Boa noite, mamãe.

Este filme austríaco, gravado em alemão, tem com título original “Ich seh ich seh“. Dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz; escrito por Severin Fiala e Veronika Franz. Estrelando Susanne Wuest (mãe), Lukas Schewarz (Lukas) e Elias Schwarz (Elias). Vencedor de 12 prêmios e 28 indicações em diversos festivais.

Esta mistura de drama, suspense e mistério, conta a história de dois irmãos gêmeos que se mudam para uma casa afastada quando a mãe deles faz uma cirurgia no rosto. Ao voltar para casa após tal cirurgia parece ser outra pessoa, completamente estranha aos garotos.

Ich seh ich seh 01Há muito verde, natureza em volta da casa deles, inclusive um lago. O filme começa com os meninos brincando e explorando os arredores da casa. Correndo pela mata, nadando no lago, brincando de pega pega no milharal, entre outras coisas. Quando a mãe retorna após a cirurgia, está com o rosto todo enfaixado e mantem-se muito rígida e inflexível, chegando a parecer brava. Fala o que podem e o que não podem fazer, mudando as regas da casa.

Ich seh ich seh 02Porém, conforme os dias passam, eles percebem que ela voltou bem diferente de como era e estranham. Ela por sua vez, continua dura com eles. A situação fica cada vez mais tensa e vai se agravando, surgindo medidas e ações cada vez mais radicais de ambos os lados. Ela os coloca de castigo, proíbe de saírem de casa, chegando à trancar o quarto deles. Faz um regime autoritário.

Ich seh ich seh 06 SOs garotos, por sua vez, fazem coisas escondidas dela e pregam peças, como por exemplo colocar uma barata nela enquanto dorme. Até um ponto em que eles estão convencidos de que aquela mulher não é a mãe deles, e inicia-se uma série de ações e medidas extremas para que ela confesse isso e fale para eles onde a mãe deles está. Prendem, e começam a torturá-la para que fale.

Ich seh ich seh 04 SA tensão aumenta cada vez mais, conforme a mãe e os filhos tomam ações e reações ao que a outra parte faz. O filme foca na confiança e desconfiança dentro do núcleo familiar: o medo gerado pela hostilidade da relação entre mãe e filho, o vínculo entre irmãos e até que ponto  estamos dispostos a chegar para descobrir a verdade?

A verdade pode ser avassaladora e algo terrível. O quão disposto e preparado você está para descobri-la?

O filme tinha estreia prevista para 21 de Janeiro, mas foi adiado para Fevereiro, ainda sem data certa.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On