agradável com conteúdos e atividades que uniram os fãs em um evento que estava realmente faltando e foi atendido com sucesso! E que venham os próximos, o Novo Nerd marcará presença! E claro, agradecer também as meninas pela colaboração delas quando entrei em contato! Foram muito atenciosas! 😀

E… É só tudo isso por hoje, Nerds! Para conferir todas as fotos do evento, clique aqui!
E para ficar de olho pra saber quando e onde vão acontecer os próximos eventos e para receber novidades sobre a série e o mundo de Sherlock, curta a página da Sherlock BBC Brasil, e acesso também o BLOG da página! 😉

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Tradutora (formação e profissão), aspirante a escritora e estudante de projetos em games. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On