Capitão América 3: Guerra Civil – Onde reside sua lealdade?

O filme se passa após todos os eventos dos filmes da Marvel e dessa maneira o mundo sofreu com invasões alienígenas, guerras, organizações criminosas mundiais, robôs assassinos, deuses, seres aprimorados, artefatos de poderes cósmicos infinitos, super-soldados e equipamentos de tecnologia ultra-moderna. E apesar dos heróis fazerem o máximo que podem para impedir que inocentes morram, bombas explodam, cidades sejam destruídas ou que o mundo seja dominado, as pessoas os vêem como responsáveis pela destruição deixada para trás e principalmente pela morte de algumas pessoas.

Tudo isso culmina quando impedem um lunático de explodir uma bomba (plantada nele mesmo) no meio da cidade onde havia uma concentração enorme de pessoas. Mas ao conter a explosão houveram casualidades mesmo assim, e foram culpados pelas mortes. Com isso, um ultimato é feito aos Vingadores: ou se regulamentam e submetem-se à uma organização governamental composta de integrantes dos países do mundo, ou serão tratados como criminosos e caçados como tal.

Guerra CIVIL 05

Guerra CIVIL 05

Guerra CIVIL 05O agravante é que quando o tratado está para ser assinado, um atentado é feito e uma explosão ocorre no prédio, matando muita gente. E o suspeito é o Soldado Invernal, fazendo com que o Capitão América vá atrás do amigo para saber o que aconteceu e tentar ajudar. Isso transforma o Capitão em um criminoso e o grupo dos Vingadores se divide entre à favor do tratado e contra o mesmo. O grande dilema aqui é a lealdade aos ideais e amigos ou lealdade com a lei.

Por um lado tem-se a culpa por ter causado sofrimento e a morte de inocentes, e isso vir à tona e ser esfregado na cara, levando alguns a apoiar o tratado, apesar do mesmo claramente restringir as ações deles e serem controlados por uma organização, pois não querem bater de frente com os governos e se tornarem criminosos e serem presos e confinados.

Por outro lado, alguns não aceitam serem transformados em marionetes de governos, onde estes ditam o que e o que não podem fazer. Não querem ser impedidos de sair em auxílio dos que precisam. Não abrem mão de seus ideais em prol da legalidade que está sendo imposta, forçada à eles.

Guerra CIVIL 03

E para complicar a situação, devido à eventos ocorridos anteriormente nos filmes, alguns personagens estão ausentes, como Thor e Hulk, mas isto não o torna menos atrativo, pois ao mesmo tempo tem-se outros indivíduos  que aparecem para auxiliar  um lado ou outro. Sendo uns novos e aparecendo pela primeira vez neste filme (Pantera Negra e Homem-Aranha), e outros que já haviam aparecido em outros filmes anteriores (Homem-Formiga). Os novos heróis deste filme se mostraram bem interessantes, apesar de ser uma terceira recontagem cinematográfica de um deles.

No decorrer do filme, vê-se que na verdade há várias partes envolvidas neste conflito, e cada uma com seus próprios motivos e interesses. Apesar do clima tenso proposto pelo filme, continua tendo seus momentos de piadas e alívios cômicos, principalmente com o Homem-Aranha. Assim, tem-se bastante ação, drama, pitadas cômicas e muito conflito pessoal.

Apesar da história ser diferente dos quadrinhos, mostra-se interessante, pois estes conflitos morais e colocando a lealdade em questão, permanecem, mas sob outro ponto de vista.

Guerra CIVIL 06

Capitão América 3: Guerra Civil é um filme interessante e bom, apesar do universo cinematográfico da Marvel estar diferente do universo  dos quadrinhos. Recomendado tanto para fãs dos quadrinhos, fãs dos filmes, quanto aqueles que gostam de ação fantástica e heróis. Espero que tenha sido interessante este texto e desejo um ótimo filme à todos!

Nota-do-crítico-5

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On