Análise de Visões do Passado

O filme Visões do Passado (Backtrack), que estréia dia 17 deste mês, tem como diretor e roteirista  Michael Petroni. Conta em seu elenco com nomes como Adrien Brody, Sam Neill, Robin McLeavy, Chloe Bayliss, Jenni Baird, George Shevtsov, Malcolm Kennard, Emma O’Farrel. Trazido ao Brasil pela Playarte e com músicas de Dale Cornelius.

Visões do passado 05Neste suspense, o psicólogo Peter Bower (Adrien Brody) atende seus pacientes em seu consultório até que um dia uma garota misteriosa aparece na porta da sua sala e não fala, mas mostra sua identidade como Elizabeth Valentine (Chloe Bayliss). Do nada, deixa uma mensagem contendo números e simplesmente some, desaparece. Peter fica confuso e intrigado com isso.

Visões do passado 04Ao mesmo tempo, Peter e sua mulher, Carol Bower (Jenni Baird) ficam muito fragilizados, pois ainda não conseguiram superar totalmente a perda da filha adolescente, Evie (Emma O’Farrel). Após o incidente com Elizabeth, Peter se encontra com seu amigo Duncan Stewart (Sam Neill) para conversar, e este o faz se confrontar com a perda da filha, fazendo-o falar sobre o ocorrido.

Porém, mais uma vez, a garota Elizabeth aparece em seu consultório e desta vez tenta mostrar algo pela janela. Em seguida parece sufocar-se e desmaia. Peter tenta ajudá-la e a coloca no sofá. Ao se virar, ela desaparece no ar, deixando apenas uma boneca. Depois disso, ele começa a ver seus pacientes com mais frequência em vários lugares. Intrigado, ele resolve pesquisar sobre ela e descobre o que liga ela e todos os seus pacientes.

Visões do passado 02Impressionado com a descoberta, ele vai falar com seu amigo Duncan e se dá conta do que deve estar acontecendo: eles querem lhe dizer algo sobre seu passado, algo que Peter enterrou nas suas memórias. Assim, resolve partir em busca de resgatar tais lembranças, regressando para a cidade de sua infância.

O filme tem um tom de suspense, apesar de ter alguns momentos de susto com cenas de fantasmas. Contudo, o interessante são as reviravoltas e a progressiva descoberta de informações relevantes. Aos poucos, ele vai se recordando do que ocorreu,  e do que o fez querer esquecer .

Visões do passado 07Atormentado pela garota e pelos pacientes, resolve colocar um fim a uma história do passado, confessando um crime. Mas antes ele encontra seu amigo de infância, Barry, em um bar e e conta o que planeja fazer.

Deste ponto em diante, muitas coisas acontecem e reviravoltas mostram que nossa memória é falha e pode pregar peças em nossa mente. Até que ponto podemos confiar em nossas memórias e lembranças?

Nota-do-crítico-4

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On