BigFestival eo mercado de indies games no Brasil

Os grandes eventos de games que acontecem ao redor do mundo, sempre focam em grande produtoras e títulos, deixando uma área pequena para falar ou mostrar os indies games.

Alguns jogos como CupHead (o indie do momento), acabam saindo do anonimato… ok, mas e os outros? Quantas ideias geniais tivemos e não são conhecidas?

Isso acaba gerando uma indústria com muitos jogosparecidos“, aonde gráficos são mais importante que diversão… os custos de  desenvolvimento de um The Last Of Us ou Assassin’s Creed são enormes, mas aonde está o diferente? Aquele jogo que te marca não pelos incríveis gráficos, mas por ser divertido? Por mostrar uma visão diferente de algo… o lado artístico da coisa?

area_jogos_BigFestival

Para não apenas reponder, mas mostrar essas respostas, temos o Big Festival, o maior evento de indie games organizado aqui no Brasil. Com uma exposição Free for Play, ele mostra jogos feitos por pequenos estúdios e desenvolvedores do mundo inteiro.

O legal do Big Festival, é notar a cada ano o crescimento da indústria brasileira, nas primeiras edições, ele ocupava um lugar tímido com um auditório e espaço pequeno com o jogos… hoje ele já ocupa um espaço considerável,  trazendo uma  grande variedade de estúdios brasileiros.

Os jogos vêm do mundo inteiro, é muito legal ver o quanto ainda podemos explorar em jogabilidade, seja no modo clássico ou com a área de VR (sim, indie game em realidade virtual está bombando), temos desde de jogos conceituais que exploram a mente com puzzles, até os clássicos em 8bits reimaginados com contextos diferentes, ficamos o dia todo jogando e não conseguimos terminar todos.

jogos_bigFestivalVR_BIGFestival

Uma das novidades desse ano, foi a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ), trazendo empresas e Ventures Capital interessadas em conhecer desenvolvedores e estúdios de games, principalmente os investidores chineses, que têm maior capital. Além de palestras mostrando o mercado e estratégia de negócios, dá pra ver que existe não apenas um incentivo, mas o Brasil está se destacando com os seus indies games… no futuro podemos torcer para que um grande estúdio 100% Brasil apareça.

BigFestival acontece de 23/06 até 01/07 no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade), ao lado do metrô vergueiro.

Para mais informações acesse o site:

https://principal.bigfestival.com.br/

Nerd: Richard Brochini

Richard Brochini, 31 anos, trabalha há 13 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Cientista maluco, dronemaker e gamer :D Para entrar em contato: http://richard.brochini.com/

Share This Post On