Analisando Penny Dreadful

E não param de aparecer novos seriados pra tirar nossa atenção quando estamos ocupados nos divertir nos tempos vagos. Vão desde os batidíssimos seriados médicos até os misticos e épicos a la Game of Thrones. No meio desse mix, surgiu uma série que prendeu minha atenção por misturar tudo que a gente já viu num caldeirão bem diferente. Penny Dreadful é daquelas misturas esquisitas que a meu ver tem dado certo.

A série se passa na fértil Londres do século 19. Eu digo fértil porque nesse período muitos mitos rodeavam a cidade, inclusive muitos dos livros interessantes que lemos hoje baseiam-se nesta época londrina. Nessa cidade existem fatos como assassinatos, desaparecimentos misteriosos que só poucos conseguem ver do que realmente se trata. É aí entra o grupo do seriado. Somos apresentados a Malcon Murray, que está em busca de sua filha desaparecida, Mina Harker. Pra quem não sabe, Mina é um dos personagens principais do conto Dracula de Bram Stoker. Por aí já da pra imaginar qual é o clima da série, né?

penny-head

Tudo junto e misturado

O plot do Dracula é apenas um dos muitos que se apresentam durante o seriado. Em meio aos conhecidos, temos contato com Victor Frankenstein, Doutor Van Helsing, Dorian Gray, além de diversos vampiros, personagens da cultura egípcia e africanademônios e o Lobisomem, que não podia faltar. É como se fosse a Liga Extradicionaria, só que bem mais sombria e sem um submarino.

Mas definitivamente quem rouba a cena em todos os momentos é a Senhorita Vanessa Ives. Ela acompanha Malcon na busca por Mina, que é sua amiga de infância. Com o decorrer da série percebe-se que ela é muito mais do que aparenta ser, apesar de que ainda não dá pra decifrar o que realmente essa mulher é. É como se ela fosse uma espécie de Fênix presa dentro de uma Jean Gray. Tudo isso é maravilhosamente interpretado por Eva Green, que depois de ver sua atuação nessa série, acho que já ganhou o Emmy do próximo ano. Aplaudo de pé, as cenas de possessão que ela participa são totalmente de tirar o folego!

Episode 102

Eva Green sensualizando

Destaque para os atores Timothy Dalton (conhecido por ter sido um dos agentes 007), que interpreta Malcon, e para Josh Harnet que interpreta Ethan Chandler, um americano em fuga atormentado. Aliás, a maioria dos personagens estão muito bem construídos, parece que todos tem um código secreto que naturalmente vai sendo decifrado pelos expectadores. Minha única ressalva é o monstro de Frankenstein, que apesar de muito inteligente, é bem chatinho com aquele “mi mi mi” adolescente incompreendido (e porque ele mata dois personagens que eu gostava muito).

A primeira temporada foi curta, com apenas 8 episódios que deixam algumas coisas explicadas e muitas outras inacabadas, com ótimos ganchos que me deixaram muito curioso para a próxima temporada que estréia só em 2015. Aqui no Brasil a serie é exibida na HBO, a season finale rolou domingo dia 02/08, mas na imensidão da internet você encontra (como se você não soubesse disso, né?)

penny_2

Vem 2015 !

Pra quem curte mistério, uma pitada de bizarrices, uma colher de Londres vitoriana e muitos personagens interessantes, recomendo muito Penny Dreadful. Estou aqui aguardando ansiosamente para 2015 e sua leva de temporadas pra acabar com minha produtividade.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On