Cobertura da 20ª Edição da Fest Comix

De 01 a 04 de Maio rolou a 20ª Fest Comix,  evento que a Comix Book Shop faz anualmente para os fãs de quadrinhos, com MUITA coisa legal, e eu estive por lá no terceiro dia. Teve palestras, expositores, sessões de autógrafo, bate-papos com convidados sobre vários temas. E claro, a “principal” atração: a loja da Comix com descontos *–* Esse ano, o evento aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes.

Logo ao entrar no evento, já demos de cara com uma exposição de bonecos de todos os tipos, tamanhos e universos, e uma sessão com curiosidades do mundo dos quadrinhos! Abaixo, alguns dos actions pra vocês invejarem! :)

Várias artistas tiveram a oportunidade de expor e apresentar seus trabalhos ao público, desde nomes mais conhecidos até trabalhos independentes que estão começando agora!

E o que dizer da loja da Comix? Estava CHEIA, de pessoas, gibis, mangás, quadrinhos, revistas, livros e descontos. Deu vontade de pegar não só uma cestinha, um carrinho, e lotar. Maas… Tive que deixar lá com um grande aperto no coração mais do que o dobro das coisas que eu queria, jovens. Mas deu pra achar muuita coisa legal e além! A parte de quadrinhos em Hard Cover estava sensacional! Muitos gibis e mangás por 1 real. É pra falir qualquer um que goste!

Simultaneamente aconteciam palestras e atrações no palco, como conversas e discussões. Eu assisti à discussão sobre Marvel e DC no Cinema, com Maurício e Alexandre Callari Edson Rossatto e a do Projeto “Pátria Armada” financiado pelo Catarse, com Klebs Jr., mediada pelo Manoel de Souza. Foi muito interessante e após cada debate, era aberto um espaço para o pessoal que estava assistindo participar com perguntas, opiniões, etc. E rolaram alguns sorteios! Assisti enquanto estava na pequena fila de 2h pra pegar o autógrafo do Vitor Cafaggi, haha! :P

A primeira palestra do dia foi a da Panini, apresentando os lançamentos da editora e logo após respondendo a dúvidas dos participantes sobre os mangás, planos da editora para continuar mangás que foram congelados, de lançar certos títulos e edições especiais. Uma pena que perdi as novidades da Editora JBC, queria MUITO ter ficado só pra perguntar de alguma notícia de Nana ;( mas no Anime Friends vocês não me escapam! haahahah!

Em seguida, fiquei para a palestra “Pequenos e Futuros Heróis“: Uma homenagem aos quadrinhos de nossa infância, com a participação de Estevão Ribeiro, Vitor Cafaggi, Emerson Lopes, Leo Finocchi, Caio Yo, Janio Garcia e Mário César. Eles apresentaram seu trabalho FANTÁSTICO que eu ainda não conhecia, o “Pequenos Heróis“, e fizeram o lançamento do novo trabalho, “Futuros Heróis“. Contaram todo o processo desde o começo, do desenvolvimento da ideia, da busca por desenhistas, da colaboração de todos, as etapas de cada um no trabalho. Eu fiquei encantada e quero os dois livros PRA JÁ!

Pequenos e Futuros Heróis” são uma reunião de quadrinhos desenhados por esses caras aí (menos o Estevão, que faz os roteiros, porque, segundo o próprio, não sabe desenhar!), contando a história de pequenos grandes atos heroicos tendo crianças de vários lugares como protagonistas, sempre tendo algo que se assemelhe e faça referência a algum herói que conhecemos e adoramos! Como podem perceber, as histórias são divididas em “Universo Marvel” e “Universo DC”. Eles não só apresentaram os trabalhos já feitos, mas também mostraram um pouco dos que estão por vir, histórias que usam como referência os X-Men! :D

Adorei a criatividade e a sensibilidade de toda a equipe, tanto nos desenhos, nas colorações (é assim que fala?!) e nos roteiros. As histórias são “delicadas”, emocionantes e divertidas! Quando perguntei sobre essa questão da escolha em destacar a emoção ao invés da ação em histórias que envolvem heróis e crianças, me disseram que foi um “resgate” dos sentimentos e relações das personagens das histórias em quadrinhos. Uma forma linda e certeira de abordar o projeto! Eu que sou manteiga derretida fiquei toda boba com eles falando sobre o background das crianças.

Sabem o clima de “Laços”? É disso que tô falando. Enfim. Além disso, cada um apresentou seus trabalhos pessoais, e gente, quanta coisa boa! Se eu não tivesse falido antes de entrar na sala, teria voltado com pelo menos um de cada!

Depois da palestra, todos se reuniram na sessão de autógrafos!

Uma pena que não consegui os livros para que pudessem autografar :( O “Pequenos” já tinha esgotado, e como eu disse, estava já sem dinheirinho. Mas espero que tenha outras oportunidades pra encontrá-los no futuro e, tendo o livro em mãos, conseguir os autógrafos e falar o quanto gostei! Eu ainda nem li, mas já adoro! ahahaha!).

Enfim, foi um dia muito produtivo e divertido. A Comix está de parabéns. Já fui em uma outra edição, há alguns anos na paulista, mas não aproveitei tanto quanto dessa vez. Cheguei lá por volta do meio-dia e saí as 18h, e só fui embora porque estava morreeendo de fome e cansaço depois de um dia todo andando pra lá e pra cá, rodeada de coisas tão boas! Foi tudo bem organizado, e de muito bom gosto! Quero maaaaaaais! :(

E claro, aproveitando que já estou aqui, vou mostrar os “brinquedos novos” pra vocês! :D Aproveitei as promoções pra comprar os três quadrinhos do Valente – Vitor Cafaggi, que estavam R$11,90 cada, o mangá Jogo do Rei (que ouvi muitos elogios), o Chobits (tinha muitos números lá, menos os raros, por 1 real. E sempre que posso pego um ou outro, pra ir completando aos poucos!), a graphic novel do Piteco, Ingá, que eu queria faz teeeeeeempo e estava por R$22,90 a edição de capa dura e os três primeiros volumes de Fábulas. Gente. Quase peguei todos. Mas me segurei. Estou encantada pelo universo depois de “The Wolf Among Us“. Vamos ver quanto se assemelha ao jogo! BIGBYYY! <3

E abaixo, as compras do noivo! Três edições do Wildcats, 4 edições do Supremo e quase todos os Neon Genesis Evagelion – Iron Maiden, por 2 reais cada! Só faltou o número nove pra completar. :(

Foi tudo muito bom, e deu pra curtir bastante, tanto todas as atividades proporcionadas quanto as compras, haha! Uma pena que o mundo seja injusto e a grana curta! :p E vocês Nerds, chegaram a ir? Quais atividades presenciaram lá, e o que compraram de bom?! :D Animados para a próxima?!

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Aspirante à escritora e estudante deslumbrada de Letras - Tradução. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On