Anima Forum

Ocorreu na semana passada, um evento paralelo à Anima Mundi, o Anima Forum. Para quem não sabe, o Anima Mundi é o Festival Internacional de Animação do Brasil, acontece todos os anos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 25 anos, já exibiu mais de 9 mil filmes de 70 países diferentes para um público de 1.2 milhões de pessoas.

Jpeg

O Anima Forum é um ponto de encontro entre profissionais do ramo de animação, tanto brasileiros quanto estrangeiros, com o intuito de agregar conhecimentos, experiências, oportunidades, aprimorar e desenvolver a animação brasileira.

O evento ocorre já há 12 anos, tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto na cidade de São Paulo. Animadores, produtores e os demais envolvidos e interessados no ramo da animação comparecem para refletir, discutir, expor, avaliar, suas idéias, experiências, competências e possibilidades do setor de animação no Brasil. Jpeg

O evento foi programado no decorrer de três dias, contendo uma Masterclass cada dia, além de palestras e mesas redondas. Cada Masterclass apresenta um grande animador do Brasil ou estrangeiro compartilhando suas histórias e experiências no universo da animação. Neste ano, tivemos: Robert Feng de Game of Thrones falando sobre o Desenvolvimento Criativo da Abertura da Série; Robert Valley falando Dos quadrinhos à animação (indicado ao Oscar pelo filme Pear Cider and Cigarettes) e Walter Tournier: Contra Ventos e Marés – Produzindo stopmotion com baixo orçamento.

JpegPalestras e mesas redondas bem interessantes, como mecanismos de financiamento à animação, onde explorou-se as opções de como e onde buscar financiamento e patrocínio para a produção de animações: foi excelente para os que estão atrás de patrocínio e financiamentos, mas não sabiam onde e como achá-los, foram bem explicados! Palestra sobre o longa-metragem Tito e os Pássaros, contando com integrantes da equipe de produção, mostrando o processo criativo, dificuldades e outros elementos do desenvolvimento do longa, foi muito legal ver como se originou e como se desenvolveu, com as mais diversas análises e problemas no caminho. Palestra sobre Criação e Produção de Trilha Sonora para Longa-metragem e séries de Animação, papo bem instrutivo de como criar e organizar trilhas sonoras. Mesa Redonda sobre Atravessando a fronteira – Animação e Games que achei fascinante, pois nela pude ver um pouco do cenário nacional e foi discutido como, quando e por quais motivos tentar migrar de plataforma, seja de uma animação para um jogo dela ou vice-versa, em editais e outras maneiras e incentivos. Quando pode ser um momento propício para migrar e quais oportunidades que se tem para realizar essa mudança, papo muito legal com quem já realizou isso e teve casos de sucesso, como por exemplo com a série O Irmão de Jorel! Teve até uma Palestra sobre o Tratado Brasil-Inglaterra: oportunidades para a animação brasileira, onde explicou-se como funciona tratados entre os países para a produção e co-produção e comercialização de séries e longas de animação entre dois ou até três países; regras, restrições e limitações dos tratados e oportunidades no mercado da Inglaterra para a animação. Foi bem instrutivo para os que procuram parcerias internacionais.

Para aqueles que estão aspirando entrar no ramo de animação ou os que ingressaram e querem aprimorar ou achar novas oportunidades, este é uma excelente oportunidade!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On