Campanhas por participações de artistas em projetos: são justas ou não?

Fala Khalasar, beleza?

Há algumas semanas venho debatendo com um amigo e pesquisando sobre um tema que parece ser, no mínimo, delicado (para não dizer que são mamilos): até onde o público amante de uma certa obra pode/deve intervir na execução da mesma? E mais ainda, é válido que o próprio artista peça para que o público o ajude a participar em determinada obra? Debati por vários dias com meu amigo, e até agora ainda não consigo chegar a “veredicto” final sobre a questão.

Não é de hoje que campanhas deste tipo são realizadas. No ano de 2012 por exemplo, o jogo “Cavaleiros Do Zodíaco – A Batalha do Santuário” foi lançado (sem a dublagem oficial brasileira), assim como o seu sucessor “Bravos Soldados“. Em uma das várias palestras que os dubladores do anime fizeram pelo Brasil, Letícia Quinto (Saori / Athena) conta aos fãs que os dubladores não foram procurados para o trabalho, e comenta sobre o medo de usarem suas vozes (não autorizadas) na mídia. E então, ela diz que uma campanha dos fãs para que isso fosse oficializado, seria muito bem vinda.

E parece que a campanha deu certo, pois o próximo jogo “Alma dos Soldados” teve a confirmação da dublagem em português pelo dubladores oficiais. E claro que isso não acontece só na dublagem.

Ainda em 2012, Daniel Harry Potter Radcliffe mostrou interesse em dublar “Pinocchio” na versão stop-motion 3D que Guillermo Del Toro pensava em produzir. Desta vez não houve um pedido de campanha do ator, apenas demonstrou grande interesse no projeto, chegando a procurar diretamente o diretor.

Mas parece que esse tema está em alta nos últimos meses. Em janeiro deste ano Tyrese Gibson, membro da equipe de “Velozes e Furiosos”, começou uma forte movimentação para tentar conseguir o papel do “Lanterna Verde. Já em Junho, foi a vez de Ron Perlman demonstrar interesse em terminar a história de Hellboy, e para isso pediu ajuda dos fãs.

Hellboy não está morto, nem vivo. Eu tenho falado sobre isso por muitos anos e eu não sei o que me levou a colocar isso no Twitter. Mas a resposta tem sido muito legal. É muito reconfortante. As pessoas devem definitivamente saber dessa notícia (de um novo filme) e essas pessoas se preocupam com isso. Afinal, esses são os caras que tornam o que fazemos possível. Eu realmente agradeço a ajuda. Eu sei que pegaram essa ideia (de ‘Hellboy III’) e podemos fazer (uma campanha) para melhorá-la”.

Depois foi a vez de Halle Berry, durante a San Diego Comic-Con 2015, convocar os fãs a se movimentarem para que um filme solo de Tempestade seja produzido: “Eu amo esta personagem, acho que é uma das minhas favoritas de todas que já interpretei. E amo a franquia X-Men e o que ela representa. Eu faria com certeza, mas os fãs têm que falar para a Fox que eles desejam que isso aconteça. Começa aqui.

Já em terras tupiniquins, em Agosto, um fã começou uma campanha para que Márcio Seixas seja o dublador do Batman interpretado por Ben Affleck. E isso realmente é algo complicado, pois Márcio deu voz a Batman em Batman (1990) e Liga da Justiça (2000). Porém a voz “oficial” de Ben Affleck no Brasil é feita por  Jorge Lucas. E ainda temos Duda Ribeiro, que deu voz ao homem morcego em animações mais recentes.

batseixas

 

briggs postAinda em Agosto um dos maiores e mais respeitados dubladores brasileiros, Guilherme Briggs, fez um post em sua fan page pedindo justamente o oposto: para que seus fãs não criassem ou se envolvessem em campanhas desse tipo, caso o nome dele fosse sugerido para projetos desta maneira.

O post completo, contendo todas as justificativas e o ponto de vista de Briggs, dando exemplos do porque ele acha que isso não deve ser feito, ou pelo menos que seja muito bem pensado, pode ser encontrado aqui.

Vale mencionar que Briggs deu voz a Radamanthys de Wyvern em “Cavaleiros do Zodíaco – A Saga de Hades” (em alguns episódios), justamente por uma campanha feita por fãs. Pelo menos é o que deixa transparecer em carta enviada ao site CavZodíaco há alguns anos, a qual era possível ser encontrada neste link.  Atualmente só podemos encontrar no fórum da CDZ.COM.BR ou Dotaku.

É interessante e importante lermos os argumentos do dublador quanto a esta prática, pois ele mais do que ninguém sabe como isso pode ajudar ou prejudicar os profissionais da área.

E ainda neste mês de Setembro mais duas campanhas foram lançadas: uma lá fora, pelo ator Steven R. McQueen, para que ele tenha apoio para conseguir o papel do Asa Noturna em Arrow.

Já aqui no Brasil foi noticiado que o dublador Fábio Lucindo, que deu voz a Ash (Pokemon) por 15 anos não o continuará fazendo. Com isso, os fãs se juntaram e começaram um campanha para que isso não aconteça!

Como iniciei esse post, ainda não sei exatamente o que pensar. Como fã de algumas obras, realmente fico chateado quando mudanças são feitas, parecendo que estão mexendo na essência daquilo, seja mudando um ator, seja mudando um dublador. Mas ao mesmo tempo, temos que levar em consideração a oportunidade para novos talentos, e a evolução da história que está sendo contada.

steven_mcqueen

E você, o que acha disso?

Isto fica feliz em ser útil!

 

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On