Axis Game Day | Eu estive lá!

Caraca, já é 12:00!!

E foi assim que comecei o dia. Saí de casa tão rápido que nem conseguir sentir direito o cheiro do macarrão que o meu pai tinha feito. Peguei o meu Game Boy Color e sai correndo para o metrô. O tempo todo eu olhava para o relógio pensando o quanto eu já tinha perdido do evento, não queria perder mais nenhum segundo daquele Sábado!

Chegando na Estação Brigadeiro fiquei perdido por uns 10 minutos procurando o número errado do prédio (risos). Logo na recepção uma japonesa gatinha com uma camisa do evento me recebeu com um sorriso simpático.

– Você é o Alvaro?

Descobri que estava no lugar certo e logo fui acompanhado até o segundo andar, assim que entrei me deparei com esta incrível placa da Axis:

Axis_Board

Ao meu lado esquerdo tinha uma turma tendo aula de Photoshop. Dava para perceber que a aula estava interessante mesmo, a galera nem ligava para o moço de quase dois metros tirando fotos deles do lado de fora:

Axis_Classroom

Logo à frente tinha uma sala fechada por vidros, mesmo o palestrante usando o microfone eu não ouvia nem um ruído sequer  na parte de fora. Como eu sabia que estava atrasado, logo me acomodei ali mesmo.

Axis_Room2 Axis_Room

 

Por um momento acabei virando aluno do professor Fábio que nos ensinou o básico de todos os programas que eles utilizam na escola e o nível que iríamos chegar ao final dos cursos (muito loco :o).

Axis_Mod2 Axis_Mod

E os gigantes do conhecimento em  Mercado de Games apareceram um a um, sentando cada um em uma cadeira ao lado na frente da sala apertada e o ar-condicionado geladérrimo!

Axis_TeamBoard

 

As palestras, apresentações, debates e Q&A foram tão empolgantes que futuros alunos e pais se enturmaram de uma maneira que aquilo nem parecia mais algo “sério”, foi literalmente uma conversa entre amigos fazendo com que todos se sentissem em casa.

Resumo de algumas partes das discussões e palestras:

  1. Falamos sobre o realismo nos jogos e concluímos que os Old Players utilizam desta tecnologia como um caminho para futuros projetos, enquanto New Players abusam achando que isto em si é o futuro dos games.
  2. Em um momento de nossa conversa acabei ouvindo: “Só temos esta tecnologia pois a criançada quer se matar Online” — Em relação ao realismo.
  3. Referências, singularidade e limitações foram as três palavras mais bem ditas pelos nossos palestrantes, utilizando-as como exemplo para futuros produtores de games.
  4. Comentários sobre a utilização das novas ferramentas para ter um portfólio bonito para impressionar na hora da entrevista com alguma produtora de games, fez nossos representantes dos estúdios do  Garage 227 e Odin Studio falarem o segredo do caminho para uma contratação na área dos games.
  5. Dificilmente vejo alguém falando sobre a importância do som na hora de se criar um Game, Thiago Adamo da PXLDj Sound Works  mostrou o quanto seu trabalho é importante e divertido.
  6. O Marcos Gonçalves veio com uma notícia triste/feliz, em um dos seus comentários disse que o governo até tenta ajudar em algo, porém a burocracia é muita e deixa tudo muito lerdo. A notícia boa é que ele está lutando com unhas e dentes para conseguir colocar uma área para desenvolvedores Brasileiros na Comic Con. — Ele afirmou que na X5XMA não haverá participação do mesmo.
  7. Guilhes da QUByte dando força nas nossas pautas e mostrando o seu lindo jogo HTR+.
  8. Jay Santos defendendo o uso da Unity3D como base para a criação de novos jogos. (E o Ed Marks fazendo várias piadas defendendo a Unreal Engine)
  9. Falamos sobre o que é jogo Indie, o que seria esta palavra Indie e o quanto as empresas abusam desta palavra para se destacar no meio das vendas. O mais engraçado é que poucos sabem, mas Indie significa Jogo Independente, onde não existem outras empresas que financiam alguma hora no meio da criação do game. (que é bem difícil)
  10. E o grande Fabrício que foi lá para dar a palavra da Microsoft, engraçado é que o cargo dele é colocado como Evangelista da Microsoft por conta dele tentar “converter” as pessoas para o lado (escuro, rs) dos games.

Axis_Team

Em geral, a palestra foi rica de assuntos e as dúvidas foram muito mais que respondidas, foram revistas e polidas para que todos chegassem a uma conclusão. Necessitamos de mais palestras desta maneira! Sério! Pessoas que não tinham noção alguma de como é o mercado de games saíram de lá com o sorriso entre as bocas por terem recebido tanta informação em uma tarde de um sábado.

Convido TODOS para que compareçam a estes tipos de eventos, o nível de enriquecimento de mercado é simplesmente Incrível!

Axis_Draws

Agradeço a Axis e Gnomom pelo convite e todos os palestrantes que estavam no evento, por disponibilizarem o espaço e o tempo de todos para falarmos sobre o futuro dos nossos “Joguinhos”.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On