As novas e incríveis descobertas em O Mundo de Gelo e Fogo

Sinopse: Se o passado é prólogo, então a obra-prima de George R. R. Martin – a mais criativa e divertida saga de fantasia épica do nosso tempo – exigia uma bela introdução. E, finalmente, ela chegou.

trono de ferro

Não é segredo para ninguém a imensa capacidade de George R. R. Martin na criação e desenvolvimento, não apenas de seus personagens, mas do mundo em que as Crônicas de Gelo e Fogo são ambientadas. Não é incomum para quem leu as obras do autor se deparar com termos como Os Primeiros Homens, Filhos da Floresta e Ândalos enquanto percorre a longa e prazerosa jornada de seus livros. Mas foi só ao tocar O Mundo de Gelo e Fogo que realmente me dei conta de quão genial e assustadora é a mente criativa do norte-americano. A enciclopédia é a obra definitiva sobre os principais acontecimentos de Westeros antes do início de A Guerra dos Tronos.

Estruturado para ser um presente escrito em Westeros, o livro é assinado por Meistre Yandel, seguindo as características dos livros de Martin (novamente lemos um ponto de vista de um personagem ao invés da oniciencia de um autor), com o objetivo de presentear o atual dono do Trono de Ferro, Tommen Baratheon e instruí-lo sobre a história de seu reino, algo que todo bom comandante deve saber.

Portanto, o ritmo da leitura é um pouco lento, como todo livro didático e escrito com pequenas letras e textos separados em duas colunas, o que, apesar de lento, não tira a magia do item que se tem em mâos. Toda leitura pesada é altamente recompensada com informações maravilhosas e ilustrações magnificas, que envolvem desde quadros retratando as principais batalhas dos sete reinos, passando pelas principais cidades conhecidas através do livro e chegando até em quadros / retratos de personagens históricos da mente de George R. R. Martin.

outros

O Mundo de Gelo e Fogo é dividido em sete capítulos: HIstória Antiga, O Reinado dos Dragões, Os Reis Targaryen, A Queda dos Dragões, O Reino Glorioso, Os Sete Reinos e Além do Reino do Por do Sol; além de disponibilizar as arvores genealógicas completas dos Targaryens, Starks e Lannisters.

Ter o livro nas mãos me fez sentir como uma criança com um brinquedo novo, recém tirado da caixa, que está pronto para me enviar a uma jornada por um mundo que, até então, parecia dominado pelo meu conhecimento. Tudo o que um fã de As Crônicas de Gelo e Fogo gostaria de saber, a obra explica. O leitor tem curiosidade sobre a ascensão dos Targaryens nos sete reinos, Yandel escancara TODO o período de dominação dos dragões, o leitor tem dúvidas sobre quem foram os primeiros homens e os Ândalos, o meistre lhe descreve com perícia, quem foram e quais eram seus objetivos. Tudo nesse brinquedo é uma novidade, nada é dispensável.

George R. R. Martin afirmou que sua obra será encerrada no sétimo livro, mas na minha concepção, O Mundo de Gelo e Fogo merece um lugar em sua numeração, sendo definitivamente o oitavo livro da saga. A obra com mais de 170 imagens, é indispensável para os fãs de lobos, lulas gigantes, veados, leões e dragões.

Nota-do-crítico-5

Nerd: Rafael Teodoro

Leitor sem restrições e jogador de final de semana, busco conhecimento, mas nem toda sabedoria me procura. Não me defino por rótulos, pois não entendo o que eles significam. Me considero, apenas, um apreciador da cultura geek.

Share This Post On