As Aventuras de Poliana promete alternativa à TV e ao cenário atual

No último dia 8 de maio, o SBT realizou, em sua sede, uma coletiva de imprensa para promover sua nova novela, As Aventuras de Poliana, que segue na linha que a emissora vem fazendo com muito sucesso no investimento em novelas focadas para o público mais jovem e conversando com as novas mídias.
Poli4Desde Carrossel, em 2012, a emissora segue esse padrão, passando por Chiquititas, Cúmplices de um Resgate, Carinha de Anjo e, agora, As Aventuras de Poliana.

No evento, a autora Iris Abravanel, o diretor-geral Reynaldo Boury e a protagonista, Sophia Valverde, falaram da importância da novela para os dias de hoje e de como ela pode atingir a todos, independentemente da idade: “todos somos importantes e as pessoas precisam de empatia”, disse a autora, durante a coletiva.

A novela é uma livre adaptação do clássico da literatura Pollyanna, de Eleanor H. Porter, que conta a história de Poliana (Valverde), que vive no Nordeste Brasileiro com os pais, dois artistas de teatro, ele é ator e diretor e ela é atriz.

O casal vive em dificuldades financeiras, mas para não desanimarem ensinam à Poliana a brincadeira do Jogo do Contente, que consiste em enxergar o lado bom de tudo, principalmente nas situações desagradáveis.Poli5
Mas ocorre um acaso e Poliana vai morar em São Paulo na casa da tia, uma mulher amargurada, a protagonista percebe que precisa praticar o Jogo do Contente o mais depressa possível.

As Aventuras de Poliana promete atingir a tudo e a todos, já que sua trama vai abordar assuntos impactantes, como o êxodo rural, dificuldades financeiras, xenofobia, racismo, representatividade feminina e da importância dos sonhos, mas sempre com alguma mensagem positiva e de esperança.
Poli2

Tempo a novela terá, já que foram encomendados 400 capítulos e a promessa é que dure cerca de 2 anos, assim como a sua anterior, Carinha de Anjo. Dá para explorar vários núcleos, personagens, pontos de vista, regiões e atingir a geração que está cada vez mais conectada. Justamente por isso os envolvidos com a novela prometem engajamento em mídias como as redes sociais, youtube e aplicativos para celular.

Sem contar o alcance de seu já conhecido elenco, como a própria Sophia no papel principal, Milena Toscano como Luísa, tia da Poliana, Dalton Vigh como um homem de segundas intenções, João, vivido por Igor Jansen, que também nasceu no Nordeste, mas vem para São Paulo seguir seu sonho e promete roubar a cena na novela, além da Larissa Manoela, esta última que, apesar de toda a fama e reconhecimento, não será a protagonista por razões de tempo e outros projetos.

Ainda é cedo para dizer se As Aventuras de Poliana será um sucesso como as tramas anteriores. No que depender do engajamento dos envolvidos e expectativa, sim. Mesmo antes de a novela começar, o canal do youtube oficial já apresentava mais de 60 mil inscritos.
E o que explica o sucesso das novelas da emissora? Carisma do elenco? Sucesso nas redes sociais? Inspiração nas sitcons norte-americanas ou alternativa?Poli3

Muito se diz sobre as novelas e do exemplo que elas costumam dar. E agora surge uma trama que promete ser inspiradora. Utopia ou otimismo? Julgue por si mesmo, mas nada como uma mensagem de motivação e ver que o mundo ainda tem jeito.

 

Nerd: Raphael Brito

Share This Post On