Chaos in the Old World

Chaos in the Old World 09

O que você faria se fosse um lorde demônio e tivesse sua própria legião?

E se outros lordes demoníacos também aparecessem e quiserem se apossar do continente?

Esta é a premissa de Chaos in the Old World, um wargame criado por Eric Lang e distribuído pela Fantasy Flight Games.

Um jogo de estratégia onde cada jogador comanda o exército de cada um dos quatro lordes demônios, do universo de Warhammer Fantasy.

Cada lorde possui três tipos de unidades em seus exércitos:  Cultistas, Guerreiros e o avatar do próprio lorde. Cada qual com estatísticas e características únicas.

Chaos in the Old World 03Sistematicamente, possui semelhanças com War e Magic: The Gathering, pois utiliza exércitos e combates são travados com dados para ataques, mas também usa-se cartas com efeitos variados. As ações de cada jogador baseiam-se em um limite de energia ou influência que cada um dispõe para comandar seus exércitos e lançar suas magias ou outras ações táticas. Dessa maneira lembra um pouco a mistura de ambos os jogos mencionados.

 

Outro ponto interessante é a singularidade de cada arsenal e mecânica dos lordes, pois cada qual necessita de estilos de jogo e estratégias totalmente diferentes para alcançar a vitória. Há uma flexibilidade de objetivos, pois um jogador pode obter a vitória através de pontos conquistados durantes a partida (dominando territórios ou arruinando-os) ou alcançando outros objetivos variados.

Chaos in the Old World 01 Chaos in the Old World 02

Chaos in the Old World 04

Como por exemplo, o senhor da guerra derrotar inimigos em combate, o senhor da praga infectar locais populosos, senhor da luxúria influenciar heróis ou nobres. Conforme estes objetivos são feitos, o nível de ameaça de cada lorde aumenta, tornando-o mais perigoso e ao mesmo tempo dando prioridade aos menos afortunados para interagirem. Isso dá um bom balanceamento ao jogo e  torna a disputa mais intensa e acirrada à cada rodada.

Há uma expansão onde introduz uma quinta facção: The Horned Rat, e regras para partidas com cinco jogadores. Torna a dinâmica bem mais interessante e variada. Novas opções aos lordes já existentes além da quinta facção aumenta a gama de possibilidades.

 

Um cenário bem sombrio e cruel onde a disputa de forças do mal visa a destruição das terras. Será você o lorde vitorioso que desencadeará a maior e mais mortal devastação?

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On