A revolta do CitizenFour

Sobre o Oscar…

Não sou nenhum cinéfilo de plantão daqueles que decora nome dos atores, diretores, mães dos câmeras e por aí a fora. Mas tenho meu gosto por cinema e especialmente por documentários.

No dia 22 de Fevereiro vimos o Oscar 2015, e sem dúvida uma festa muito bonita como sempre, piadas vazias, meio que “esperadas” e claro a tradução ridícula que o Brasil ainda insiste em fazer.

Quero de antemão parabenizar todos os vencedores, tenho certeza que foram usados os melhores critérios para definir os ganhadores. Sem dúvida, todos se esforçaram muito para conseguir o prêmio máximo da sétima arte; e conseguiram.

Entretanto gostaria de registrar aqui minha insatisfação e incompreensão quanto ao resultado da categoria documentários. Vou explicar por que…

Os concorrentes a essa categoria eram:

CitizenFour (vencedor)
Finding Vivian Maier
Last Days in Vietnam
The Salt of the Earth
Virunga

Primeiro pensamento que vem a cabeça de qualquer um é: nossa que legal ! Um filme brasileiro está concorrendo, tomara que ganhe !

Normal, eu também pensei assim (e penso na maioria das vezes). O filme brasileiro que estava concorrendo é bom, muito bom, mas não pra tanto assim.

Depois temos o Finding Vivian Maier, que além de ser um documentário sensacional, foi feito com dinheiro de campanha do KickStarter. Bom por si só esse documentário já merecia vários prêmios, inclusive um Oscar.

Last Days in Vietnam conta uma história linda sobre como conseguiram salvar 135,000 mil vidas na guerra do Vietnam, uma das mais marcantes na história americana. Sem dúvida um excelente filme, selecionado também no Sundance Festival, mas ainda sim um documentário histórico, aquele tipo que você assiste e pensa: “Nossa como FOMOS ignorantes“, e vai dormir acreditando que aquilo é passado e não acontece mais.

CitizenFour, o vencedor. Conta a história do Edward Snowden e sua mania de perseguição. Na verdade tudo que ele disse até hoje não é novidade nenhuma, ele só deu nome aos bois, e trouxe algumas provas de quem está fazendo o que. Qualquer pessoa que leia os termos do Google ou Facebook antes de criar sua conta, vai perceber que ele não está falando nada demais.

E claro que deixei pro final o qual eu sinceramente acredito que deveria ser o ganhador.

Virunga é uma produção da Netflix, sendo assim está disponível pra você que tem uma conta, então deixe de pirataria ok ?

Voltando ao filme, se você assistiu, com certeza o seu sentimento ao final foi igual ao meu: “Nossa como AINDA somos ignorantes“. Impossível não se compadecer com o problema do parque, que foi vendido pelo governo para a SOCO explorar petróleo, justamente numa área onde moram alguns “macaquinhos” ameaçados de extinção. Poxa fala sério, estamos mudando nossos hábitos constantemente em prol de um mundo melhor, por qual motivo ?

Desnecessário mencionar a importância do prêmio para este documentário uma vez que pessoas ESTÃO sendo mortas em conflito com o M23, e que o exercito Congolense simplesmente fugiu para não ser dizimado.

Também é desnecessário mencionar o interesse de uma empresa privada em explorar uma área de preservação ambiental, que jamais poderia ter sido vendida.

Outro fator menos importante ainda é que o parque é a fonte de renda daquela cidade, e o turismo é o único responsável por movimentar a economia local.

Tá, tá bom, estou sendo chato demais, eu sei. Mas pior que eu foi o discurso do recebimento do Oscar do CitizenFour foi bem coxinha.

blablabla democracia … blablabla privacidade … blablabla dedo duros …

Ahhh fala sério vai. Lá vai a “Academia” olhando para seus compatriotas americanos e querendo causar com discursos políticos fora de contexto. Rei na barriga. Novamente o interesse americano foi sobreposto ao interesse da humanidade e da continuidade da espécie humana neste planeta.

Minha única duvida é, será que Virunga não ganhou por que Leonardo DiCaprio era um dos produtores executivo do documentário ? #suspense.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On