A Autópsia: Segredos de um Corpo

O filme A Autópsia trata-se de um filme de horror, suspense e mistério, dirigido por André Øvredal. No elenco temos nomes como Brian Cox (Tommy)Emile Hirsch (Austin)Ophelia Lovibond (Emma)Michael McElhatton (Sheriff Burke)Olwen Catherine Kelly (Jane Doe).

Temos aqui um filme sobre a autópsia do corpo de uma jovem desconhecida que foi encontrada enterrada no porão da casa de um casal. As circunstâncias da morte são muito peculiares e tinha-se esperança de que tal procedimento revelaria as respostas necessárias.

A Autópsia 03Quando o corpo (referenciado como sendo de Jane Doe) é levado para Tommy e seu filho Austin realizarem a autópsia, na esperança de identificá-lo, assim como a causa da morte, ao invés de respostas, deparam-se com mais perguntas. Isso, porque aquilo que encontraram, não podem ser pistas, apenas muitas peças do mistério.

Ferimentos impossíveis, falta de sinais de ataque ou cicatrizes, e outras coisas que fazem pai e filho ficarem perplexos. Acontecimentos que se tornam, com o decorrer do procedimento, cada vez mais estranhos e levam os mesmos a se preocupar.

O que fazer quando não se acha explicações plausíveis para o que se vê?

Como acreditar em algo biologicamente impossível de acontecer, mas que está diante de seus olhos?

Até que ponto uma pessoa se recusa a acreditar no inexplicável e nos mitos?

A Autópsia 01Aqui temos um caso em que evidência, após evidência não se consegue ter uma explicação lógica para a existência  das coisas bizarras que estão à acontecer nos arredores do corpo e no necrotério. Isso faz com que o clima fique gradativamente mais pesado e tenso. O interessante é que alguns detalhes que normalmente passam desapercebidos, aqui notamos eles claramente e nos fazem  ter aquele calafrio e ficar apreensivos com o que irá acontecer em seguida. Como por exemplo, mudança repentina no rádio, chuva, falha nas luzes, barulhos, etc.

A Autópsia 06O filme consegue colocar um clima de suspense e mistério junto com o horror, sem forçar muito nisso, nem apelar para sustos (Jump Scare é o termo em inglês). Aqui a tensão é construída aos poucos e é cada vez maior , o que é um ponto positivo para o filme. Ele consegue trabalhar bem o contexto e envolvimento de seus diferentes elementos.

Achei de acordo os papéis, tanto do pai, quanto do filho e ambas as interpretações. Um legista que só acredita no que vê e foca no que tem em mãos. Não no que há por trás. E um jovem que se vê atrelado ao pai pelo trabalho, mas que quer algo diferente para si e que tem uma mente bem mais aberta.

A Autópsia 05Apesar de não ter muitos efeitos especiais, os que tem ficaram bons até, e isso não tira o crédito do filme nem faz com que seja pior. Pelo contrário, ele conseguiu transmitir o que queria sem precisar de muitos efeitos visuais, e isso vejo como um ponto positivo em filmes de horror / suspense / mistério.

Por fim, para aqueles que gostam do estilo de filme, vale à pela assistir! Só não aconselho para aquelas pessoas que evitam filmes de horror, suspense e que não gostam de filmes com muita tensão e coisas sobrenaturais / sombrias ou mortos.

Nota-do-crítico-4

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On