Aliados | Crítica

O filme Aliados é dirigido por Robert Zemeckis e com roteiro de Steven Knight. Em seu elenco temos Brad Pitt (Max Vatan), Marion Cotillard (Marianne Beauséjour), Camille Cottin (Monique), Vincent Latorre (Vincent), August Diehl (Hobar), Jared Harris (Frank Heslop), Lizzy Caplan (Bridget Vatan), Charlotte Hope (Louise), Celeste Dodwell (Scarlet), Matthew Goode (Guy Sangster).

Aliados 03O filme se passa no período da Segunda Guerra Mundial, começando em 1942. O oficial da inteligência canadense Max Vatan é enviado para a África do Norte para se encontrar com Marianne Beauséjour, uma mulher integrante da resistência francesa. Juntos, eles tem como missão assassinar um embaixador alemão que está na cidade de Casablanca. E para se misturarem sem levantar suspeitas, se passam por um casal, tendo que conviver juntos por um tempo.

O interessante desta parte do filme, é o foco nas articulações políticas e na missão de infiltração. Todo o processo de convencimento que precisam executar para ter acesso ao local onde o embaixador aparecerá.

Aliados 05Como precisam ficar juntos o tempo todo, acabam por se conhecer melhor e eventualmente se interessar um pelo outro. Ao sobreviverem e concluírem a missão, Max propõe que Marianne volte com ele para o Canadá e se casem. Com isso, formam uma família. E é à partir deste ponto que a verdadeira intriga do filme começa.

Aliados 02Passa-se um tempo e eles têm uma filha (Anna), que ainda é muito pequena. Vivem muito bem e felizes dessa forma. Mas quando Max é convocado de volta pelo seu superior, é designada uma missão à ele: descobrir se a sua esposa é uma espião alemã ou não, pois há indícios e provas que a apontam como espiã. Indignado e revoltado com as acusações, lhe é dado um ultimato para acatar e seguir a missão, ou ambos podem acabar mortos como traidores. Com isso, ele corre contra o tempo para tentar descobrir a verdade e provar que sua mulher é inocente.

Aliados 06Um dos aspectos bem trabalhados é em torno dos gestos, ações e falas de Marianne que se tornam dúbias, fazendo com que Max fique cada vez mais preocupado e desesperado para provar que ela não é uma espiã. Mas o agravante é que ele precisa fazer tudo isso sem que ela saiba. E para isso, deve fingir que está tudo bem e agir amorosamente, e isto é o mais difícil para ele.

O que fazer e como agir quando há a suspeita de que a pessoa que você ama mentiu desde que se conheceram e que não pode deixar com que suspeite de nada? A tensão e suspense se tornam maiores a cada instante e cada acontecimento do filme. A trama consegue passar muito bem esta sensação de medo e desespero perante tal situação. Além da confusão e estado caóticos desencadeados pela situação.

Aliados 07O filme é muito mais drama e tensão, apesar de ter algumas partes de ação e ter o elemento de romance. Surpreendeu com a abordagem sobre a paranoia e medo que aflorou sobre a guerra e com espiões infiltrados. Em questão de ambientação com visual e músicas, gostei bastante. Achei adequadas e interessantes, não tendo nenhum momento em que as músicas quebrassem o clima ou parecessem destoantes.

Então para aqueles que gostam de filmes de guerra, espionagem e intrigas, este filme é um prato cheio e que vale à pena! Recomendo assistir e são duas horas de bastante entretenimento, então chame os amigos, conhecidos, parceiros, família e tenham uma boa sessão!

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On